Guia Manutenção e Upgrades em Dell Latitude CPT-S600 (disassemble)

FastBoy

Power Member
Boas


Decidi fazer este pequeno guia explicativo das tarefas mais comuns que alguém pode um dia vir a fazer no seu portátil.


warning_trans_64.png



As tarefas aqui descritas são:
- Upgrade de memória (ou substituição de memória *) -> fácil, risco baixo
- Upgrade da drive óptica ( *) -> fácil, risco baixo
- Upgrade de Disco ( *) -> fácil, risco baixo
- Limpeza do cooler e substituição da pasta térmica -> fácil, risco médio
- Clear CMOS por hardware -> fácil, risco médio

Descrição do modelo

Deel Latitude CPT-S600

13' 1024*768
Celeron 600Mhz (32+256kb cache)
256MB SDR PC100
ATi Rage 4MB
HDD fujitsu 10GB (upgrade para HDD 40GB)
CDRom 24x removivel
modem 56k
USB 1.1

Esta maquina não tem placa de rede, wifi ou slot minipci, o que é uma grande limitação.

A maquina:
pict1177b.jpg
Upgrade de memória

A memória a escolher deverá ser SDRam PC100 ou PC133. Atenção que este CPU tem FSB de 100Mhz, pelo que SDRam PC66 não irá funcionar.


Ao voltar a maquina ao contrario, deparamos-nos com uma única tampa metálica (contrasta bem com o resto da maquina que é de plástico). Não existe qualquer parafuso, basta usar uma chave de fendas na ranhura assinalada:
pict1178m.jpg


Temos então acesso as memórias.
Para remover uma memória, basta fazer um pouco de pressão nos dois suportes no sentido indicado pelas setas:
pict1179h.jpg


Sem a acção dos suportes, a memória muda para a posição que se vê na próxima foto. Para remover a memória antiga, basta puxar no sentido indicado pela seta vermelha. Para colocar o novo módulo, deve-se introduzir no slot como indicado pela 1ª seta laranja, empurrando depois o módulo contra os suportes (2ª seta laranja).
pict1180.jpg


Por fim, basta voltar a colocar a tampa metálica que cobre o compartimento da memória.
Upgrade da drive óptica

A drive óptica desta maquina reside num compartimento removível da maquina. A drive pode ser removida no SO (como se de uma pen se tratasse) e substituída por uma drive de disquetes (que não tenho) ou por uma segunda bateria (que também não tenho). A minha maquina vem com um CDRom 24x, a Dell vende unidades de DVD e Combo para esta maquina, mas a um preço elevado.
No entanto, não é necessário pagar este preço, já que o compartimento usado para alojar a drive de CDs existente, pode ser usado para alojar por exemplo um gravador de DVD (algo que já usei).

Nota: Devem ser escolhidas drives ópticas PATA, podendo a maquina levar qualquer tipo de unidade (limitação ATA33 que é suficiente para qualquer gravador de DVD).

Comecemos então por retirar a drive do portátil, volta-la ao contrario e remover estes 3 parafusos:
pict1188t.jpg


Rodando a unidade, temos aqui outros 3 parafusos para remover. Vamos ainda fazer deslizar a parte plastica que contem as letras, a mesma solta-se depois de deslizar ~4/5mm:
pict1189v.jpg


Por fim, mais este dois (que estão um pouco mais escondidos):
pict1190.jpg


A drive está agora solta e é só remover a parte metálica e plástica da sua caixa.
O conector pode agora ser retirado. É ainda necessário abrir a drive, para isso, basta abrir um clipe e introduzi-lo no buraco que a frontal da drive tem (como mostra na imagem).
Adicionalmente, marquei 4 pontos na frontal da drive que serão importantes no próximo passo.
pict1192.jpg


Os pontos marcados na imagem anterior são os suportes do encaixe da frontal da drive. Para que a nova drive se encaixe na perfeição na caixa, é necessário remover a frontal e aplica-la a nova drive. Para isso, estes 4 encaixes têm de ser pressionados com uma pequena chave de fendas:
pict1193n.jpg


Uma vez tudo desmontado, a montagem é igual à desmontagem mas no sentido inverso.
Upgrade de disco

Nesta maquina, deverá ser escolhido um disco IDE. Não há limitação de velocidade (podem meter discos ATA100, no entanto, a velocidade ficará limitada a ATA66.

Para começar, localizem esta gaveta no lado esquerdo do portátil e removam o parafuso assinalado:
pict1181h.jpg


De seguida, puxem o plástico para baixo como mostra a foto. A gaveta tem uma saliência para o efeito. Uma vez isto feito, temos o aspecto da foto.
pict1182h.jpg


Agora é só puxar a gaveta pela parte que ficou saída na base do portátil.
pict1183l.jpg


Para libertar o disco da gaveta, terão de remover estes parafusos (6 no total):
pict1185p.jpg


Por fim, basta remover o conector do disco e coloca-lo no novo. É só puxar e colocar. A recolocação do disco é exactamente igual ao processo de desmontagem mas por ordem inversa.
pict1187.jpg
 
Última edição:
warning_trans_64.png



Vamos agora continuar com a parte de manutenção da maquina.

Limpeza do cooler e colocação de pasta térmica

Nesta maquina, os riscos de usar pasta térmica condutora (eléctrica) são reduzidos devido à dimensão do CPU. No entanto, como acidentes podem sempre acontecer, recomendo sempre pasta térmica não condutora. Se a pasta térmica for baseada numa substancia condutora, certifiquem-se que é ionizada.

Para começar o processo, vamos ter de desmontar o teclado. Para isso, vamos remover os parafusos assinalados.
Uma vez removidos os parafusos, o teclado fica solto. Vamos levanta-lo com cuidado (porque ainda tem os cabos ligados à board) e deita-lo sobre o touch pad.
pict1194f.jpg


Vamos então libertar os cabos.
Para libertar o cabo mais pequeno, é preciso mover a peça preta do conector na direcção assinalada pelas setas (esta peça move-se apenas 1~2mm, nunca ficando solta). Após movida a peça, pudemos puxar o cabo.
No caso do cabo maior (o do teclado em si), a parte preta do conector acompanha o cabo (não sendo necessário mover qualquer peça). O movimento deve ser feito para cima (como demonstrado pelas setas) e nunca se deve puxar pelo cabo, mas sim, pelos cantos da parte preta na extremidade do mesmo:
pict1195.jpg


Será agora visível do lado direito, o CPU e respectivo cooler. A verde, está assinalado o air flow. Toda a sujidade que fica alojada no cooler, fica na zona marcada a laranja. Não é por isso necessário desmontar o cooler em si, bastando desobstruir esta zona.
Para colocar pasta térmica, terão de remover os parafusos marcados a vermelho. Uma vez isto feito, a protecção metálica pode ser removida.
pict1196b.jpg


Por fim, basta rodar a base do cooler (tal como na imagem). O cooler está feito mesmo para isso. Se a pasta térmica existente estiver muito seca, pode ser difícil soltar a base do cooler do CPU.
pict1198.jpg


Este CPU está bem protegido, para limpar a pasta térmica antiga, pode até ser usado papel de cozinha. Pode ainda ser usado álcool de elevada volatilidade.
Após colocação da pasta térmica, o processo de montagem é igual à desmontagem mas feito em ordem inversa.
Clear CMOS

Começo com a minha experiência de Clear CMOS nesta maquina. Esta é uma maquina anormal. Normalmente, bastam uns segundos para fazer clear CMOS, aqui, está longe de ser assim. Um dia, este portátil deixou de arrancar para o SO. Era possível entrar na bios, mas crashava logo ao entrar na bios (vendo-se a data e hora). Fiz clear CMOS de 30seg e não resultou, entrei na bios e vi que não tinha sido alterada a data, logo, não tinha feito clear CMOS. Deixei então a pilha desligada durante o jantar (meia hora~40min) e novamente, não mudou a hora! Por fim, voltei a deixar a pilha desligada, desta vez, fui-me deitar e no dia seguinte, finalmente tinha o clear CMOS feito. Por isso, fica aqui o alerta, o clear CMOS tipico de 15seg~1min não resulta, é preciso muito mais tempo que isso.


A boa noticia é que, para quem consegue desmontar o teclado, o clear CMOS é trivial.
O conector marcado na foto é na verdade um conector em cima de outro conector. Basta puxar a parte laranja para cima e temos a pilha desligada.
pict1199n.jpg



Demonstração:

Mas vamos ver onde está a pilha ou bateria.

Para aceder ao locar onde a pilha está escondida, é necessário remover mais 5 parafusos, assinalados nesta foto:
pict1200p.jpg


Podemos agora remover toda a parte plástica que contem o touch pad, temos apenas um encaixe um bocado escondido que pode causar dores de cabeça, esse encaixe está entre o compartimento do disco e o compartimento das placas PCMCIA:
pict1203i.jpg


Voltando toda a peça ao contrario, vemos que na verdade, a maquina não tem uma pilha, mas sim, 6:
pict1204.jpg


Sendo aquele o único conector de toda a peça, é o conector das colunas, touch pad e pilha, basta remove-lo e temos clear CMOS.
 
Última edição:
Uma pergunta que de certa forma tem que ver com o tópico. Haverá problema em ter um portátil a correr sem as tampas de baixo? Será que isso ajuda na diminuição da temperatura? É que tenho de fazer um render de um video e isto aquece que se farta.
 
Depende, por vezes as aberturas das tampas não estão dispostas aleatoriamente e estão colocadas de modo a obrigar o ar a seguir determinado caminho, por exemplo, arrefecer as memórias. Os ganhos dependem por isso de maquina para maquina, algumas a diferença é significativa... mas isso tem custos:
- 1º, tens um risco acrescido de ser sugado algo metálico que faça curto circuito, fora alguma pancada, etc.
- 2º, está muito mais exposto à acumulação de pó.

Sinceramente, não recomendo.
 
Back
Topo