Mackbook Pro M1 16" - Perfis para edição de fotografia

vvalk3ng

Power Member
Bom dia,
sou um recente utilizador de mac, comprei muito recentemente um macbook pro 16 ", com o processador M1, e, entre tantas outras, surgiu-me a seguinte duvida: voces utilizam algum perfil especifico para editar fotografia em computadores da apple, ou isso não é muito relevante nestes casos?

No meu caso reparei que o macbook tem varios perfis, não sei se apenas nos recentes ou também será algo que exista em versões anteriores, entre os quais um para fotografia, e surgiu-me a duvida se deixo o perfil pre definido, ou escolho um destes.
Sei que temos utilizadores do forum que usam calibradores especificos para os seus monitores, não sei se alguém usa um mac, ou macbook pro, e me possa elucidar sobre esta duvida, e/ou me indicar onde possa encontrar mais informação sobre o assunto.

"Sempre ouvi falar" que os monitores da apple eram indicados para este tipo de trabalho e que, em principio, não necessitariam de calibração, mas queria perceber mais sobre este assunto.
 
boas,
eu uso AdobeRGB e calibrado com um Xrite Pro.
o calibrador vai avaliar as cores do monitor e o teu local onde usas o computador, pois dependendo da do teu local , pode haver acertos na calibração, seja pelo tipo tipo de luz que usas seja pela sua intensidade.
se não tiveres calibrador, uma coisa que se vê muito é que as fotos estão escuras pois tendencialmente metemos mais brightness do que é preciso quando se edita as fotos.

cumps
 
boas,
eu uso AdobeRGB e calibrado com um Xrite Pro.
o calibrador vai avaliar as cores do monitor e o teu local onde usas o computador, pois dependendo da do teu local , pode haver acertos na calibração, seja pelo tipo tipo de luz que usas seja pela sua intensidade.
se não tiveres calibrador, uma coisa que se vê muito é que as fotos estão escuras pois tendencialmente metemos mais brightness do que é preciso quando se edita as fotos.

cumps
Por acaso não tenho calibrador, ainda é um investimento que não se justifica, "de certa forma", para mim, mas percebo a sua importância.
Quanto ao brightness, sim, já fui alertado para esse facto, já me explicaram que poderia acontecer isso, e já me deram algumas dicas sobre o assunto, e por isso tento sempre editar com o mesmo nivel de brilho no monitor.
Ainda procurei na internet alguma informação sobre o assunto, mas até agora nada de elucidativo sobre o tema.
Obrigado pela partilha.
 
Ainda procurei na internet alguma informação sobre o assunto, mas até agora nada de elucidativo sobre o tema.
Se calhar não estás a procurar pelo tema certo. O perfil para edição de fotografia, é aquele que te der o espaço de cores em que queres trabalhar. E que em qualquer monitor em qualquer perfil, pode bater ao lado se não estiver calibrado.
Dois erros comuns também é acharem que o perfil criado para um monitor igual serve para outro, ou que um ecrã calibrado nunca mais precisa de ser calibrado. Alguns ecrãs profissionais calibram-se sozinhos, têm um calibrador integrado que desce e calibra o ecrã automaticamente, mas mesmo esses precisam ser calibrados regularmente.

"Sempre ouvi falar" que os monitores da apple eram indicados para este tipo de trabalho e que, em principio, não necessitariam de calibração, mas queria perceber mais sobre este assunto.
Isto não é verdade. São monitores como "todos os outros". O que podem dizer é que todos os monitores Apple têm pelo menos 100% sRGB e vêm calibrados de fábrica. Mas também não sei se será verdade, antigamente não era. E há muitas marcas a vender bons monitores com coberturas de 100% dos vários espaços de cor e calibrados de fábrica.
Se fores ver tops de melhores monitores para fotografia, vais ver que muitas vezes a Apple não aparece ou aparece como menção honrosa por alguma feature ou design.

Estando a falar de ecrãs de portáteis, ainda mais difícil é isso ser verdade. Mesmo muitos dos portáteis que anunciam IPS, 100% sRGB, etc, depois apresentam problemas como falta de uniformidade de ponta a ponta do ecrã e afins.

PS: Tendo um PC de >2000€, na minha opinião não faz muito sentido estares limitado por falta de um calibrador, que se consegue por +-200€ ou talvez menos nos usados.
 
@Rui Marto consegues me indicar onde, ou como, obter mais informação sobre o tema?
Percebo o teu conselho sobre o calibrador, mas aproveito e faço outra questão: se for apenas para publicar na internet justificasse a aquisição de um calibrador? Pergunto por curiosidade, porque sei que muito provavelmente a resposta que obterei será de que vale sempre a pena a aquisição de um, seja de que forma for, se pretender "algo mais profissional"...
Já agora, podes indicar também alguns calibradores recomendados, e onde ler sobre o assunto?
 
Não te sei indicar fontes sinceramente mas procura por artigos sobre calibração, como e porquê.

Sobre o publicar na internet, é indiferente. Não interessa se vais publicar na internet ou imprimir, se vês as cores erradas no teu monitor, então a foto não vai realmente ter as cores que achas que tens.
Claro que quem vê a foto também pode ter o monitor descalibrado ou pode nem ter cobertura de 100% do espaço de cor (nem consegue mostrar as cores) mas isso já é um problema deles. Ao menos tu sabes que cor têm as tuas fotos. :)

Calibradores só conheço duas marcas, Datacolor e X-Rite... Acho que x-rite é melhor ou mais usado por profissionais (muitos monitores de topo trazem um incluído) mas eu tenho Datacolor, acho que é a opção mais acessível.
 
Não te sei indicar fontes sinceramente mas procura por artigos sobre calibração, como e porquê.

Sobre o publicar na internet, é indiferente. Não interessa se vais publicar na internet ou imprimir, se vês as cores erradas no teu monitor, então a foto não vai realmente ter as cores que achas que tens.
Claro que quem vê a foto também pode ter o monitor descalibrado ou pode nem ter cobertura de 100% do espaço de cor (nem consegue mostrar as cores) mas isso já é um problema deles. Ao menos tu sabes que cor têm as tuas fotos. :)

Calibradores só conheço duas marcas, Datacolor e X-Rite... Acho que x-rite é melhor ou mais usado por profissionais (muitos monitores de topo trazem um incluído) mas eu tenho Datacolor, acho que é a opção mais acessível.
Sim, era essa a percepção que tinha sobre o assunto.
Obrigado pelas dicas.
 
Back
Topo