Multi Jogar com budget apertado

Ora quando era um jovem jogava muitas horas na N64 e no PC, depois PS2 e há uns anos numa PS4 emprestada onde apenas joguei GTA V e God of War 2018 que até já eram bastante complexos para as horas que lhes conseguia dedicar. Cada vez mais casualmente por não ter tempo para tudo, claro.

Agora tenho um PC antigo de trabalho onde jogo ás vezes Age of Empires 2, Hotline Miami e outros jogos muito bons mas antigos, comprados no Steam em promoções. Nenhum deles custou mais que um menu do McDonald's.

Gostava de gastar uns trocos para jogar outras coisas, talvez no conforto do sofá.

No entanto o panorama de aquisição de jogos mudou muito desde a PS2. Recuso-me a pagar subscrições para jogar online ocasionalmente. Como não conheço ninguém que jogue o que jogo online, até teria mais interesse em couch co-op.

O que me recomendam? As lojas digitais das consolas costumam ter este tipo de preços das Steam sales? Os jogos usados naquela vermelha dos shoppings e OLX estão consideravelmente mais caros do que quando tinha a PS4.

A resposta mais óbvia é a Switch mas apesar da nostalgia de alguns jogos da N64, não vejo muitos jogos que ache interessantes. Além disso, apesar da consola ser bastante em conta, parece que há uma Nintendo tax em tudo. Por exemplo, The Witcher 3 usado na Switch: 32€. Steam: 7.49€. Além disso deve ser a versão menos impressionante visualmente.

O Steam Deck também parece uma boa solução mas parece-me pouco... user friendly. Nunca mexi em Linux e duvido que tenha apoio técnico decente em Portugal. Além disso com dock e um comando qualquer custa quase o dobro da Switch e nem todos os jogos são compativeis com comandos ou com o próprio deck. Além disso a mobilidade não é muito importante para mim.

PS5 vale a pena sem a subscrição? Tenho preferência por jogos single player e co-op local.

A Xbox Series S também é razoável mas não ter drive parece-me que faz com que os jogos fiquem muito mais caros não tendo a opção de usados. Igual na PS5.

Ou gasto quase o dobro num desktop/laptop mais potente para continuar a comprar jogos a 4€ no Steam mas perder um bocado de "couchability" e alguns jogos que nunca cheguem ao PC ou que quando chegarem, não corram bem. Tipo GTA VI.

(só tenho monitor/TV 1080p por agora, não ia precisar de uma 4080)
 
Sim para jogar de forma económica não tens melhor.

Nos mercados estrangeiros arranjas jogos no lançamento a menos de metade.
Para ter uma ideia comprei uma edição especial a 35€, quando o preço por tabela era 100€.
 
Ora quando era um jovem jogava muitas horas na N64 e no PC, depois PS2 e há uns anos numa PS4 emprestada onde apenas joguei GTA V e God of War 2018 que até já eram bastante complexos para as horas que lhes conseguia dedicar. Cada vez mais casualmente por não ter tempo para tudo, claro.

Agora tenho um PC antigo de trabalho onde jogo ás vezes Age of Empires 2, Hotline Miami e outros jogos muito bons mas antigos, comprados no Steam em promoções. Nenhum deles custou mais que um menu do McDonald's.

Gostava de gastar uns trocos para jogar outras coisas, talvez no conforto do sofá.

No entanto o panorama de aquisição de jogos mudou muito desde a PS2. Recuso-me a pagar subscrições para jogar online ocasionalmente. Como não conheço ninguém que jogue o que jogo online, até teria mais interesse em couch co-op.

O que me recomendam? As lojas digitais das consolas costumam ter este tipo de preços das Steam sales? Os jogos usados naquela vermelha dos shoppings e OLX estão consideravelmente mais caros do que quando tinha a PS4.

A resposta mais óbvia é a Switch mas apesar da nostalgia de alguns jogos da N64, não vejo muitos jogos que ache interessantes. Além disso, apesar da consola ser bastante em conta, parece que há uma Nintendo tax em tudo. Por exemplo, The Witcher 3 usado na Switch: 32€. Steam: 7.49€. Além disso deve ser a versão menos impressionante visualmente.

O Steam Deck também parece uma boa solução mas parece-me pouco... user friendly. Nunca mexi em Linux e duvido que tenha apoio técnico decente em Portugal. Além disso com dock e um comando qualquer custa quase o dobro da Switch e nem todos os jogos são compativeis com comandos ou com o próprio deck. Além disso a mobilidade não é muito importante para mim.

PS5 vale a pena sem a subscrição? Tenho preferência por jogos single player e co-op local.

A Xbox Series S também é razoável mas não ter drive parece-me que faz com que os jogos fiquem muito mais caros não tendo a opção de usados. Igual na PS5.

Ou gasto quase o dobro num desktop/laptop mais potente para continuar a comprar jogos a 4€ no Steam mas perder um bocado de "couchability" e alguns jogos que nunca cheguem ao PC ou que quando chegarem, não corram bem. Tipo GTA VI.

(só tenho monitor/TV 1080p por agora, não ia precisar de uma 4080)
Serie S é a melhor opção low budget.
Tens o gamepass a preço razoavelmente baixo com centenas de jogos e muitos ao day one. E nas lojas digitais por ai fora consegues jogos bem mais baratos.
Mesmo sem drive consegues grandes preços no mercado das lojas digitais.
 
A xbox parece ser a opção melhor para ti, mesmo que não queiras uma subscrição ( vulgo gamepass).
Tendo em conta que dizes que não queres pagar por uma subscrição.
Ao contrário do que dizes os jogos fisicos da xbox ( pelo menos em Portugal) costumam até ser mais baratos que os da playstation.
Já para não falar na excelente retrocompatibilidade que a xbox tem, compras uma serie X ( mais cara que a S), mas tem a opção de jogar em formato fisico ou digital. E jogos de todas as gerações da xbox.

Tens muita oferta numa loja de usados numa loja muito conhecida.
 
Última edição:
Senão tiveres problemas em jogar jogos um pouco mais antigos, compra uma consola da geração anterior e diverte-te com os jogos baratos da mesma.
 
para os miúdos comprei uma nintendo wii por 30€ n.

Para mim uso gamepass ultimate comprado por menos de 3€/30dias de um país fora da europa para usar o cloud pois o meu pc é um dual core com 4gb de ram de 2011 e tambem prefiro jogos single player e volta e meia uso no telemóvel que mesmo por 4G funciona muito bem. So compro quando quero pois tambem não só adepto de subscrições pois raramente jogo.

volta e meia também uso o cloud num chromecast TV e também funciona muito bem.
 
Última edição pelo moderador:
Obrigado pelas opiniões !

O que eu disse que me parecia mais caro eram os jogos físicos da Switch em relação aos da PS e da XBox.
 
Última edição pelo moderador:
Ora quando era um jovem jogava muitas horas na N64 e no PC, depois PS2 e há uns anos numa PS4 emprestada onde apenas joguei GTA V e God of War 2018 que até já eram bastante complexos para as horas que lhes conseguia dedicar. Cada vez mais casualmente por não ter tempo para tudo, claro.

Agora tenho um PC antigo de trabalho onde jogo ás vezes Age of Empires 2, Hotline Miami e outros jogos muito bons mas antigos, comprados no Steam em promoções. Nenhum deles custou mais que um menu do McDonald's.

Gostava de gastar uns trocos para jogar outras coisas, talvez no conforto do sofá.

No entanto o panorama de aquisição de jogos mudou muito desde a PS2. Recuso-me a pagar subscrições para jogar online ocasionalmente. Como não conheço ninguém que jogue o que jogo online, até teria mais interesse em couch co-op.

O que me recomendam? As lojas digitais das consolas costumam ter este tipo de preços das Steam sales? Os jogos usados naquela vermelha dos shoppings e OLX estão consideravelmente mais caros do que quando tinha a PS4.

A resposta mais óbvia é a Switch mas apesar da nostalgia de alguns jogos da N64, não vejo muitos jogos que ache interessantes. Além disso, apesar da consola ser bastante em conta, parece que há uma Nintendo tax em tudo. Por exemplo, The Witcher 3 usado na Switch: 32€. Steam: 7.49€. Além disso deve ser a versão menos impressionante visualmente.

O Steam Deck também parece uma boa solução mas parece-me pouco... user friendly. Nunca mexi em Linux e duvido que tenha apoio técnico decente em Portugal. Além disso com dock e um comando qualquer custa quase o dobro da Switch e nem todos os jogos são compativeis com comandos ou com o próprio deck. Além disso a mobilidade não é muito importante para mim.

PS5 vale a pena sem a subscrição? Tenho preferência por jogos single player e co-op local.

A Xbox Series S também é razoável mas não ter drive parece-me que faz com que os jogos fiquem muito mais caros não tendo a opção de usados. Igual na PS5.
Também gosto de ir à plataforma de vez em quando https://twin70.com/bets/soccer onde posso participar de minijogos interessantes. Além disso, ganho um bom dinheiro com esse negócio.
Ou gasto quase o dobro num desktop/laptop mais potente para continuar a comprar jogos a 4€ no Steam mas perder um bocado de "couchability" e alguns jogos que nunca cheguem ao PC ou que quando chegarem, não corram bem. Tipo GTA VI.

(só tenho monitor/TV 1080p por agora, não ia precisar de uma 4080)
É verdade que o mercado mudou muito desde a época do N64 e do PS2, e pode ser difícil encontrar a melhor opção que atenda às suas preferências e orçamento de jogo.

Aqui estão algumas sugestões baseadas em seu relatório:

Lojas de consoles digitais: embora nem sempre tenham os mesmos descontos das vendas do Steam, as lojas de consoles digitais também oferecem promoções regularmente. Vale a pena prestar atenção a eles, especialmente durante as vendas sazonais.

Switch: Apesar das preocupações com os preços dos jogos e da falta de interesse em alguns jogos, o Switch ainda oferece uma ampla seleção de jogos, incluindo muitos exclusivos da Nintendo que podem despertar sua nostalgia e interesse. Além disso, a portabilidade do Switch pode ser uma vantagem, mesmo que a portabilidade não seja sua prioridade.

Steam Deck: Embora o Steam Deck pareça uma opção interessante, suas preocupações sobre compatibilidade de jogos e suporte técnico são compreensíveis. Se a portabilidade não for uma preocupação para você, convém se concentrar em outras opções mais tradicionais.

PS5 e Xbox Series S: Ambas as opções têm vantagens e desvantagens. O PS5 oferece muitos jogos para um jogador e cooperativos locais, mas é importante considerar se você está disposto a investir em uma assinatura para jogar online. O Xbox Series S é uma alternativa mais barata, mas a falta de uma unidade de disco pode limitar suas opções de compra de jogos usados.

Desktop/laptop mais poderoso. Investir em um PC mais potente pode ser uma ótima escolha se você prefere a flexibilidade e a extensa biblioteca de jogos do Steam. Embora você possa perder algum uso do sofá, ainda pode conectar o PC à TV para uma experiência de jogo mais confortável.

Espero que você possa fazer sua escolha com rapidez suficiente :)
 
Não sei se entretanto o "problema" já está resolvido mas deixo aqui a minha opinião para quem consultar o tópico no futuro:

Gostava de gastar uns trocos para jogar outras coisas, talvez no conforto do sofá.
Hoje em dia o PC já não nos impede de jogar no sofá. Eu tenho um cabo HDMI ligado à TV da sala que não incomoda ninguém, mas depende sempre de cada caso. De qualquer maneira existem outras soluções mais elegantes.

No entanto o panorama de aquisição de jogos mudou muito desde a PS2. Recuso-me a pagar subscrições para jogar online ocasionalmente. Como não conheço ninguém que jogue o que jogo online, até teria mais interesse em couch co-op.

O que me recomendam? As lojas digitais das consolas costumam ter este tipo de preços das Steam sales? Os jogos usados naquela vermelha dos shoppings e OLX estão consideravelmente mais caros do que quando tinha a PS4.
A longo prazo a solução mais económica sem subscrições é o PC, mesmo comprando um novo. Há uns anos quando fiz a comparação do que gastava durante 7 anos (duração de uma geração) fiquei surpreendido com isso, mas é verdade.
Para quem precisa de um PC para para outras coisas (como eu) ainda poupa mais. No meu caso comprei o meu PC atual no meio da geração anterior e vai-me durar até ao fim da atual.

No PC não se paga para jogar online e os jogos são mais baratos no lançamento. Para além disso, existem melhores promoções e muitas vezes são oferecidos jogos de graça (a Epic oferece pelo menos um por semana).
Aqui no fórum não podemos mencionar lojas, mas penso que é simples encontrar os melhores preços. Só recomendo evitar keyshops pois as keys são obtidas através de métodos suspeitos.

Para quem está habituado a jogar jogos antigos pode muito bem montar um PC "barato" e gastar ainda menos. O PC tem uma biblioteca gigantesca (de longe maior do que qualquer consola) e a maior parte dos jogos correm numa máquina budget.

Se contarmos com subscrições então a Xbox é imbatível. O gamepass tem um catálogo de jogos extenso e para o que oferece é um serviço muito barato. Para quem não precisa de um PC (ou para quem já tem um para tarefas leves), deve ser a melhor solução.

A resposta mais óbvia é a Switch mas apesar da nostalgia de alguns jogos da N64, não vejo muitos jogos que ache interessantes. Além disso, apesar da consola ser bastante em conta, parece que há uma Nintendo tax em tudo. Por exemplo, The Witcher 3 usado na Switch: 32€. Steam: 7.49€. Além disso deve ser a versão menos impressionante visualmente.

O Steam Deck também parece uma boa solução mas parece-me pouco... user friendly. Nunca mexi em Linux e duvido que tenha apoio técnico decente em Portugal. Além disso com dock e um comando qualquer custa quase o dobro da Switch e nem todos os jogos são compativeis com comandos ou com o próprio deck. Além disso a mobilidade não é muito importante para mim.
A Switch é uma opção muito diferente das outras pois tem bastantes exclusivos de séries populares. O problema é que (como já disseram) os jogos são caros e mantêm o preço durante muito tempo. Por vezes são mais baratos no lançamento.
Só recomendo para quem der muita importância à portabilidade ou para quem tem muito interesse em jogar os exclusivos.

Penso que o Steam Deck não é uma boa solução pois só tem o benefício da portabilidade.

PS5 vale a pena sem a subscrição? Tenho preferência por jogos single player e co-op local.
A PlayStation 5 por incrível que pareça sai sempre mais cara que um PC ao longo de 7 anos. Mesmo para quem tem Plus e não compra muitos jogos. Só recomendo a quem:
  • Tem interesse em jogar os exclusivos no lançamento e sem problemas (eventualmente vão parar ao PC, mas podem ter problemas de performance);
  • Tem vários amigos com uma PlayStation e pretendem jogar jogos com eles que não tenham crossplay;
  • Gosta do sistema de troféus e pretende continuar a juntá-los.

A Xbox Series S também é razoável mas não ter drive parece-me que faz com que os jogos fiquem muito mais caros não tendo a opção de usados. Igual na PS5.
Penso que a Xbox Series S só faz sentido com o gamepass. Se for para comprar jogos individualmente deve sair mais barato comprar a versão X. No entanto, não tenho a certeza disto e se tiver enganado corrijam-me.

Ou gasto quase o dobro num desktop/laptop mais potente para continuar a comprar jogos a 4€ no Steam mas perder um bocado de "couchability" e alguns jogos que nunca cheguem ao PC ou que quando chegarem, não corram bem. Tipo GTA VI.

(só tenho monitor/TV 1080p por agora, não ia precisar de uma 4080)
Como disse no início a situação do sofá não é um problema, mas a questão sobre a performance de alguns jogos é pertinente. Hoje em dia acho que é o maior problema para quem escolhe jogar num PC, principalmente para quem não resiste jogar os jogos no lançamento.
 
Última edição:
Back
Topo