Processador Intel Future Roadmaps

Para este ano, sim, mas para o ano, falam dos Xeons Icelake-SP. A não ser que seja um MCM tipo Epyc, significa que dentro de mais ou menos 1 ano, eles estarão a produzir chips com grande área a 10nm.

As for 10 nm ramp in general, Intel is only talking about producing its relatively small Ice Lake-U processors in volumes this year, which is the company’s typical way of ramping up a new node. When it comes to their larger Ice Lake-SP server parts, Intel expects to launch those 10 nm Xeon products in 2020. The company says that its Ice Lake-SP CPUs will be available in less than 12 months after its Ice Lake-U products hit the market. In fact, Intel has even advised investors to expect 10 nm Xeons to arrive “rather sooner than later” in 2020, which would imply something earlier than Q4'2020.

https://www.anandtech.com/show/1427...tion-of-10nm-ice-lake-cpus-raises-10nm-volume

Ao mesmo tempo o Semiaccurate tem mais um artigo a "bater" nos 10 nm da Intel. Resumindo:

Intel moved three of the four fabs slated for 10nm to other processes, some are going to 7nm while others backported to 14nm. The count now stands at between one and two depending on who’s numbers you believe but that is nowhere near enough to satisfy demand.

So Intel’s 10nm process is deprecated, will never have viable yields, is slower than 14nm according to Intel’s own numbers, is more dense, and is much more power efficient. One conclusion you can draw from the 10nm mess is that it will never make money and should never have been released.

https://semiaccurate.com/2019/04/25/leaked-roadmap-shows-intels-10nm-woes/

Pergunto-me se os 10 nm da Intel não se vão limitar a Icelake-U/Y, Lakefield(???), Xeons Icelake-SP e com uma produção reduzida.
 
Se são mais lentos que os 14, mas muito mais eficientes no uso energético... Parece-me que só servem para soluções mobile, talvez algo para server? Isso para mim dá força aos rumos que 10nm deles só mesmo para laptops, e que saltam directamente para 7nm. Está mais que visto que este processo não é uma solução desktop.
 
Sim, isso pode explicar o porque de só aparecer em mobiles...

Só espero que venham ai algo novo, porque será papada pela AMD fácil se continuar com 14nm++ over9000 E o pior, ainda com arquitectura Skylake

A nVidia não se deixa dormir por exemplo. Com um processo que é uma optimização lançou as Turing que são consideravelmente mais eficientes que as Pascal.
 
O melhor consumo e maior densidade também fazem sentido nos Xeons SP. Pelo menos nos que tiverem maior área. Mais cores, menor consumo e neste casos de processadores com dezenas de cores, o clock não é fundamental. O Semiaccurate também fala em GPUs.

No caso dos Xeons, a Intel nos "SP" costuma só ter uma geração à venda, mas se a produção em pequenas quantidades for verdade, parece-me que a Intel vai ter que ter outra geração (14 nm) à venda, ao mesmo tempo que os IceLake-SP.
Este mercado tem uma dimensão enorme, a Intel tem bem mais que 90% de quota de mercado e é um mercado em expansão nos últimos anos.
 
Sim, mas parece-me que o problema é mais da Intel que do mercado:
  • Shortage 14nm.
  • Vésperas do lançamento do Cascade Lake.
  • Mais concurrencia.
  • A cloud continua a crescer, mas começa a "comer" o mercado empresarial tradicional.
 
Isso é porque provavelmente o mercado que lhe interessa é muito lento a fazer certas mudanças. A realidade é que ainda existe desconfiança com a AMD, e enquanto a malta dos desktops cede com facilidade, a parte de servidores e grandes clientes não me parece. Portanto, ou têm expectativas de uma solução em tempo útil (e possivelmente comunicam isso aos seus clientes), ou acham que a AMD não consegue obter mercado a velocidade que chegue e acham que têm tempo para reagir e recuperar tudo rapidamente (porque são a Intel, e só esse nome seria suficiente depois).
 
Claro que muito passa por ai , o peso da marca e confiança no mercado . Mesmo com o enorme atraso nos 10nm , a dendidade será maior pela intel a 10 do que a amd com os 7nm
 
ou acham que a AMD não consegue obter mercado a velocidade que chegue e acham que têm tempo para reagir e recuperar tudo rapidamente (porque são a Intel, e só esse nome seria suficiente depois).

Ou isso ou..isto:

Se a AMD meter cá para fora o Zen3 a 7nm+ no próximo ano, como se espera, e se cumprir com os mínimos esperados.. A intel bem que pode se preparar para gastar mais uns bons biliões em marketing,e medidas anticoncorrenciais, para não ser comida à grande nas vendas.
.........

Mesmo com o enorme atraso nos 10nm , a dendidade será maior pela intel a 10 do que a amd com os 7nm

O problema da Intel é que os 7nm da concorrência será lançado já este ano, a concorrer com os 14nm da Intel e no próximo ano a concorrência vai estar nos 7nm+ que não devem ficar atrás dos 10nm da Intel em nada.
 
A Intel tem 85% de quota no mercado doméstico e mais de 95% no mercado de servidores!

Mesmo que a Intel esteja atrasada com os 10nm, isto não muda da noite para o dia e eles sabem-no bem! Ainda por cima, o bolo mais rentável é precisamente aquele que a Intel mais domina e onde como já disseram, as mudanças acontecem muito lentamente!

Além do mais, não é que os 14nm da Intel sejam obsoletos, mesmo que os Zen 2 tragam mais 10% de performance sobre os actuais, a Intel consegue perfeitamente competir e ir a jogo, nem que tenha de deixar o orgulho de lado e baixar os preços.

Penso que se está a dramatizar em demasia isto pela internet fora, a Intel não vai a lado nenhum, nem vai deixar de ser líder de mercado e a continuar a facturar biliões. O que vamos ter é uma AMD que será cada vez mais uma aposta viável e com a janela mais aberta para consolidar a confiança do mercado! E isso será bom para todos nós !
 
A Intel tem 85% de quota no mercado doméstico e mais de 95% no mercado de servidores!

Mesmo que a Intel esteja atrasada com os 10nm, isto não muda da noite para o dia e eles sabem-no bem! Ainda por cima, o bolo mais rentável é precisamente aquele que a Intel mais domina e onde como já disseram, as mudanças acontecem muito lentamente!

Além do mais, não é que os 14nm da Intel sejam obsoletos, mesmo que os Zen 2 tragam mais 10% de performance sobre os actuais, a Intel consegue perfeitamente competir e ir a jogo, nem que tenha de deixar o orgulho de lado e baixar os preços.

Penso que se está a dramatizar em demasia isto pela internet fora, a Intel não vai a lado nenhum, nem vai deixar de ser líder de mercado e a continuar a facturar biliões. O que vamos ter é uma AMD que será cada vez mais uma aposta viável e com a janela mais aberta para consolidar a confiança do mercado! E isso será bom para todos nós !
Concordo a 100%.
 
O argumento de quotas de mercado vale o que vale. O que não falta é exemplos de quedas de colossos como Nokia, Sega, 3DFX, etc. Quando se vive em mercados altamente competitivos atrasos de inovação podem ter consequências irreversíveis.
 
Não sei, mas
10.jpg


O operating income caiu, o operating margin também de 50 para 38%.

E de outras fontes
Intel Xeon Follows AMD EPYC Lead Offering Discounted 1P Only SKUs
Intel Xeon Gold 6212U 24 Cores At $2000
The Intel Xeon Gold 6212U will be a counterpart to the Intel Xeon Platinum 8260 with a 2.4GHz base clock speed and a 3.9GHz turbo clock. Without the UPI links, the Intel Xeon Gold 6212U will still share a 165W TDP. At $2000 for the Intel Xeon Gold 6212U, this is an enormous discount over the Intel Xeon Platinum 8260 at a $4702 list price.

As a comparison, the AMD EPYC 7551P is a 32 core part at around $2200 street price and a 2GHz base to 3GHz clock speed. Intel seems to be positioning these two chips against one another offering higher speed cores and a slightly lower price point.
https://www.servethehome.com/intel-xeon-follows-amd-epyc-lead-offering-discounted-1p-only-skus/

Palpita-me que a AMD não esteja interessada num guerra de preços, mas pelo menos neste momento tem a vantagem da estrutura de custos do seu lado, e esta para lançar 2a geração em novo processo, e pode ainda continuar a produzir a 1a geração a um preço abaixo, ai sim a Intel pode vir a ter problemas.
 
Eu não disse que não ia ter de baixar as calças , como é óbvio tem de melhorar os preços ou os produtores ou ambos mas daí a acabar como a 3dfx...
 
Pois mas adivinha quem é que vai ter que pagar o R&D e os equipamentos de um processo que até agora rendeu 0, e ainda vai ter de pagar o próximo.
 
Sinceramente, não acho que a AMD faça tombar a intel, porque o que estão a oferecer não é um "puxar do tapete" como noutros mercados, como falam. É preciso ser algo completamente revolucionário. E isso foi o caso da Nokia, por exemplo. Não apanharam o comboio do android, recusaram-se, e foi isso que os tombou. Neste caso, a AMD está a tentar competir no mesmo tabuleiro que a intel, logo, não consegue causar uma queda assim. E pior, como foi dito, o core do mercado é extremamente lento a mudar...

A única empresa que pode tombar a intel num futuro, será a que conseguir converter a arquitectura ARM em algo mainstream. Aí sim, vai ser um puxar de tapete grande, e se a intel não souber aproveitar e usar ARM também, aí cairia.
 
Foi feito leak do Roadmap Desktop não associado ao programa SIPP da Intel.

vwYcaw0.png


Só tem até finais de 2020 e até lá, nos processadores mainstream, só tem o Comet Lake, agora com 10 cores. É mais um sucessor do Skylake.
No roadmap SIPP, depois do Comet Lake, ainda vem mais outro "Skylake+++" também a 14 nm, com o nome de Rocket Lake.
Não sei se os IceLake para Desktop, a 10 nm, não estão no Roadmap por omissão, ou porque não existem até 2022.
 
Back
Topo