Iniciante na fotografia o que comprar?

iTz Dany

Membro
Boa noite pessoal, tudo bem?
O meu nome é Daniel, tenho 23 anos e estou neste momento a acabar a licenciatura em Eng. Informática.
Bem como digo no titulo tenho a intenção de me iniciar no mundo da fotografia.
O meu interesse por fotografia sempre existiu mas nunca fui de ter grandes telemóveis então nunca me aprofundei muito com as câmeras, contudo, recentemente comecei a viajar cada vez mais e a reparar que tenho imensas fotos de monumentos, locais, paisagens e até de pessoas (principalmente o meu afilhado de 2 anos que sinceramente me ocupa 40% da galeria ahahah).
Após muitos vídeos no youtube e vários sites de comparação achei que a sony a6000 + a lente do kit 15-50 se não me engano (usada) fosse uma boa câmara para iniciar, até porque ronda os 380€.
Queria que me aconselhassem se é uma boa câmera ou para o uso que vou dar e para iniciar é uma boa escolha (ser compacta para viagens etc também foi algo que me atraiu).
Depois em termos de lentes estava a pensar (para substituir a lente do kit que pelo que vi não parece ser nada de especial) em duas hipóteses que rondam ambas os 500€, respectivamente, a sigma 18-50mm 2.8 (nova) ou as sigma 16mm 1.4 e sigma 56mm 1.4.
O que acham também em termos de lentes? Devo ver outras hipóteses? Ou são lentes já bastante boas?

Peço desculpa pelo textão!
E obrigado a todos que ajudarem!
 
Em primeiro lugar tens de pensar se estás disposto a fazer o pós-processamento das fotografias ou se só queres mesmo tirar as fotografias.
No primeiro caso faz sentido teres uma máquina como a a6000, no segundo, é melhor investires num telemovel ou numa camara point and shoot.
Posto isto, a sony a6000 é uma boa camera, em relação às lentes vai com calma, começa pela lente de kit e com o tempo vais perceber o que é que te faz falta.
 
Obrigado pela ajuda!
Fui ontem buscar a a6000 e só a testei de noite.
As fotografias com a lente do kit pareciam um pouco fracas mas eu acho que é por causa da falta de luz ambiente. Vou testar melhor hoje também.
Quanto às lentes eu percebo que primeiro ainda tenho que me habituar contudo vou de Erasmus para o fim de fevereiro e como queria visitar vários lugares temo que depois me arrependa de não ter comprado as lentes para ficar com recordações melhores
 
A noite, a lente de kit, que se não me enganei tem uma abertura de 3.5, nunca te vai dar imagens "muito boas" com pouca luz ambiente.
Percebo a tua preocupação, mas estares a investir 500€ em lentes, quando ainda estás no inicio, não acho que seja de todo recomendavel, quando ainda não tens certezas se queres continuar a progredir no mundo da fotografia, pois é um valor elevado, me depois mesmo que as vendas certamente terá sempre perdas... pondera bem.
 
Sim eu estou a pensar em usar a lente do kit durante por volta de uns 20 dias e ver como me sinto.
Quanto às opções das sigma 16 e 56 1.4 ou a sigma 18-50 2.8 eu continuo indeciso e vou pensar até chegar o dia que terei de decidir se compro ou não antes de ir de Erasmus.
Eu acho pelo que vi que as lentes da sigma as 16 e 56 dificilmente vão desvalorizar muito já a 18-50 como é mais recente pode desvalorizar mais talvez.. o que acham?
E qual acham a melhor opção caso eu decida investir
 
no teu caso. zoom.
18-50 etc. uma lente fixa, vai te limitar para o genero de fotos que pretendes tirar,
se já estudaste algumas coisas, verás que a versatilidade de uma lente zoom é uma quase todo terreno
 
Sim eu entendo.
Provavelmente vou acabar por optar por essa, mas também daí eu estar a pensar em adquirir duas lentes primes mas de 16 e 56 para conseguir ter alguma maleabilidade
 
ok..mas espera uns meses antes de comprar.
só te posso dizer uma coisa, lé muito e vé muitos videos. ha gente muito capacitada no youtube ;)
 
Obrigado pela ajuda!
Fui ontem buscar a a6000 e só a testei de noite.
As fotografias com a lente do kit pareciam um pouco fracas mas eu acho que é por causa da falta de luz ambiente. Vou testar melhor hoje também.
Quanto às lentes eu percebo que primeiro ainda tenho que me habituar contudo vou de Erasmus para o fim de fevereiro e como queria visitar vários lugares temo que depois me arrependa de não ter comprado as lentes para ficar com recordações melhores

Já tive a sony a6000. A lente de kit não vale nada.

Comprei , com baixo orçamento, as:
-Sigma 30 mm F2.8 DN SE Art (52,5 mm Fullframe )
-Sigma 60 mm F2.8 DN FT Art (90 mm Full frame )

Estava para comprar a Sigma 16 mm F1,4 DC DN Contemporary mas entretanto mudei para uma Full frame A7III e vendi tudo no olx.

Nem sei se ainda se vendem as 30 e 60 mm ...
mas eram de uma nitidez extraordinária, com decente profundidade de campo, mesmo sendo 2.8 e distância focal pequena.

Quanto à 16mm, nunca a usei, mas segundo as reviews é um must para as sony APS-C, excelente para fotografia de paisagens e interiores (24mm Fullframe)

 
:) olha que nas ditritais tb se joga bem. Numa viagem recente a cuba, a distrital deu conta do recado. e se algo corresse mal, sempre era um avançado barato.
tenho uma a6000 a a7II e a 7IV. podes acreditar que de viagens além mar. levo a a6000 em detrimento das outras duas. Tambem em parte por ter a lente 18-105 que cobre muitas situações, em vez de levar por exemplo a a7II com a lente 35-150 da tamron. (valor e peso )
 
Sim eu estou a pensar em usar a lente do kit durante por volta de uns 20 dias e ver como me sinto.
Quanto às opções das sigma 16 e 56 1.4 ou a sigma 18-50 2.8 eu continuo indeciso e vou pensar até chegar o dia que terei de decidir se compro ou não antes de ir de Erasmus.
Eu acho pelo que vi que as lentes da sigma as 16 e 56 dificilmente vão desvalorizar muito já a 18-50 como é mais recente pode desvalorizar mais talvez.. o que acham?
E qual acham a melhor opção caso eu decida investir
Não acho que devas ir por questões de desvalorização. Lentes de kit raramente valem alguma coisa, não é por serem mais ou menos antigas, mas porque se vendem ao pontapé com os corpos e metade acabam nos OLX da vida.

Sobre zoom vs primes, é muito subjectivo. Eu só tenho primes e vivo muito bem com isso. Chego a ir de viagem só com uma prime e não me sinto mais limitado do que com uma lente de kit. Claro que não vou fazer com uma 35mm as mesmas fotos que faria com uma 20mm ou com uma 100m, mas porque também já sei de antemão que não quero. O zoom é conveniente na condição em que não dê mesmo jeito andar a trocar lentes (ex: a viajar de mota, que muitas vezes até estou com luvas e nem tenho onde apoiar as coisas) ou que só possas levar uma lente e precises mesmo de variedade. Também é subjectiva a vantagem da prime quando falamos em primes 2.8 vs primes acima de F2.
Fora isso é só uma questão de mindset, o que não falta são excelentes fotógrafos de viagem, street, etc, com portfólios inteiros feitos com uma ou duas primes.

Na M200 andava quase sempre com a 22mm, equivale aos 35mm que tenho agora na A7. Acho mais versátil do que uma equivalente a 24 ou a 85, por ser um intermédio standard/wide. Mas só com experiência poderás saber o que te serve melhor. Se o zoom, se as primes e quais focais.
 
Back
Topo