PC Hogwarts Legacy (Avalanche Software)

Não acredito nada que saia por acaso o jogo esta cheio de notas e cartas a volta de não haver, nao fazia muito sentido na historia porem (embora pessoalmente gosta-se claro).
 
Nem com I9-13980HX, 32GB DDR5-5600 MHz e uma RTX4090 175W consigo jogar isto sem stutters dentro da escola.
Atualmente é o único jogo que não consigo jogar com tudo no máximo em condições, seja a 2560x1600 seja a 4k.
 
Eu joguei com um 2600X e RTX 2060 Super a 1440p, very high e DLSS quality com V-Sync/G-Sync. Alguns stutters ao entrar e sair das divisões/locais em Hogwarts e Hogsmeade. Na altura suspeitei que os stutters eram por 16GB de Ram não serem suficientes e o jogo estar a utilizar algum pagefile nesses momentos.
 
Nem com I9-13980HX, 32GB DDR5-5600 MHz e uma RTX4090 175W consigo jogar isto sem stutters dentro da escola.
Atualmente é o único jogo que não consigo jogar com tudo no máximo em condições, seja a 2560x1600 seja a 4k.
Parece que consegui resolver, desativei o V-Sync no Painel de Controlo da Nvidia.
Utilizando o GeForce Experience vi que o jogo, apesar de estar com altos fps, não estava a utilizar 99% da gráfica, o que me fez pensar que o CPU estava a fazer bottleneck, mas o CPU também não estava a ser utlizado assim tanto, não passava os 19% e o GPU os 80%.
Depois outra coisa estranha era que nos jogos que mais puxam pelo GPU, a gráfica fica a consumir 175w, neste caso andava sempre pelos 130 - 150 watts.

Fiz umas pesquisas e vi essa dica de desligar o V-Sync através do painel de controlo da Nvidia e fez logo com que a gráfica ficasse nos 96 - 99% e nos 150 - 175w, reduzindo em muito os stutters.
 
Parece que consegui resolver, desativei o V-Sync no Painel de Controlo da Nvidia.
Utilizando o GeForce Experience vi que o jogo, apesar de estar com altos fps, não estava a utilizar 99% da gráfica, o que me fez pensar que o CPU estava a fazer bottleneck, mas o CPU também não estava a ser utlizado assim tanto, não passava os 19% e o GPU os 80%.
Depois outra coisa estranha era que nos jogos que mais puxam pelo GPU, a gráfica fica a consumir 175w, neste caso andava sempre pelos 130 - 150 watts.

Fiz umas pesquisas e vi essa dica de desligar o V-Sync através do painel de controlo da Nvidia e fez logo com que a gráfica ficasse nos 96 - 99% e nos 150 - 175w, reduzindo em muito os stutters.
Tinhas os fps capados -3 abaixo do máximo do refresh rate do monitor?
A nvidia aconselha usar V-Sync com G-Sync porque trabalham juntos. Mas no caso do Hogwarts Legacy, o jogo não deverá o refresh rate do monitor, se tiveres 144hz ou mais.
 
Última edição:
Tenho 260hz no da 4090 e 360hz no da 3070ti

Do na 3070ti consegui jogar no máximo a 1440p sem Ray Tracing e sem grande stutters, por isso é que fiquei admirado quando testei na 4090.

Isto gráficas "mobile", mas a 4090 até o Callisto Protocol come ao pequeno almoço, só mesmo este Hogwarts é que anda ali meio coiso.
 
Então com o V-Sync ativado tinhas de limitar os frames a 257hz e 357hz respetivamente. Se não o fizeste talvez fosse a causa do stuttering.
 
Uso sempre o V-Sync desligado nas opções dos jogos, só no Hogwarts é que tive de ir desativar diretamente ao painel de controlo da Nvidia

Na 3070ti, no cyberpunk, ainda antes da versão 2.0, tive de desativar o mux switch porque tinha stutters constantes ao segundo.
 
Dizem que há alguns jogos em que devemos utilizar o v-sync no jogo em vez do painel, porque contém otimizações específicas, são poucos, penso que p Hogwarts Legacy seja um deles.
É estranho isso, e o G-Sync não é tão bom com o V-Sync desativado. Experimenta ativar o V-Sync in-game. No painel nvidia ativa o "modo de latência baixa" e limita os frames -3 ou -4 abaixo do refresh rate do monitor.
 
Back
Topo