Problema GPU 3090 utilização das fans a 100%

patCRUZ

Power Member
Boas,

Estou a testar uma 3090 e estou a reparar num comportamento que não sei se habitual no que toca à utilização das ventoinhas que depois de ter alterado o fun curve vão na mesma aos 100% de forma aleatória, apesar de no fun curve estar limitado a valores mais baixos.

Em pouco mais de contexto:

Antes de colocar o GPU, desinstalei os drivers usando o DDU em modo de segurança. Após isso coloquei a gráfica com dois cabos independentes de 8 pinos e fiz a instalação da última versão dos drivers.

Estive a testar alguns jogos e em todos a gráfica utilizava a rotação máxima dos 100%. As temperaturas andam nos 80 graus no core, 85 memorias e 105 na junção, mesmo a 100% e a puxar cerca de 340/350W. Assumi que fosse uma fun curve agressiva e instalei o MSI Afterburn. Defini alguns pontos da curva da fun, para andar por volta dos 45 a 60%.

Aproveitei que estava no Afterburn e para tentar reduzir temperatura e consumo, fiz undervolt para 1830Mhz / 825mV que parecem estáveis por agora...

O resultado foram temperaturas de 75 no core, 80 nas memórias, mas a junção manteve os 105 e não sei se o problema não poderá vir daqui...

A ventoinha mantem-se agora nos 55/60% e a coisa já é suportável, contudo, como mencionado existem spikes aleatórios das fans a 100%.
Tanto fico 30 minutos a jogar sem nenhuma aceleradela, como a seguir, nos 10 minutos seguintes existem duas a três subidas aos 100% e depois fica novamente imenso tempo sem acontecer. As acelerações duram talvez cerca de 5 a 10 segundos.

Os momentos em que isto acontece, parecem ser meio random também, ora acontece a meio de uma cena mais puxada, ora ao começar uma conversa com um NPC ou a entrar num menu.


Estarei a definir uma fun curve totalmente errada?
Poderá ser algum problema no GPU?
Devo usar outro software ou falta activar alguma coisa no Afterburn?
 
Cheguei a ter uma 3080ti que tinha um problema semelhante e era defeito, não tinha quaisquer problemas de temperaturas, era inclusive uma das melhores versões a nível de dissipador e no entanto e de forma aleatória subia as ventoinhas para 100%. Mais estranho ainda é que este 100% aleatório registava RPM's superiores aos supostos 100% que as ventoinhas deviam ser capazes, e o barulho parecia uma turbina. Foi logo nos primeiros dois meses que isto aconteceu (algum defeito de fabrico), foi para RMA que foi aceite.

Também tentei passar por cima com o MSI Afterburner e nada.
 
Pois, neste caso não sei se terei oportunidade de mandar para RMA...

Eu aqui suspeito que possa ser da temperatura do hotspot, que realmente anda nos 105 graus, quando o resto anda a volta dos 80.
Parece-me elevado o hotspot e talvez faça ativar algum sistema de segurança que faz override à definição das ventoinhas.
Já vi pela net que apesar de alto isso só aconteceria acima dos 110.

Isto para tentar reduzir o hotspot, pode ser filme, certo? Massa térmica e pads novos e nada é garantido?

Alguma outra sugestão?
 
Última edição:
Se já não tiver na garantia e tiveres confortável a abrir e trocar pads e pasta térmica podes tentar. Muita atenção à espessura dos pads, tenta procurar informação sobre isso para a versão da gráfica que tens. Se por acaso houver algum video no Youtube por exemplo ainda melhor. Também recomendo fazer undervolt com o MSI Afterburner.
 
Troquei a massa termica. Tinha aqui ainda um pouco de Hydronaut e assumi a troca.

Deixei os termal pads de origem.
Os termal pads internos parecem Ok, mas os que ficam logo debaixo da backplate talvez já precisem de ser trocados.

Do que estive a pesquisar, este modelo usa uma espessura pouco habitual, cerca de 0.75mm.
A olhar para eles parecem todos de 1mm, mas segundo o esquema são de 0.75mm e como não tenho (nem sabia que existia dessa dimensão) deixei ficar...

termalpads.png


Info tirei daqui:


Em todo o caso, lá troquei a massa termica, que já parecia realmente seca.

Com a massa térmica nova parece que resolveu. :o


Com tudo default na gráfica (voltagem, fun curve e frequência):
  • Ventoinhas: 2050 rpms
  • Memory Junction: 84 graus
  • Hot Spot: 90 graus
  • GPU temp: 74 graus
Com undervolt (1860/825) e fun curve a limitar 60% max:
  • Ventoinhas: 1730 rpms
  • Memory Junction: 80 graus
  • Hot Spot: 84 graus
  • GPU temp: 68 graus
(os valores foram lidos com o MSI Afterburn e o plugin do HWiNFO para a temp do hot spot e memory junction).

Em nenhum desses casos ocorrram os tais spikes das ventoinhas a 100%.
 
Back
Topo