Gentoo - stage2....

xBoShY

Power Member
Tive a meter gentoo (stage2), e até agora deparei com alguns problemas:

- Tanto o grub como o lilo não me dão com interface grafica (experimentei o vga=xxx);
- Não consigo entrar no X... nem aparece o startx :S
-Tou a instalar isto num pentium m... meto as CFLAGS com pentium3 ou pentium4 (o pentium m suporta sse2... tal como o 3 e o 4...)?

Alguem com alguma ideia?

Outra coisa... a stage1 é muito mais demorada que a stage2? O dobro? O triplo? ;)

Thanks in advance ;)
 
1º mete stage 3 e dp fazes emerge -u system, mt mais rapido!!

2º seguiste o handbook ou andaste a inventar ?

3º Ou metes -march=pentium3 -msse2 -mmmx

Ou instalas o gcc3.4 e metes o PentiumM.

Mas tens k instalar tb o novo gcc-config que o que vem com o 2004.3 tem bug.
 
Temos Gay2 user de serviço ;) Sim eu axo k realmente em termos de tempo/velocidade compensa mt mais meter stage3... Mas tb n tenho nenhum FX-55 para experimentar grandes velocidades ;)
 
- O handbook tá à "mão" ;)
- bem, se é pa por gcc 3.4, atão mete-se 3.4. eheheh
- sim, o stage3 deve ser mais rapido (inda não o testei), mas o stage2 não foi assim tão demorado (pensava k ia ser mais)... mas o stage3 é assim tão logo? deêm.me estimativas (o dobro, o triplo, o quadruplo?).

Ainda não percebi a causa de o X não tar a rular... penso que meti tudo direitinho na variavel USES (no make.conf)...

Mais alguma ideia?

Thanks ;)
 
Pah o stage3 começas logo com o sistema a bulir so' tens de fazer os updates depois... Se tens aí o handbook da' para veres as diferenças...

Quanto ao X, ja' lhe fizeste emerge ? Se sim ja' tentaste fazer log out/log in ? 'As vezes a path n se actualiza logo...
 
A diferença entre Stage 1 e o Stage 2 é praí uma hora, se tens um Pentium-M. É fazeres apenas o bootstrap do sistema. Se tens tempo, aconselho.

Em relação às CFLAGS, instala o gcc 3.4 como já foi dito, e tens flags específicas para o teu processador. Isto é o que tenho no meu make.conf (pentium-m também):

Código:
CFLAGS="-O2 -march=pentium-m -mtune=pentium-m -pipe -fomit-frame-pointer"
 
eu faço sempre emerge xorg-x11 e só depois o emerge kde (ou gnome). é provavel que faças emerge do xorg atraves do kde/gnome, mas se não tens o startx disponivel... é melhor fazer um emerge xorg-x11. (se não queres o xfree claro)
 
Última edição:
God_Lx disse:
Temos Gay2 user de serviço ;) Sim eu axo k realmente em termos de tempo/velocidade compensa mt mais meter stage3... Mas tb n tenho nenhum FX-55 para experimentar grandes velocidades ;)


Eu ja fiz num FX-55 e na notei grande diferença em relação ao Pentium M 1.7 do portatil!
Meti o stage 3 mas como sou um nabo em linux demorei smp um bom bocado a instalar td! :004:
 
Antes de sair o GCC 3.4 utilizava o 3.3 com a seguinte linha no make.conf:
Código:
CFLAGS="-O2 -march=i686 -pipe -fomit-frame-pointer"
Recompilei tudo o que tinha (emerge -e world), e acreditem que se nota (e bem) na velocidade de execução. Se antes andava rápido, passou a voar ;)

Em relação a Stage 1 versus Stage 3, acho que compensa mais a primeira. Quem escolhe gentoo, é porque não se importa de perder um pouco de tempo a compilar programas, de modo a deixar tudo optimizado, logo não se importa de demorar mais umas horitas durante a instalação.
Só numa de comparação, aqui vão os meus tempos (tenham em conta que o tamanho do system varia consoante as USE flags).

Stage 1 -> Stage 2 (bootstrap): aproximadamente uma hora (não tenho contagens).

Stage 2 -> Stage 3 (emerge system):
Código:
# emerge -epv system | genlop --pretend
(...)
Estimated update time: 5 hours, 58 minutes.


PS: só como curiosidade:
Código:
# emerge -pv kde | genlop --pretend
(...)
Estimated update time: 8 hours, 24 minutes.
Só o KDE demora mais a instalar que todo o system core :D
 
Última edição:
Obrigadão ao ppl ;)

Penso que já percebi como é k isto funka ;)
Já tinha instalado outras distros (mandrake, redhat, suse, slackware, etc...)... mas nada k se parece-se com a instalação do gentoo...

Cometi alguns erros na instalação:
-> usei 3 partições primárias para linux + 1 windows... resultado: não podia criar mais nenhuma partição :(. Mas foi rapidamente resolvida ;)

-> para os drivers da nvidia... é preciso desactivar 4k stacks para passar a usar 8k stacks

-> Gnome? fiz emerge, mas não o uso... valerá apena?

...penso que estes foram os mais "cruciais" ;)

-------------------------

PrOdG disse:
Código:
CFLAGS="-O2 -march=pentium-m -mtune=pentium-m -pipe -fomit-frame-pointer"
Se não me engano, o -mtune é desnecessario... visto que estás a usar o -march.

Mais uma vez, obrigado a todos ;)
 
Última edição:
Back
Topo