Framework Laptop

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
É um projeto que já é real, mas que é também um work in progress no sentido em que ainda não está disponível fora dos EUA e do Canada.

O objetivo é fazer um portátil em que seja possível atualizar os componentes e seja facilmente reparado em caso de avaria.

Site: https://frame.work/

Pode ser adquirido sem armazenamento, RAM, placa WIFI e sistema operativo.

Reviews:

Ars Technica
Cory Doctorow
Joshua Stein
Notebookchech
PCMag
The Verge

Tem uma serie de portas que se podem mudar que para mim são dongles fixos. Pessoalmente não estou completamente rendido. Pode ser um sucesso ou acabar a ser mais um desastre se a empresa não tiver sucesso. Atualmente o problema é a incapacidade de produção. Não adianta ter uma boa ideia se não conseguem produzir para todo o mundo.
Se as propostas tradicionais forem uma melhor proposta em termos de preço/performance/características/disponibilidade vão continuar a ser preferidas. Neste momento as propostas são com Intel. Será necessário avançarem rapidamente para AMD. Essa capacidade de adaptação não sei se está ao alcance deles.

Mas queria ver este projeto a ter muito sucesso. A ser um excelente produto, a ser compatível com todos os sistemas operativos (refiro-me a FreeBSD, Linux e Windows).
 
Última edição:
Muito interessante o vídeo que desconhecia. Mais de outros pontos de vista do que do próprio portátil em si. Mas isso são outros 500s :D

Não tinha colocado antes mas o ifixit deu-lhe 10/10 em reparabilidade. Essa parte não podia ser melhor.
Eu também queria ver modelos com AMD sem dúvida. Enquanto só tiverem Intel o valor é menor.
 
Acho que estão a desenhar a versão AMD e vais poder trocar a motherboard mantendo tudo o resto :D

Tem uma serie de portas que se podem mudar que para mim são dongles fixos
E continua a ser melhor que ter dongles que ficam pendurados no portátil :D

Se as propostas tradicionais forem uma melhor proposta em termos de preço/performance/características/disponibilidade vão continuar a ser preferidas.
Do que vi, o preço disto é bastante competitivo. PCs com características semelhantes, ficam mais caros.
 
@skandal neste caso quando dizes trocar a motherboard, implica trocar também o cpu e gpu certo?
Já tinha visto umas reviews e achei interessante mas o que mais me faz falta no portátil é o não ser possível fazer upgrade da gpu e não vejo isso a ser possível, infelizmente. Espero estar enganado.
 
Acho que estão a desenhar a versão AMD e vais poder trocar a motherboard mantendo tudo o resto

O Linus dá a entender isso e espero bem que sim. Porque sem terem AMD é complicado.

E continua a ser melhor que ter dongles que ficam pendurados no portátil

Sim e não. Prefiro ter menos espaço ocupado com aquele sistema que usam e lançarem uma dock. Ou terem X portas standard, não é difícil arranjar-se um consenso das portas corretas. Os dongles não são o diabo, isto porque os dongles podem sempre ser usados noutros sistemas. Aquele sistema deixa de ser perfeito se acabas por andar atrás de ti com um leitor de SD que trocas com o HDMI por exemplo.
Não estou a criticar, apenas a dar um exemplo que não há sistemas perfeitos mas aquele é um pouco fechado para o meu gosto ou no mínimo ocupa mais espaço do que o necessário.

Do que vi, o preço disto é bastante competitivo. PCs com características semelhantes, ficam mais caros.

O preço competitivo consegue-se com produção em massa e o Linus deu uma boa aula do desafio. O dia para ouvir aquele vídeo é bom porque hoje estamos com o fórum mais lento basicamente porque não temos €€€€€studos :D (Foi um aparte)

@skandal neste caso quando dizes trocar a motherboard, implica trocar também o cpu e gpu certo?
Já tinha visto umas reviews e achei interessante mas o que mais me faz falta no portátil é o não ser possível fazer upgrade da gpu e não vejo isso a ser possível, infelizmente. Espero estar enganado.

Podes trocar o CPU mas eles não fazem milagres. O socket é diferente logo tem que ser outra motherboard. Depende. O GPU está no próprio CPU? Atualmente nem sei como está a situação das gráficas dedicadas, é melhor não dizer nenhuma asneira, que é as que estás a querer perguntar.
 
Gráficas mobile é sempre muito complicado basta lembrar o mxm e mxm2. Teoricamente flexível mas na prática placas carissimas e cada um fazia o pcb à sua maneira.

Por enquanto só igpu e duvido que mudem, mais vale apostar num gpu externo
 
Acho que há algo que ainda não foi referido e que, consoante o uso, pode ser importante. Ele tem um ecrã com um rácio 3:2, que, dentro do que existe nos dias de hoje, acho que é o melhor rácio para Portáteis de trabalho.
16:9 pode ser bom para Gaming e Filmes, mas é mau para o resto. 16:10 é melhor, mas 3:2 é preferivel. O problema é que 16:10 e 3:2 são mais raros e muitas vezes, não são colocados nas Linhas Profissionais.
 
Back
Topo