Técnica Fotos HDR

Mudas para spot metering, em vez do ponderado ao centro ou matricial que é o habitual e escolhes o ponto de foco na zona que queres medir. Tiras uma foto com o ponto de foco nas sombras mais carregadas, depois mudas o ponto de foco para a zona mais clara e de seguida até podes tirar uma foto "normal". Assim à partida tens a informação toda que precisas.
 
Última edição:
Mudas para spot metering, em vez do ponderado ao centro ou matricial que é o habitual e escolhes o ponto de foco na zona que queres medir. Tiras uma foto com o ponto de foco nas sombras mais carregadas, depois mudas o ponto de foco para a zona mais clara e de seguida até podes tirar uma foto "normal". Assim à partida tens a informação toda que precisas.

Então ao fazer isso não faz falta dar a compensação de -1,-2,-3 EV e +1,+2,+3?
Ou faz-se a mesma tirando 3 ou 5 fotos e fazendo isso?
 
Fazendo o que ele disse em princípio já deves ter o suficiente e não necessitas de fazer variação de EV's, porque uma com metering nas zonas escuras + uma com metering nas zonas claras + outra com metering matricial vais ter: foto com as zonas claras 'estouradas' e zonas de sombra 'normais' + foto com zonas claras 'normais' e zonas de sombra muito escuras + foto que seria o 'normal' aka zonas claras um pouco claras e sonas escuras um pouco escuras.

A variação da luz entre as 3 deve ser mais que suficiente para HDR, e até deve ser maior que uma diferença de 2EV entre elas - também dependendo da luz e consequentes sombras de onde estejas a tirar a foto.



Isto digo eu.. do muito pouco que sei.
:)
 
Metering:
Metering is a process which involves the camera taking a light level reading from the scene and selecting the appropriate combination of aperture and shutter speed to set the required exposure value. Various modes are offered to allow the user to select the most suitable one for the specific lighting conditions These can then be changed manually via use of exposure compensation metre if required. There are various types of metering which can be set, and these change the way the light levels are read by the camera.

[...]
Spot metering
Spot metering takes a reading from a very small part of the image (between 1 and 5 per cent), and ignores the exposure of the rest of the scene. While this area is usually in the middle of the scene, some cameras allow the user to select a different part of the image from which to take a reading, or to recompose the shot after taking a reading. Spot metering is good choice for high contrast and backlit scenes but needs to be used with care, and aimed at an area that will form the mid-tone part of the final image.
fonte

Depois tem lá a explicar sobre o metering ao centro ou matricial/zona.
E exemplos de fotografia com os diferentes metering.

Nas definições da máquina tens lá como queres o metering.

Se experimentares o spot metering - mantendo sempre o mesmo enquadramento - colocando o metering numa zona escura/de sombra e depois experimentares colocar numa zona clara/com muita luz percebes a diferença.
 
Última edição:
No caso estava a falar de tirar as fotos para o mesmo sítio/enquadramento, até porque a 'técnica' referida pelo Almeida100 - HDR a partir de 3 fotos, duas com metering em zonas com diferente luminosidade mas dentro do mesmo enquadramento e uma com metering matricial/zona, requer tripé.
 
creio que algumas maquinas permitem definir o spot metering no ponto de AF activo, mas a grande maioria nao permite...

se tens de mover a maquina (e consequentemente o enquadramento) para conseguir colocar o ponto de metering sobre outra zona, de que te serve o tripé?
 
Pois, na minha 'amostra de máquina' pelo que pesquisei o spot também é ao centro.

O metering costumo ter sempre matricial - no caso da minha máquina: multi - e apesar de ser 'multi' acho que dá prioridade ao metering na zona do AF [mas tenta não 'estourar' zonas com mais luminosidade].
Como me parece que a máquina faz isso, pensei que houvesse mais margem de manobra no spot metering, embora na verdade nunca tenha experimentado, acho.


Por acaso fiquei um pouco curioso, quando tiver tempo a ver se testo o metering em multi com o foco em zonas com diferentes luminosidades para ver como fica e se dá para fazer HDR..
:)
 
Metering_Icons__hero.jpg


O metering é representado por estes ícones. Alteras no botão da esquerda:

topcontrols.jpg


Mas sem spot ligado ao ponto de foco não dá para fazer o que disse. Pensei que o módulo AF da 5D III tivesse isto, mas afinal só nas 1D e 1Ds.
 
Podes sempre fazer o spot usando o ponto central nas zonas que queres medir, tomas nota dos valores e depois com a máquina no tripé e em modo manual tiras as fotos com os valores que obtiveste.

Ou então cagas nisto tudo e fazes -3, 0, +3. :D
 
Back
Topo