Técnica Fotografia para apresentação TV

Não vejo onde está a confusão.
A tal imagem que sugeres como exemplo com os tais 3000x5400 vai ser a mesma coisa seja num ecran de 22" seja num de 50". tenha sido usado o valor 72 ou 300dpi.
Aqui estamos de acordo.

Na segunda parte falas em imprimir em papel. Aqui sim o dpi tem importância pois vai estar directamente relacionado com o tamanho final, por cada polegada...x pixels. Por isso mesmo tenho dito que para ver no ecran não há necessidade de tanto calculo em redor dos dpis. É claro que não se vai digitalizar a 25dpis como é óbvio isso são valores que não se devem considerar, da mesma forma que não se fotografa com a resolução mais baixa numa reflex, no entanto ela tem lá essa opção, mas ninguém no seu perfeito juízo vai escolher essa opção tendo outras resoluções maiores para escolher.
Também aqui me parece que estamos de acordo

Quanto ao digitalizar o original em papel o que tenho tentado dizer é que pouco importa se ele usa 72 ou 300. É claro que não vai usar 25, nem precisa usar 600!
É claro que pode encontrar o valor correcto, mas para quê? Para o ecran dele? Se for ver as fotos noutra tv, já vai precisar de outros valores.
Deve trabalhar com um valor seguro que sirva qualquer ecran onde venha a ver as fotos e quanto a mim se o original estiver em boas condições e a digitalização for feita com qualidade eu creio que sejam 72 ou 300 acaba por ter um resultado que satisfaz.
Partindo do principio que o original não tem menos de 10x15, provavelmente ate tem mais, mesmo com 10x15 a resolução obtida 1125x750 com os tais 75dpis que referes acaba por ser suficiente.

Também aqui não vejo onde estamos em desacordo.

E volto a repetir desta vez de forma mais detalhada para não criar confusão: A solução é simples. É digitalizar e está feito. E esquecer o resto.
E quando digo isto parto do principio que a pessoa tem os conhecimentos minimos para digitalizar uma imagem e que não vai usar 25dpis de valor.


Agora voltado ao inicio do tópico se fosse na era dos ecrans CRTS toda esta conversa não teria acontecido porque ver imagens num crt ate fazia chorar da vista.
Como tal qualquer apresentação desse tipo que precisasse de fazer fazia em video.
Hoje com lcds e afins a imagem surge no ecran na perfeição mas continuo a achar que passar tudo isso para video com software dedicado (uso o imaginate da canopus) acaba por resultar numa apresentação muito mais agradável para quem está a ver.

fiquem bem
 
bem, ou és muita teimoso ou não estás a perceber... já exprimentaste fazer as contas?

se o original tiver 10cm por 15cm (que é um tamanho standard por cá e tens de converter para inches antes de fazer a conta aos DPIs), se efectuares o scan a 75DPI, vais obter uma imagem com 292x442pixels

Achas que uma imagem com 292x442px é suficiente para mostrar em full screen num ecra full hd?

mesmo que a foto estive em 10x15 inches ao usar 75DPI para ficar com os 1125x750, nem isso seria ideal, já que teria de fazer upscale de 1125px até 1920px (quase o dobro).

se a imagem estiver em 10cm por 15cm (sensivelmente A6), 300DPI seria um valor aceitavel. para uma imagem em A4, 150dpi.
 
Última edição:
O que eu disse anteriormente é totalmente válido e é mais ou menos o mesmo que tu dizes.

exemplos teus:

"se tiveres uma imagem 10x15 (inches), se scanares a 300DPI vais ficar com uma imagem 3000x4500 pixels
se tiveres uma imagem 10x15 (inches), se scanares a 75DPI vais ficar com uma imagem 750x1125 pixels


se as fotos que ele tem estiverem a 10x15, se usar 150DPI fica com imagens de 1500x2250, que são suficientes para um monitor full HD "

Ou seja neste caso 75 ou 300dpis vai servir como tenho afirmado. Apenas comentei o que escreveste.
Achei estranho contradizeres as minhas afirmações e agora percebo que querias provavelmente dizer cm e não polegadas num post anterior.
Creio que fica esclarecida a confusão.


Fiquem bem
 
concluindo toda esta discussão, se ele tem o original em 10x15cm, deve fazer o scan a 300DPI para obter uma imagem de dimensão aceitavel para apresentar a fullHD.

75DPI é insuficiente estando a foto original a 10x15cm ou 10x15 inches.
 
Back
Topo