Guia Fazer undervolting ao CPU do seu portátil - CPU's AMD

jonny__27

Banido
on a side note: reparei que durante este mês saiu o k10stat 1.54. Vou testar, e se algo de importante foi adicionado ou alterado, adiciono aqui.

Já me tinham sugerido criar um tópico em separado para esta questão, mas sinceramente o tempo foi passando, e nada. Agora que tenho algum tempo livre, porque não?

Visto que têm existido alguns problemas com o undervolt e processadores AMD, criei este tutorial, que torna o mesmo possível nestes cpu's, usando o software K10Stat. Em todo o caso, não se esqueçam que, para dúvidas sobre undervolt em geral, ainda têm o tópico principal.

Mas vamos então ao que interessa.

Em primeiro lugar, porque é que isto foi sequer criado, se já existe o RMclock? Simples, como já devem ter reparado, o RMclock não suporta vários processadores recentes, neste caso particular, os da AMD, e o K10Stat foi criado precisamente por essa razão. Com ele podemos finalmente fazer undervolt nos CPU's da série Puma/Griffin (RMxx, ZMxx) e seguintes (como por exemplo o Phenom II X3 N830).

Pois bem, ao abrir o K10Stat (em Vista ou 7, sempre como Administrador, no XP é só abrir e andar) deparamo-nos com esta janela (no separador Info):

b2bRG.png


Como podem ver, este é o separador principal, que contém variada informação importante. Este será muito importante, para poderem confirmar que tudo no vosso undervolt está a correr bem, mas para começar, recomendo que tenham sempre em conta os seguintes:

R7Q6T.png


-A vermelho, estão as frequências (em Mhz) do vosso AMD. No meu caso, uso um triple core (3 cores num CPU), e como podem ver, cada core do processador trabalha independentemente dos outros. Por exemplo, se for apenas necessário um core para determinada tarefa, apenas esse funciona com todo o seu potencial (no meu caso, a 2100Mhz), enquanto que os outros ficam apenas "a meio gás".
-A azul, está a voltagem, ou seja a energia que chega a cada core, sendo isto aquilo que queremos alterar (neste caso diminuir o mais possível). Não sei se repararam, mas apesar de as frequências serem diferentes entre os cores, a voltagem que chega para todos é a mesma (no meu caso a máxima). Para já não se preocupem com isto, mais à frente irei explicar o porquê disto.
-A verde temos o CPU Load, nada de muito complicado, simplesmente a carga de funcionamento de cada core.
-Por fim a amarelo temos a temperatura. Self explanatory, mostra a temperatura de funcionamento do processador.

Isto é a informação essencial desta janela. Será muto útil para verificar se tudo se processa bem, e se as alterações de voltagem e frequência estão correctas. Vejam esta diferença entre o processador em funcionamento, e praticamente parado (em idle):

b2bRG.png
6q68w.png


Pois é tudo muito bonito, mas vocês perguntam "Então oh Jonny, como é que ele passa de uma frequência para a outra, e tem frequências e voltagens diferentes?". E eu digo "Boa pergunta, pois assim já vamos chegar onde queremos."

Os processadores AMD têm vários planos de funcionamento, chamados P-States (fixem esta expressão, pois vou usá-la muitas vezes). Cada um deles tem uma voltagem e frequência definidas, e estes vão sendo usados consoante as necessidades. Por exemplo, se é necessário mais poder de processamento, é definido um P-State com uma frequência mais elevada. Por outro lado, quando o CPU passa para idle, é usado um P-State de valores mais baixos, e por aí fora. Vejam os exemplos em cima, quando precisei de mais poder de processamento, foi automaticamente definido o P-State máximo (2100Mhz, à voltagem de 1.15V), quando passei para idle, foi definido o P-State mínimo (800Mhz, a 0.8625V).
Nesta imagem (já no separador P-State) podem ver tudo isto que expliquei. Antes de mais, não se assustem com a quantidade de informação, aqui só vão precisar de meia dúzia de campos:

ydxzC.png


Como podem ver, no meu caso, possuo 5 P-States (do P0 ao P4), cada um com determinado valor de frequência e voltagem. E é aqui que chegamos ao fundo da nossa questão: Para o undervolt se processar, temos de definir novos valores de voltagem (e se desejarem, frequência, mas já lá vamos) para cada P-State.

(parte 2 no próximo post)
 
Última edição:
Vamos lá. Parte 2:


Íamos começar a brincar aos undervolts propriamente ditos. Vou começar novamente por dividir e explicar o que é necessário nesta janela:

7qrVN.png


-Temos a vermelho os P-States. Eu tenho 5 P-States, a maioria terá apenas 3, mas alguns CPU's possuem só 2, ou então 7(!!!) P-States. É aqui também que escolhem aquele que querem alterar. Quanto aos botões ao lado, com os valores de frequências, e com "auto" em baixo, irei explicar mais à frente.
-No que está a azul, é onde fazemos todas as alterações. O que nos vai interessar aqui, é apenas o campo "CPU Voltage", aqui é que vamos alterar a voltagem em si. FID também pode ser importante, neste caso se quiserem também alterar a frequência.
-A verde temos o campo "Profiles". A maioria não vai precisar disto, mas também poderá ser útil, pois podemos guardar valores diferentes para cada ocasião. Por exemplo, dentro do Profile1 guardamos valores de voltagem X, no Profile2 guardamos valores Y, e assim podemos alternar rapidamente entre eles, se necessário, escolhendo apenas a Profile correspondente.

Let's get down to business, shall we? Tudo o que temos de fazer, é escolher qual dos P-States queremos alterar, e em cima, escolhemos o valor de voltagem desejado:

phk80.png


Atenção que, ao alterar a voltagem, ela é alterada apenas no P-State seleccionado. A partir daí, seleccionam outro P-State, definem a nova voltagem para esse, e por aí fora. Depois de escolherem os valores que desejam em cada um, clicam em "Aplicar" ou "OK" (prefiro Aplicar, pois prefiro manter o programa aberto), e voltem à janela Info, para verificar se está tudo bem, e se os valores estão consoante o que definiram.

O básico está coberto. Apenas isto chega para o Undervolt, mas há muito mais por onde mexer. Para isso é que, enquanto estiver aberto, o ícone do K10Stat aparecerá em baixo, ao lado do relógio:

wxG8g.png


Vamos lá ao que precisam de saber:

sQXoK.jpg


Enable Clock Control: O próprio K10Stat irá controlar os P-States do processador. Recomendo vivamente esta opção

NwdL1.jpg


Change Profile: Lembram-se das Profiles, de que falei anteriormente? Aqui podem alternar entre elas rapidamente.

bkHqw.jpg


Control Function: Aqui podem alterar o controlo dos cores entre si. Por defeito, está no modo Unganged. Isto quer dizer que cada core é controlado independentemente (aquilo que mostrei na 1ª parte do tutorial). Existem outros, mas têm uma explicação rápida do que cada um faz, por isso, nada como experimentar. Já agora, porque é que, em cima, na 1ª parte, as frequências são diferentes para todos, mas a voltagem é a mesma? Em certo CPU's, a voltagem é atribuída independentemente, com a frequência. Em outros (como este) baseia-se no core com carga mais elevada para dar a mesma voltagem para todos, apesar de as frequências serem diferentes.

Id9sh.jpg


Lock P-State: Se não quiserem que os P-States estejam sempre a ser alterados, podem usar uma destas opções para que apenas este ou aquele P-State seja usado. Novamente, a imagem fala por si. O separador P-State tem uma versão mais avançada disto:

zfcuM.png


Querem bloquear o Core0 a 800Mhz, o Core1 a 1500Mhz, e o 2 a ser controlado automaticamente? No problem.

hXPIk.png


Já agora sempre que iniciarem o vosso pc, têm de abrir o K10Stat. Para o undervolt funcionar, têm de fazer isto, activar o Clock Control, e escolher a Profile desejada.





Cá está. Tudo o que é necessário para pôr o K10Stat a funcionar. Espero que seja do agrado de todos.

ps. Podem reparar que, por vezes, o ícone do K10Stat apresenta cores diferentes. Leiam o Readme que vem incluído com o programa, está la tudo explicado.
 
Muito bom guia sim senhor.

Fácil leitura, imagens ilustrativas, parece-me simples de seguir.
E tens um avatar da Pinkiepie só por isso mereces mais elogios hehe
 
Tenham cuidado que se abusarem podem lixar o SO.
Pode não arrancar por ter memorizado de alguma forma o valor com que tinha ficado da ultima vez ( ao bloquear e desligar pelo power ), sendo que eu só conseguir arrancar por outro S.O para anular a javardice.

Vão deixando feedback do valor mais baixo (seguro) que conseguiram.
Eu consegui nos maximos 1,185V, sendo que aos 1,17 freezou simplesmente, posso assim dizer que o AMD E350@1,2V é um valor estável para este CPU.

Cumprimentos
 
Tenham cuidado que se abusarem podem lixar o SO.
Pode não arrancar por ter memorizado de alguma forma o valor com que tinha ficado da ultima vez ( ao bloquear e desligar pelo power ), sendo que eu só conseguir arrancar por outro S.O para anular a javardice.

Vão deixando feedback do valor mais baixo (seguro) que conseguiram.
Eu consegui nos maximos 1,185V, sendo que aos 1,17 freezou simplesmente, posso assim dizer que o AMD E350@1,2V é um valor estável para este CPU.

Cumprimentos

Ao reiniciar os valores não são memorizados. Por isso é que disse, no tutorial, que é preciso iniciar o programa e as definições manualmente a cada arranque.

Já agora, no Xp consigo pô-lo a correr automaticamente, já a carregar as definições e tudo. No Vista e no 7 ainda não descobri como, talvez por culpa das permissões de administrador.

Quanto aos valores que conseguiste, opá, há cpu's e cpu's, uns são feitos com melhores bocados da "bolacha", outros com pior. No meu Phenom, por exemplo, consigo baixar 0.1V em cada P-State, e no último (a 800Mhz) consigo mesmo ir mais longe e baixá-lo para 0.75V, o valor mínimo que a maioria dos cpu's AMD permite. Mas de qualquer forma esse cpu já é optimizado para baixo consumo, por isso não deve haver muito por onde baixar.
 
Última edição:
Back
Topo