Como Fazer Dúvida: RAW

aspire20

Power Member
Boa tarde. Tenho 1 dúvida que gostava que me pudessem ajudar. Alias se me estiver a expressar mal gostava que me corrigissem.
Eu ando a fotografar em raw e estou a fazer pp no dpp e lightroom (mais neste). Acho que estou a safar-me mas tenho 1s problemas:

Acho que algumas vezes tenho necessidade de ter 1 base em JPEG para comparar com raw. Faz algum sentido esta minha necessidade?
Vou tentar explicar melhor: olho para o preview na camara qdo tiro a foto e vou ajustando e repito a foto;depois qdo chega a casa a olhar para RAW vejo que não tem semelhanças com o preview. Sei que tal é completamente normal, assim que funciona RAW.
Mas qdo vou editar às vezes tenho a sensação do que estou a fugir à verdadeira imagem que pretendia. Como estivesse a maquilhar demasiado a imagem. Não gosto nada de exagerar na edição.

Eu não quero ser desajeitado: saber que chego a casa e "ah eu arranjo isto depois". Se calhar tendo JPEG me obrigaria a ser mais exigente ao tirar fotos, não sei. Que acham?

Faz sentido fotografar em RAW+JPEG neste caso ou ainda sou mto iniciante para compreender tais subtilezas e continuo só com RAW?

Obrigado e abraço.
 
O jpeg também é interpretação da máquina, e mediante os settings ou condições pode não ser muito bem o que estás a ver.
Não sou o user mais expert para te recomendar, só posso dizer como faço, tiro raw+jpeg média "qualidade". Em muitas situações até fica bem logo o jpeg e não preciso de editar, se precisar de editar alguma pego no raw e siga...
Cumprimentos.
 
Obrigado pela resposta. Acho que tb vou começar a fazer isso: raw+jpeg

A minha principal razão para agora fotografar tb em jpeg é ter algo para comparar qdo estou a editar raw. Muito sinceramente não sei se é boa razão ou se estou a pensar mal.

Obrigado.
 
A não ser que tenhas pressa de ter um JPEG "pronto a usar" assim que tiras a foto é melhor esqueceres os JPEGs da máquina. Com o DPP deves conseguir um JPEG exatamente igual ao que terias na máquina, com o LR talvez não. Mas como foi dito, esse JPEG é apenas "mais uma interpretação do RAW" pelo que a sua importância é muito relativa. É preferível aprenderes a usar o LR para dar as fotos a interpretação que tu achas a mais correta.
 
Eu desde que experimentei RAW, não uso outra coisa. Mesmo para fotos no dia a dia, dá imenso jeito para corrigir algumas exposiçoes e caso a foto esteja perfeita basta no Lightroom converter para JPEG.

Quanto as correções de cor, faço a olho e como acho que fique bem.
 
Obrigado pela resposta. Acho que tb vou começar a fazer isso: raw+jpeg

A minha principal razão para agora fotografar tb em jpeg é ter algo para comparar qdo estou a editar raw. Muito sinceramente não sei se é boa razão ou se estou a pensar mal.

Obrigado.

Não precisas do jpg para nada, quanto estas a meio de uma edição basta carregar na tecla ao lado esquerdo do 1 e vês a imagem no seu estado original, assim podes comparar e ver se estas no bom caminho
 
Vou tentar explicar melhor: olho para o preview na camara qdo tiro a foto e vou ajustando e repito a foto;depois qdo chega a casa a olhar para RAW vejo que não tem semelhanças com o preview. Sei que tal é completamente normal, assim que funciona RAW.

Só uma coisinha mais, depois de tudo o q foi explicado voltei a ler o problema que dizes sentir, e não será isto um provável problema com a calibração do ecra que estas a usar?
é que eu nunca senti assim uma diferença considerável que entre o RAW e o JPEG que me faça voltar atrás para confirmar, tendo tambem a noçao que o tipo de ediçao que faço é diferente do que procuras, segundo a descrição.
 
Bom Dia

Compreendo perfeitamente a questão e o que tenho a dizer é o seguinte o JPG é automatizado pela maquina. Dito isto é uma automatização técnica e não artística . É normalmente seguro confiar nos elementos automáticos da maquina se quiseres uma foto "arredondada" á realidade mas pela minha experiência a arte vale mais e há um ajuste no raw ( em particular) que a meu ver, muda logo tudo " artisticamente" que é o white balance. Já por isso aparece em primeiro nas opções.


Dependendo do objectivo das tuas imagens eu diria trabalha o raw guiado pelo teu instinto e não deixes a maquina limitar a edição/imaginação deixando de fora um outro espectro de possibilidades. Mesmo que não gostes de editar muito uns kelvin a mais ou a menos atribuem á foto uma outra linguagem. Tira proveito disso imho :P
 
Só uma coisinha mais, depois de tudo o q foi explicado voltei a ler o problema que dizes sentir, e não será isto um provável problema com a calibração do ecra que estas a usar?
é que eu nunca senti assim uma diferença considerável que entre o RAW e o JPEG que me faça voltar atrás para confirmar, tendo tambem a noçao que o tipo de ediçao que faço é diferente do que procuras, segundo a descrição.

O meu ecrã nao é grande coisa mas sinceramente acho que mais por ser iniciante nestas coisas.

Bom Dia

Compreendo perfeitamente a questão e o que tenho a dizer é o seguinte o JPG é automatizado pela maquina. Dito isto é uma automatização técnica e não artística . É normalmente seguro confiar nos elementos automáticos da maquina se quiseres uma foto "arredondada" á realidade mas pela minha experiência a arte vale mais e há um ajuste no raw ( em particular) que a meu ver, muda logo tudo " artisticamente" que é o white balance. Já por isso aparece em primeiro nas opções.


Dependendo do objectivo das tuas imagens eu diria trabalha o raw guiado pelo teu instinto e não deixes a maquina limitar a edição/imaginação deixando de fora um outro espectro de possibilidades. Mesmo que não gostes de editar muito uns kelvin a mais ou a menos atribuem á foto uma outra linguagem. Tira proveito disso imho :P

É tb me parece que seja isso que tenha de fazer.

Muito obrigado pelas respostas e pela ajuda.
 
O que aconteçe é que podes perder anos a editar as fotos e depois vais a imprimir e ups... ou vais ver noutro pc nada a ver... daí ser importante ter o monitor decentemente calibrado ( depois se impressões ou veres noutro pc for diferente o problema não é teu... directamente ( não vou falar de profiles de cor a nivel de impressão).

Depois julgo que depois de usar raw não vejo beneficios em tirar em jpgs... ( prefiro nem tirar as fotos) Eu fotografo em raw o mais deslavado possivel, e quando tiro uma foto e me parece brutal sei que com uns ajustes certos fica de outro mundo :-) .

Com isto não digo que se devam desmazelar com o WB ou com a exposição certa... Pois quanto mais perfeita estiver a foto menos trabalho têm depois na edição. ( prefiro passar horas a fotografar que editar), mas gosto de recuperar detalhes por exemplo nas sombras que com o jpg´s não ia conseguir buscar (estando a foto com a exposição correcta a nivel geral).
 
Desculpem "desenterrar" este tópico, mas tendo feita pesquisa e não tendo encontrado respostas à minha dúvida, aproveito este tópico para colocar minha questão.
Todos os tópicos aqui no Zwame que abordam o formato RAW falam sobre máquinas reflex. Não abordam os telemóveis que conseguem fotografar neste formato. As fotos RAW feitas com máquinas reflex equiparam-se às fotos neste formato conseguidas pelos telemóveis de hoje em dia?
Obrigado.
 
regra geral em raw consegue-se melhor qualidade de imagem numa reflex do que num telemovel, fruto da combinação de lentes e sensor maior.

a nivel de processamento de imagem (jpg) o smartphone é muito potente, daí que até se consiga resultados bastante satisfatórios se as condições forem boas.
 
As fotos RAW feitas com máquinas reflex equiparam-se às fotos neste formato conseguidas pelos telemóveis de hoje em dia?
Obrigado.

As fotos são semelhantes no sentido que nenhuma(ou pouca) informação é processada ou comprimida.

Teres o ficheiro RAW permite em pós-produção trabalhar a imagem muito melhor do que uma foto que já foi processada e "cuspida" pela camera/telemóvel.

Ou seja, tens as mesmas possiblidades de melhoramento que uma maquina em RAW, mas a qualidade "base" continua a ser a mesma que um telemóvel.
 
Certo. Percebi. Vou experimentar depois tirar algumas fotos em RAW no meu telemóvel para ver aquilo que consigo desenvolver posteriormente. Obrigado a ambos.
 
Back
Topo