Discussão dos Resultados fiscais da Apple

Pode ser uma explicação. Não sei até que ponto influencia o utilizador comum a não comprar. Como pode ser visto atualmente ter um produto Apple na China. A Apple recentemente teve que remover da store o WhatsApp e o Instagram se não me engano a pedido do governo. Sem dúvida que é mais fácil ser uma Huawei na China atualmente.
 
Neste caso especifico, segundo os analistas, não é falta de dinheiro. É a concorrência.

  • China’s smartphone sales grew 1.5% YoY and 4.6% QoQ in Q1 2024, marking the second consecutive quarter of positive YoY growth.
  • Huawei stood out as the best performer among all OEMs during the quarter, enjoying 69.7% YoY growth; HONOR also saw double-digit growth.
  • vivo took the top spot followed by HONOR and Apple.
  • Apple’s sales dropped 19.1% YoY in Q1 as Huawei’s comeback directly impacted the premium segment.
  • The market is expected to see low single-digit YoY growth in 2024.
 
Na China fazem à Apple, aquilo que no Ocidente fazem à Huawei, nada de anormal. No mais, acho perfeitamente normal se as vendas da Apple quebrarem. Por mais que tenham um produto maduro, fiável e com grande integração, o nível de R&D tem sido muito baixo. Os últimos iOS têm sido só aprimoramentos, sem grandes novidades e os últimos iPhones também com poucas coisas novas, chega uma altura que as pessoas cansam.
Digo isto como apreciador de tecnologia e não como anti Apple nem nada disso, pois até tenho ecossistema Apple.
 
Para quem não sabe, os iPhones foram banidos dos edifícios governamentais na China. A quebra de vendas não é explicada apenas pelo mercado livre (na China lol), pela concorrência e pela lei da oferta e da procura. Há muita politiquice e guerras comerciais pelo meio.
 
Eu tenho o 12 mini e estava a pensar fazer o upgrade para o 15 pro este ano, mas depois comecei a ponderar o upgrade que iria fazer e quanto ia custar e decidi mudar a bateria do 12 mini e aguentar pelo menos mais um par de anos.
Verdade seja dita, mais facilmente mudava para um Galaxy S24, qualquer modelo, do que para o novo iphone 15, modelo correspondente. Só não considero ainda mudar para android porque tenho um Watch 7 que ainda me dura mais uns anos e quero rentabilizar o preço que dei por ele. Mas lá está, daqui a 2/3 anos, vou pensar sinceramente que eco sistema vou adotar para os anos futuros.

O 15 normal é estupidamente caro quando se compara com o que os outros fabricante fornecem pelo mesmo preço. Ecrã com 60Hz, câmaras abaixo da média, etc.

A questão da fiabilidade do iOS, na minha modesta opinião, já não é uma vantagem. Veja-se o tópico do iOS 17 e dos problemas que tem, ainda se está à espera de um update que resolva o problema do touch do ecrã, a bateria nesta última atualização voa sem motivo.

A fotografia antigamente era claramente superior à concorrência, hoje em dia nem isso se destaca. Não só pelo zoom mas também pela qualidade das fotos.

Acho que a Apple anda a dormir à sombra da bananeira há algum tempo, e está na altura de dar um abanão ao que oferece. Aumentar os preços só porque sim, sem acrescentar nada de valor, é uma estratégia que pode resultar no curto prazo, mas é um tiro no pé no longo prazo.
 
Pessoalmente se não fosse sobejamente preferir o macOS ao Windows já tinha mudado para o Android. Um sistema fechado trás algumas vantagens, mas com o sucesso e a pressão dos accionistas para mais lucros, tem tendência a ficar ainda mais fechado e a custos para lá da sua competência. O SJ conseguia manter o meio termo pois gostava bastante da academia, tinha uma visão tecnológica … o TC não tem a mesma escola nem visam tecnológica.

Veja-se por exemplo que foi atrás do Elon Musk com os carros automáticos e eléctricos … projeto falhado. E o Vision Pro vai ter o caminho do Newton a tais preços. Por outro lado perdeu o comboio do AI faz anos. Entretanto lançou um serviço de TV a adicionar a tantos outros que já existem para resolver tecnologicamente não se sabe o quê. É um tipo excelente para espremer limões mas não sabe o que criar. Os limões que o SJ deixou tinham muito muito sumo, deixou muito caminho para cultivo, mas já não dá para espremer muito mais.

Enquanto o TC espremia os limões a competição bem ou mal criou uma série de coisas inovadoras bastante interessantes.

Vamos ver.
 
Última edição:
Prevejo que em 3 anos o número de activações decresça mais de %40 nos EUA face a 2023. Ele já percebeu isso, como tal pretende estancar a potencial sangria comprando os direitos televisivos do campeonato do mundo de futebol nos EUA, uma mega campanha de Marketing.
 
Última edição:
O mercado está saturado de smartphones e a longevidade dos iPhones é enorme. Isso atua contra a própria Apple mas eu prefiro assim. Se não tivessem acabado com os updates eu até era capaz de ter mantido o iPhone X mais um ano.

O Apple Vision Pro é o melhor dispositivo mas é difícil de justificar. Eu continuo a defender um equipamento só para ver media, Apple TV e desporto. Ter um ecrã gigante daqueles e poder estar na primeira fila era qualquer coisa. Para quem gosta de NBA era um fenómeno.

Mas concordo que está um pouco perdida. Eu não partilho, ainda, a visão do @Trance sobre o IA. Esperar para ver. Estão atrasados? Sim. Ver o que sai agora do dia 7 (se fossem anunciar apenas iPads não fazia sentido uma apresentação ao vivo), e/ou a WWDC.
 
Back
Topo