Disco externo MacBook pro

Ora viva,

Venho aqui expor uma dúvida que é a seguinte, eu tenho um MacBook pro M1 de 500gb, sou designer e tenho um disco externo com 4tb, trabalho diretamente no disco, ou seja os trabalhos que faço/edito estão alojados no disco externo. Agora vem o "problema" para um computador novo e com 16gb de RAM acho por vezes um pouco lento, eu penso que seja por estar a trabalhar em ficheiros a partir do disco externo, então estava a pensar adequirir um SSD externo a ver se isso melhorava, acham que faço bem?
Não tenho os ficheiros diretamente no Mac porque já passam os 500gb.

O disco que tenho é um:
SEAGATE - Maxtor M3 Disco Externo 2,5P 4TB USB 3.0

Estava a pensar adquirir o seguinte:
Samsung 980 PCIe 3.0 NVMeTM M.2 SSD
+ Caixa asus
ROG Strix Arion M.2

Acham que me compensa?
Existe alguma outra opção?


Obrigado pela vossa atenção.

 
Os ficheiros relativos ao projecto que estás a trabalhar ultrapassam os 500Gb ou referes-te aos ficheiros de todos os projectos?

Elaborando, é óbvio que o que deves fazer é utilizar o portátil para desenvolver o trabalho e depois armazenar os projectos no disco externo. A esse respeito, se o HDD avariar tens backup dos ficheiros noutro sítio?
 
Última edição:
Refiro-me à totalidade de ficheiros, eu poderia sempre trabalhar com um ficheiro alojado diretamente no disco do mac, mas o disco externo é sempre necessário pois tenho lá muitas coisas que me são úteis para os trabalhos e até uma simples pesquisa no disco externo se torna um pouco lenta.
Resumindo, quero fazer um upgrade ao disco externo.
 
Resumindo, quero fazer um upgrade ao disco externo.
Ok. Eu estou fora do mercado pelo que não consigo recomendar algo em particular, mas se o que procuras é desempenho eu iria para uma dock com Thunderbolt 3/ USB 4.0. Se mais ninguém se pronunciar, o fórum tem uma secção própria para a aquisição de hardware.