Devo formatar o mini PC beelink s12 pro

Nmaster88

Membro
Adquiri um mini PC beelink s12 pro

Já tenho este mini PC há uns meses e estou a pensar dar-lhe uso, nomeadamente para correr serviços e usa-lo como servidor.

Já li que estes mini pcs costumam vir cheios de bloatware e quem sabe o que mais. Isto faz-me lembrar certos smartphones que vêm carregados de aplicações inuteis que não se conseguem desinstalar sem root access ao SO.

Alguém com experiência no uso destes pcs e como se devo proceder ao seu uso e instalação? A primeira coisa de devo fazer é um formatar do SO? Algum guia que aconselhem?

Relembro que já vem instalado com o Windows.
 
Boas,
Por acaso esses mini pc não trazem tralha como os tlm. Pode-se desconfiar é se o windows é 100% stock ou se trás algum "brinde".
Podes formatar à vontade, a licença já está registada.
Crias uma pen de boot com o Windows Media Creation Tool depois fazes boot pela mesma e segues os passos normais.
 
Se lhe vais dar uso como servidor/homelab, esse windows não te serve de nada. Aconselho o unraid (é pago), mas tens casaOS, umbrelOS, TueNAS, entre outros a correr os serviços em docker.
 
eu comprei um Beelink Ser5 e nem sequer o deixei ligar à net com o windows 11 que já trazia instalado... pode ser paranóia, mas enfim

como também não gosto de windows 11, instalei a minha versão lite do windows 10

duas coisas boas:
1. como a máquina já vem com uma licença de W11, o W10 foi automaticamente ativado assim que liguei à net
2. todos os drivers funcionaram no W10
 
Back
Topo