Cópia de segurança de uma base de dados

QueshaBrk

Membro
Olá malta, tenho aqui uma pergunta de escolha múltipla para a qual não tenho resposta e ainda não consegui mesmo perceber o q se pretende com isto.
Atenção que já li bastantes vezes e ainda não consegui perceber a lógica por detrás desta pergunta e qual a resolução.
Basicamente a pergunta é esta:

Pretende-se realizar uma cópia de segurança de uma base de dados, garantido que esta se encontrará distanciada geograficamente de 100 km do ponto original. Para esse efeito pode-se considerar duas opções para transferir os dados, entre o ponto original e local da cópia segurança, através:
i) de uma ligação digital com capacidade de transferência de 100 mbits por segundo; ou
ii) do transporte de um disco rígido com capacidade total da cópia de segurança.
Considere que o transporte do disco rígido é realizado com uma velocidade média de 50 km/h, e ignore o tempo de cópia entre os discos rígidos em ambos os casos. A partir de qual valor de dados é preferível transferir por transporte em vez da ligação digital?

As escolhas são:
(A) 84,82 GiByte
(B) 85,82 GiByte
(C) 83,82 GiByte
(D) 82,82 GiByte
(E) 82,85 GiByte

A resposta certa nas soluções é a (C)

Será que me podem dizer como se chega a esta resposta e qual a resolução?
 
Calcular o tempo da viagem, descobrir quantos Gb são copiados durante esse tempo, via ligação 100mbits.

Tendo a resposta certa ainda mais fácil se torna
 
Calcular o tempo da viagem, descobrir quantos Gb são copiados durante esse tempo, via ligação 100mbits.

Tendo a resposta certa ainda mais fácil se torna
Sim, eu fui por aí inicialmente, mas deu-me valores demasiado estranhos.
Eu basicamente o que fiz foi ver em 1 hora da viagem quanto é que eu iria transferir em MB e sei que a viagem são 2 horas e fiz 2x sobre esse resultado.
De qualquer das maneiras, quando converto esses valores de MB para GB dão-me valores muito distantes daquilo que é.
 
Localização a 100 KM, cópia física a mover-se a 50 KM/H, ou seja, demora 2 horas para transferir qualquer quantidade de informação.
Basta agora calcular a partir de que quantidade é que transferir X GiBytes, demoraria mais de 2 horas. Fazendo as contas online porque sou preguiçoso diz-me que (C) 83.82 GiBytes demora exatamente 2 horas. Sendo assim, a partir desse valor compensa mais mandar o camião.

Assumindo que não há transito professor 😄
 
Back
Topo