Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Se queres um tripé com boom arm, eu ia para uma coisa deste estilo, tenho um que agora uso pouco mas já lhe dei muito uso e achei bem melhor que a outra alternativa.

https://tropicalprice.com/product/B...-stand-aluminum-lamp-tripod-with-boom-arm-for
Por acaso já me tinha aparecido esse mesmo nas minhas pesquisas, e apesar de não conhecer a marca pareceu-me uma alternativa viavel.
Obrigado pelo feedback, ajudou a ter mais garantias sobre o material em questão.
 
Boas malta, preciso aqui de um "olho amigo". Depois de ver com alguma atenção as fotos que tirei no último fim de semana, acho que a minha 17-55 usm pode estar com algum problemazito. É uma lente comprada em 2a mão há já uns anitos. Sendo uma lente com quase 20 anos (desde o seu lançamento) talvez não tenha nada. Acho que em fotos com vegestação por exemplo, deixa algo a desejar no que toca à definição da cena. Além disso acho que o foco falha demasiadas vezes. Por exemplo, na pasta que partilho, o foco foi sempre nos 20cm, e raramente acertou (lente aberta nos 2.8).

Uma revisão da lente poderia ajudar? Que lente poderia substituir esta?

https://www.dropbox.com/scl/fo/df14...vNtRqAmU?rlkey=5szp6xi6q9fzvqvpvu3l6hmep&dl=0
 
Hmmmm....

Que lente poderia substituir esta?
Nenhuma está à altura dessa :)

É assim, eu confesso que já não me recordo totalmente da performance da minha 17-55, mas....



A foto dos rapazes parece-me muito bem, essencialmente razor-sharp.

A 7124 parece-me algo soft por todo, é crop? A f/9 deves estar nos princípios de difracção, mas ainda pouco notória, suponho eu.

A 7134 parece-me muito bem, nada a dizer mesmo.

As da régua....epah testa em tripé e com boa luz, é o ideal. Mas devias estar perto da MFD, não estou certo que seja a melhor distância de trabalho para testes.

Tens notado que ela está menos consistente, ou tu é que tens andado mais em cima do assunto?

Nota: é comum as zooms sofrerem com vegetação, especialmente em tempo cinzento. A minha 24-70 também é uma miséria se estiver vegetação no infinito.
 
Pois calculo que seja de mim. Eu sempre gostei desta lente mas comparando-a com a 55-250 por exemplo, acho que a última acaba por ter mais qualidade de imagem. Mais limpa, menos artefactos. Mas posso não estar a ser justo na comparação.

Além disso acho que a lente anda a falhar o foco em situações normais.

Pode se muita coisa. Pode ser de ter estado parado algum tempo e agora estar mais ciente de algumas coisas, pode ser GAS. Era numa de confirmar se ando a ver coisas ou não.
 
Tenho aqui uns desabafos e umas perguntas para fazer :D

Alguém que teve uma DSLR Canon (neste caso Canon 7D) e se sentia à vontade em tirar fotografia com a mesma, mudou para a Sony (no meu caso para a a6300) e nunca se adaptou bem ao ponto de a arrumar para um canto?

Recentemente vi uma foto que gostei e acabei por comprar. É uma história longa, enganei-me e comprei em tela em vez de fotografia, mas gostei muito do resultado na mesma, mas adiante. A foto, tenho ideia que foi tirada com uma a6000. A minha a6300 originalmente foi comprada por permitir uns ISOs muito melhores mas nunca me habituei à máquina. Também não ajudou que queria fazer vídeo e ela se desligava do nada com sobreaquecimento. Como tiro poucas fotografias o smartphone foi preenchendo a lacuna. Recentemente voltei a pegar nela e gostei de algumas fotografias que tirei.

Para começar queria comprar uma correia. Tenho uma correia péssima. Não sei que recomendações têm. Só me recordei da peak design Slide Lite. Se é o que usam e ela durar uma vida eu compro, se houver outras recomendações agradeço, já que a acho obscenamente cara. Outra coisa que me chateou é que comprei na altura um saco de transporte da LowePro da Linha Streetline. É de tecido com uma base a imitar borracha ou napa. Usei poucas vezes mas está a desfazer-se todo. A minha teoria de comprar de marca caiu por terra porque na última saída andei a perder bocados de borracha/napa/plástico pela rua. Queria algo que não tivesse muito aspeto de saco de fotografia.
 
A maior diferença entre Canon 7D e uma Sony A6300 (ou A6000) está... no fotógrafo ;) Tenho um livro com mais de 30 anos que já dizia: "um fotógrafo tira as melhores fotos com a máquina que lhe é mais familiar".

É de tecido com uma base a imitar borracha ou napa.
Infelizmente todos os materiais "soft touch" são pouco duráveis. Acontece na indústria automóvel onde os materiais são projetados para resistir às altas temperaturas que o interior de um carro ao sol atinge. O material usado num saco "barato" não vai ser melhor. Uma solução é remover o revestimento completamente e re-aplicar um novo (existe em spray). Mas o melhor mesmo é evitar comprar produtos com esses materiais. Os meus sacos Lowepro e Kata com porradas de anos e uso estão como novos, mas não usam materiais desses.
 
A maior diferença entre Canon 7D e uma Sony A6300 (ou A6000) está... no fotógrafo ;) Tenho um livro com mais de 30 anos que já dizia: "um fotógrafo tira as melhores fotos com a máquina que lhe é mais familiar".
Sim e não. Os princípios são os mesmos. Passa em parte pela questão dos menus e pelo visor. É verdade que os nossos encontros de fotografia também ajudaram :)

Infelizmente todos os materiais "soft touch" são pouco duráveis. Acontece na indústria automóvel onde os materiais são projetados para resistir às altas temperaturas que o interior de um carro ao sol atinge. O material usado num saco "barato" não vai ser melhor. Uma solução é remover o revestimento completamente e re-aplicar um novo (existe em spray). Mas o melhor mesmo é evitar comprar produtos com esses materiais. Os meus sacos Lowepro e Kata com porradas de anos e uso estão como novos, mas não usam materiais desses.
Comprei online e não me apercebi. Aprendi a lição. Por baixo a malha é branca. Fica péssimo. Esperava mais da LowePro. Correu mal.
 
Quanto à dúvida das marcas, não posso responder, pois ainda não arrisquei tanto :biglaugh: Tenho estado sempre na mesma marca.

Quanto às Peak Design Slide Lite, posso dar feedback de longo prazo.

Comprei a minha em 2016 ou 2017. A correia em si dura uma vida, mas os pormenores de borracha anti-derrapante, no pescoço, no ano passado estavam a desfazer-se.

Recorri à garantia vitalícia, mandaram-me uma das novas, mas não gostei da forma como elas agora são montadas, com a correia cravada no plástico da fivela, e com a regulação rápida a funcionar ao contrário. Também a achei menos confortável do que a versão original. Guardei-a na embalagem e lá continua.

Acabei por pegar nas fivelas da velha, comprei correia de poliéster a metro, montei tudo e levei ao sapateiro para ele me fazer umas costuras potentes. Desde então, impecável :)

Resumindo…para quem ficar a conhecer aquilo agora, dá perfeitamente, e a borracha a desfazer-se é o suficiente para accionar a garantia e receber uma nova.
 
Última edição:
@m4ndr4ke pelo teu feedback não parece que seja uma recomendação 5 estrelas.
Eu reparei nos vídeos que tinha borracha e fiquei a pensar se não se ia começar a desfazer com o tempo ou até a sujar a t-shirt se fosse branco. No verão com a transpiração se não seria uma mistura pouco recomendável.

Alguém usa outra marca e está satisfeito?
 
Não, à versão actual daria 4 estrelas. À antiga dava 5, sem dúvida.

Mesmo assim, se calhar comprava na mesma. Eu é que ainda conheci uma experiência diferente — na minha opinião, melhor — e agora não quis perder isso.

A borracha demorou-me esses anos todos a começar a desfazer-se, e eles honraram a garantia vitalícia, enviando uma nova, de maneira que não considero um problema.
 
Tenho uma peak design e só consigo dizer bem daquilo. A versão antiga. Eu como não faço muito uso da máquina, a minha ainda se encontra nova.
 
Referem-se à Slide Lite só para ver se percebo. Também há a Leash. Para a sony a6300 a leash parece suficiente ou está-me a escapar algo?
 
Boas pessoal,
Alguém por aqui com experiência de uso de uma fujifilm xs 20?
Ou que tenha andado interessado numa e me possa indicar onde encontrar informação mais recente sobre se os problemas de aquecimento ainda continuam problematicos? Tudo o que encontro já tem algum tempo e fico sem perceber se o problema se mantêm, e todas as respostas que tenho obtido, em grupos do facebook, são aleatorias, porque tanto dizem que nunca tiveram problemas como por vezes surgem alertas de aquecimento, etc.
Ainda pensei em alugar uma mas não encontro nenhuma loja que alugue equipamento que tenha este modelo, no minimo somente tªem uma xt 5, ou xh 2, e são equipamentos numa gama de preços bem mais alta.
Faço estas questões porque num futuro proximo posso ter mesmo de adquirir outra camera, por diversos motivos, e estava a pensar nesta, por ter supostas ligeiras melhorias sobre a minha xs 10, pelo menos em termos de video que seria o que me interessava mais, mas os problemas que vejo serem apontados relativos ao aquecimento excessivo, e que por vezes levam a um shutdown forçado, deixam-me um pouco apreensivo, visto que seria para uso profissional.
 
Referem-se à Slide Lite só para ver se percebo. Também há a Leash. Para a sony a6300 a leash parece suficiente ou está-me a escapar algo?
Eu tenho a Slide Lite.

Não conheço bem a Leash, isto é, nunca a tive em mãos ou testei, mas imagino que com objectivas leves seja perfeitamente suficiente para uma a6300 e outras câmaras maiores.

A Slide Lite já carrega com material pesadinho, cheguei a usá-la com DSLR full-frame, grip e 70-200 f/2.8. Ainda assim é uma correia compacta, ela tem 32mm de largura.
 
Em lisboa não sei mas recentemente encontrei este site, que poderá ser uma alternativa, caso assim o entendas... ainda não experimentei o serviço, por isso não posso dar opinião sobre o mesmo.
www.fragmaticos.es
 
Ia recomendar a fragmaticos, já usei diversas vezes e são impecáveis, os preços são muito bons quando comparados com os preços que encontras em Lisboa e não tens de deixar caução, a maneira com enviam os equipamentos, malas da pelican com espuma, não fico mínimamente preocupado se alguma coisa se estraga no transporte, adicionalmente não conheço nada em Lisboa ou até Portugal que alugue Fuji.

Um truque peçam para irem levantar/entregar numa loja MRW, caso contrário no dia que entregam o material pode aparecer o estafeta para levantar o material às 10 da manhã, se forem vocês à loja têm até às 18h, o que vos dá mais um dia para usar o material.
 
Back
Topo