Dúvida Como melhorar a Performance de programa de faturaçao (PHC)

fansro

Power Member
Bom dia,

Malta possuio um pc central que tem o PHC instalado, este pc serve como servidor para mais 1 pc que esta ligado por VPN(Outra loja). A minha duvida é, como a versao SQL que aqui esta(penso que e a gratis até 8\9gb de base dados) so permite que tire partido de 2gb de memoria ram.(Penso que nao existe maneira de alterar isso.) O que eu queria saber era se na maquina principal se meter um SSD Nvm teria alguma melhoria.
Deixo aqui as specs do pc principal(faz de loja+servidor) e o secundario (apenas loja)

Pc Principal: i5 10400 + 16gb ram ddr4 acho que 3200mhz + ssd Samsung 850 evo + fonte

PC secundario i5 4460 +8gb ram ddr3 1600mhz+ ssd kioxia 480gb+fonte
 
Pelas reviews que vi na net, um ssd sata vs um nvm em questoes de windows e assim tras um beneficio que normalmente nem chega a um segundo, mas a questao seria, sera que a fazer manunteçoes das bases de dados seria mais rapido ou sera a mesma coisa pois a ram limitaria?
 
Duvido(tendo em conta os discos que ja tens) acho que a melhoria resumia-se ao tempo de ligar o sistema. Agr para tirares conclusoes basta medires a utilizacao do disco aquando estas a usar o software/cenario mais pesado e ver se está perto do limite de escrita/leitura.

Fazendo isso tiras as tuas proprias conclusoes...
 
Duvido(tendo em conta os discos que ja tens) acho que a melhoria resumia-se ao tempo de ligar o sistema. Agr para tirares conclusoes basta medires a utilizacao do disco aquando estas a usar o software/cenario mais pesado e ver se está perto do limite de escrita/leitura.

Fazendo isso tiras as tuas proprias conclusoes...
Sim de facto irei exprimentar nem tal me ocorreu. Contudo tempo de ligar o sistema para mim nao serve de nada pois o sistema esta ligado 24/7
 
O software corre visivelmente melhor na central?
Tendo em conta o hardware que tens eu diria que o constrangimento estará mais na VPN/net.
O SQL Express também tem máximo de cores do cpu, acho que é 1 (depende da versão penso eu).
 
O software corre visivelmente melhor na central?
Tendo em conta o hardware que tens eu diria que o constrangimento estará mais na VPN/net.
O SQL Express também tem máximo de cores do cpu, acho que é 1 (depende da versão penso eu).
Nao, corre bem em ambos, a diferença que se nota muito é se fizer uma pesquisa na base de dados que seija complexa sim noto diferenças, num demora menos. Mas pelo que vi nao á como melhorar tendo esta versao de SQL, pois mesmo na central fazendo uma manunteçao a base de dados (algo mais demorado) o ssd chega te aos 4%\5% de uso . Portanto nem vale apena trocar.
 
Pois o SQL versão Express está capado a 2 cores [edit: agora parece que são 4 na versão 2022], mesmo numa máquina antiga o uso de CPU e disco é mínimo e o programa parece que está pendurado, é um travão artificial. Já era tempo da PHC usar uma base de dados profissional em Linux como MySQL no lugar dessa versão free do MSSQL...
MySQL é freeware e diria que pela lista de utilizadores é o melhor SQL que existe:

"MySQL is also used by many popular websites, including Facebook,[11][12] Flickr,[13] MediaWiki,[14] Twitter,[15] and YouTube"

https://en.wikipedia.org/wiki/MySQL

edit: limites do MS SQL express 2022:
https://learn.microsoft.com/en-us/s...2022?view=sql-server-ver16&preserve-view=true

RAM: 1410MB+352MB+352MB !!
Cores: 4
Tamanho DB: <10GB

Limtes do MySQL: nenhuns :D
 
Última edição:
Back
Topo