Gráfica Benchmarking AMD Radeon Chill: Pumping The Brakes On Wasted Power

RSC

Suspenso
Radeon Chill: Performance And Power Consumption

FPS: All or Nothing?

Looking at performance alone misses the point of Radeon Chill, but we still want to see how AMD's feature affects frame rates in absolute terms. Just try not to think of this chart as "higher is better," because that's not what we're trying to show.

Right out of the gate, we see the most demanding scene diminishes the impact of Radeon Chill the most, just as we were expecting. Meanwhile, the frame rate drops quite a bit in the sequence with the least amount of motion. That's pretty much what AMD is advertising.


01-FPS-Bar-Graphs_w_728.png

(...)
(http://www.tomshardware.com/reviews/amd-radeon-chill-ocat-relive,4846-2.html)
 
para um fps online jogado de forma competitiva, em que o tempo de reacão faz a diferença, esta opção vai estar, com toda a certeza, desactivada.
para uma jogada single player seja de que jogo for, acredito q seja bastante útil a nível de consumos e aquecimento. tou curioso para ver como se vão portar as ventoinhas das gráficas. espero que não andem sempre a subir e descer de rotação porque seria um bocado irritante.
 
"Não usar mais do que o requerido" parece-me um conceito óptimo.
Comentário à notícia:

(...)
Average of 189 watts over 175 minutes of playing time, 5 minutes of afk at 183 or staring at Vistas (no chill) = 189 x 175 + 5 x 183 = 188.83 average draw

Average of 188 watts over 175 minutes of playing time, 5 minutes of afk at 143 or staring at Vistas (chill) = 188 x 175 + 5 x 143 = 187.88

Assuming the usual 100 hour game playing time ....

1.05 watts x 100 hours x 60 minutes x $0.10 avg cost / (1000 watts per kw x 0.87 eff) = $0.72 in power cost savings,

Looking at the performance impact of the 3 conditions:

a) Performance wise, there's a 33 % hit on performance for a 22% energy consumption when standing still and for that I say "who cares", ya want fps for smooth movement and if ya ain't movin' ....

b) There's s a 28% drop in performance for jumping and spinning for a 19% drop in energy consumption which again is of not concern to me but may be bothersome for folks who like to pan around and admire vistas.
(...)
 
Honestamente acho esta solução meio pro idiota. Pouca poupança energética para um hit de performance ainda considerável.

Não deves ter percebido bem o conceito. Isto não é apenas um limitador de FPS.

Basicamente, analisa o user input e o movimento in-game para determinar se precisas mesmo que a gráfica esteja ao máximo. Imagina que estás num jogo e estás AFK. O jogo vai baixar os FPS (consequentemente a temperatura e o power draw). Mal tu comeces a jogar, aquilo vai subir os FPS para tu nem notares diferença.

Outro exemplo, imagina que estás a jogar GTA V. Os loadings daquele jogo são insuportáveis. No loading em vez de te estar a comer energia desnecessária vai estar em idle.

Tecnologia excelente. Esta e todas as outras que sairam neste driver. Acho que nunca tinha visto um driver tão completo como este.
 
Eu percebi a ideia mas apenas acho que a poupança é muito baixa considerando a diminuição de performance. Por norma os loadings ou AFKs são parte quase desprezável de uma sessão de jogo e isto quanto muito faz-te poupar meia dúzia de watts por dia na melhor das hipóteses. Acho que acaba por ser um gimmick - curiosidade tecnológica sem grande impacto pragmático.
 
Se isto conseguir ir para a frente (algo que considero improvável) pode vir a ser muito interessante, por agora o mesmo é limitado. Se conseguirem o contrário, poupança de 33% por perda de 20% de performance começo a gostar cada vez mais.
 
Por acaso acho a funcionalidade bastante útil, mas depende muito da aplicação e do sistema em questão. Pena não ter uma Radeon para testar.
 
No Overwatch com FreeSync isto funciona muito bem, não noto nenhuma diferença na imagem (nada de breaks ou lentidao) entre o chill e o sair dele

por defeito o Chill desce as frames para 40fps quando estamos meio inactivos

Sem FreeSync acredito que se note minibreaks que algum pessoal reporta

Mas existem uns bugs serios com o ReLive que eles tem de corrigir

1. Ao activarem o ReLive o FreeSync deixa de funcionar
2. A muito pessoal o ReLive a fazer Recording ou com a opção de Reply Instantâneo (Instant Reply) activa causa breaks nos jogos (especialmente no Overwatch)
 
Back
Topo