Aquisição de macbooks usados

ric7

Power Member
Olá malta, na compra de macbooks usados, quais são os cuidados a ter? Não só a nivel de hardware como de software.

Cumprimentos
 
Olá. Ver estado exterior com atenção, se faltam parafusos, se a tampa de fecho do portatil está em condições e ver se carrega por exemplo. Ver no proprio sistema operativo se a bateria está em bom estado, testar o som, trackpad. A nivel de software é vir formatado.
Vês se a pessoa que te vai vender o macbook é séria é o mais importante.
 
Olá. Ver estado exterior com atenção, se faltam parafusos, se a tampa de fecho do portatil está em condições e ver se carrega por exemplo. Ver no proprio sistema operativo se a bateria está em bom estado, testar o som, trackpad. A nivel de software é vir formatado.
Vês se a pessoa que te vai vender o macbook é séria é o mais importante.
Não é possivel o antigo utilizador fazer alguma coisa a nivel de software de modo a que não se consiga utilizar depois icloud e assim? Penso que já tinha lido isso algures.
 
Claro que garantir que o antigo utilizador removeu a conta do icloud é um dos passos principais; o ideal será meteres a tua conta do icloud depois da formatação a beira do antigo utilizador antes de fechares o negocio.
verificar se as entradas do computador tambem funcionam, camara, teclado, rato, estado da bateria....
 
Bloqueio de icloud só a partir de 2018,
No entanto modelos mais antigos podem fazer parte de uma empresa pelo MDM, por isso estando limpo é fazeres a configuração inicial
 
E se o iCloud estiver bloqueado uma formatação resolve o problema?

se for antes de 2018 sim resolve (se não tiver perfil de empresa) pos 2018 não resolve e fica inutilizado

pede sempre fatura de compra. se tiveres problemas no futuro com iCloud ou programas de qualidade vais precisar.
mesmo que esteja fora de garantia fatura original de compras (mesmo que não seja portuguesa é importante)
 
se for antes de 2018 sim resolve (se não tiver perfil de empresa) pos 2018 não resolve e fica inutilizado

pede sempre fatura de compra. se tiveres problemas no futuro com iCloud ou programas de qualidade vais precisar.
mesmo que esteja fora de garantia fatura original de compras (mesmo que não seja portuguesa é importante)
Se junto do antigo dono eu conseguir inserir o meu Apple ID, isso significa que não está bloqueado?
Depois de inserir o Apple ID já ninguém o pode boquear?
 
Se junto do antigo dono eu conseguir inserir o meu Apple ID, isso significa que não está bloqueado?
Depois de inserir o Apple ID já ninguém o pode boquear?

não é tao linear. podes ter um segundo user com um segundo apple id. ou seja o Mac estaria bloqueado ao outro.

a unica maneira de teres a certeza é indo á recovery no Mac (cmd+R nos Mac com processador intel ou segurar o power button nos Macs com apple silicone) e apagares o Mac. se estiver protegido nao te vai deixar apagar

tudo o resto que me vem a cabeça da para "enganar"

PS: mais uma vez. fatura original de compra é muito importante mesmo que o Mac esteja fora de garantia
 
não é tao linear. podes ter um segundo user com um segundo apple id. ou seja o Mac estaria bloqueado ao outro.

a unica maneira de teres a certeza é indo á recovery no Mac (cmd+R nos Mac com processador intel ou segurar o power button nos Macs com apple silicone) e apagares o Mac. se estiver protegido nao te vai deixar apagar

tudo o resto que me vem a cabeça da para "enganar"

PS: mais uma vez. fatura original de compra é muito importante mesmo que o Mac esteja fora de garantia
Primeiro vou adicionar a minha conta apple e depois tento fazer um recovery.
Posso cancelar o recovery antes de começar?
neste caso o mac só tem um user definido e não tem apple iD
 
Última edição:
Primeiro vou adicionar a minha conta apple e depois tento fazer um recovery.
Posso cancelar o recovery antes de começar?
neste caso o mac só tem um user definido e não tem apple iD
ires a recovery não tem problemas e nao faz nada so por ires la. em principio pelo que dizes ele nao tem proteção.
eu é que sou desconfiado por natureza. em todo o caso nao se devia vender um Mac ja com um user configurado. devias apagar antes de ficares com ele, para teres a certeza que nao vem com informação ou "lixo"
 
ires a recovery não tem problemas e nao faz nada so por ires la. em principio pelo que dizes ele nao tem proteção.
eu é que sou desconfiado por natureza. em todo o caso nao se devia vender um Mac ja com um user configurado. devias apagar antes de ficares com ele, para teres a certeza que nao vem com informação ou "lixo"
O mac foi formatado e está limpo, tanto que voltou ao sistema operativo original
Tem um user generico e não tem icloud.
Re por acaso estiver bloqueado para outro apple ID, não vai deixar por o meu
 
O mac foi formatado e está limpo, tanto que voltou ao sistema operativo original
Tem um user generico e não tem icloud.
Re por acaso estiver bloqueado para outro apple ID, não vai deixar por o meu
deixar deixa. so nao te deixa ativar o find my. podes ter vários user com vários apple ids sem problemas. por exemplo Marido mulher e filhos. cada um pode ter o seu iCloud configurado na sua conta. agora so 1 tem o Find my ativo
 
deixar deixa. so nao te deixa ativar o find my. podes ter vários user com vários apple ids sem problemas. por exemplo Marido mulher e filhos. cada um pode ter o seu iCloud configurado na sua conta. agora so 1 tem o Find my ativo
Antes de comprar fiz os testes todos, incluindo inserir o meu icloud e ativação do "encontrar" e correu tudo bem.
Tendo em conta o preço e o estado do computador valeu a pena
 
Fizeste bem. Fazendo os testes todos provavelmente não terás problemas. E ás vezes comprar produtos apple em bom estado, bem tratados e a funcionarem 100% é bom negocio. Ter factura é sempre melhor em casos futuros de assistência mesmo fora da garantia, mas mais importante se estiverem em periodo de garantia.
 
Há alguma forma de conseguir os macs de exposição das lojas?
Reparei que todas as lojas estão com descontos nos modelos Air M1 e alguns M2.

Edit: Por acaso até gostava comprar um Macbook Air M1 usado para ver se até gosto de usar o MacOs antes de investir num novo, é que sempre tive Windows e o que uso já existe para MacOS, como VScode, SQL, etc.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo