Amplificador de som

Miguel08

Membro
Olá gente eu sou o Miguel e sou novo nesta área de eletrónica estou no 12º de CT e para aproveitar as férias estou a começar a criar projetos que envolvem circuitos eletrónicos. Estou a inciar um novo projeto que é um amplificadorde som mas está a ser um pouco mais complicado do que parecia não estou a entender muito bem qual é a função daqueles componetes eletrónicos naquele circuito e por isso fica bastante complicado em fazer as ditas ligações entre eles, se houvesse alguém que me pudesse explicar a função de cada componente naquele circuito eu agradecia. E deixo aqui anexado o esquema para ser mais fácial a explicação.
maxresdefault.jpg
 
Assim muito resumidamente de forma a ser facilmente entendido, é isto:
- O potenciómetro é uma resistência variável, permitindo ajustar a amplitude do sinal e por isso o volume de som
- O condensador (capasitor não existe) vai filtrar a componente DC, deixando passar só a parte variável do sinal (componente AC)
- O transistor (aqui usado a referência TIP508) é o que vai amplificar o sinal. Neste caso são usados 2 em paralelo só para conseguir fornecer o dobro da potência.
- As resistências têm como função polarizar os transístores na zona linear para que funcionem como amplificador.
- A fonte, obviamente para alimentar o circuito
- A coluna também parece óbvio

O circuito está tão simplificado que o som não será nada de jeito, só mesmo para brincar e aprender.
 
Back
Topo