Gráfica AMD Radeon Pro Solid State Graphics ( SSG )

Olissipo

Multo ovili, ad scientia.
AMD Announces Radeon Pro SSG: Polaris With M.2 SSDs On-Board

AMD’s Chief Architect and SVP of the Radeon Technologies Group has announced a new Radeon Pro card unlike anything else. Dubbed the Radeon Pro Solid State Graphics (SSG), this card includes M.2 slots for adding NAND SSDs, with the goal of vastly increasing the amount of local storage available to the video card.

Details are a bit thin and I’ll update this later this evening, but in short the card utilizes a Polaris 10 GPU and includes 2 PCIe 3.0 M.2 slots for adding flash drives to the card. These slots are then attached to the GPU (it’s unclear if there’s a PCIe switch involved or if it’s wired directly), which the GPU can then use as an additional tier of storage. I’m told that the card can fit at least 1TB of NAND – likely limited by M.2 MLC SSD capacities – which massively increases the amount of local storage available on the card.
(...)​
 
Fantástica tecnologia. Vai revolucionar o mercado de gráficas profissionais mas também vejo esta tecnologia a contagiar o mercado gaming entusiasta. Versões de 128 ou 256 GB M.2 integrados nas gráficas para muito mais rápido carregamento de texturas... Esta tecnologia até merecia o seu próprio tópico.

Offtopic: bendita a hora em que investi em acções AMD!
 
Última edição pelo moderador:
Lol, aplicação para jogos é nula

É uma xelente utilização para outras tarefas e vou ficar de olho nisto o preço para o dev kit de 10.000$ é puxado mas se realmente compensar

Mas esquece isso para jogos é preferível mais vram 12,16,24,32 que ssd anexado

Cheers
 
Última edição:
Como assim? Repara que podes ter as texturas de 4 jogos na gráfica na totalidade, e sendo memória permanente está logo disponível. Se achas que não há benefício em carregar texturas para a vram a 2GB/s ou mais, ok...
 
Última edição pelo moderador:
Essa do SSG para gaming só se for para gravar o gameplay directamente no SSD, não estou a ver a o pessoal a carregar as texturas e mapas para lá, hmmm :biglaugh:

How it works
AMD said that given the relatively small amount of memory in a graphics card today, the GPU must slice and dice workloads and then manage the merging of those disparate parts. When the GPU wants more work, it has to signal the CPU, which then fetches data from the larger pool of local system RAM or primary storage. This incurs latency.
...
The SSG memory would be treated as part of a huge pool of RAM. If the GPU can’t find its data in the local GDDR5+ or HBM RAM, it would then search the SSG. Only after that would it have to ask the CPU for what it wants.
1sgsog.png


E provavelmente neste evento ficamos a saber a performance da 470, não?

23u60iu.jpg
 
Como assim? Repara que podes ter as texturas de 4 jogos na gráfica na totalidade, e sendo memória permanente está logo disponível. Se achas que não há benefício em carregar texturas para a vram a 2GB/s ou mais, ok...

Vou colocar de outra forma para gaming gpus, neste momento e durante muito tempo é nula a aplicação, tenho grande interesse nisto para outras aplicações,daí a própria amd ter apontado este produto para o mercado que realmente pode dar uso a isto

Cheers
 
Última edição:
A longo prazo isso de SSD na placa gráfica pode ser útil até para jogos. hoje em dia se perde muito tempo em loading de jogos, se puder transferir o peso das texturas e afins para "mais perto da gráfica" pode ajudar e muito.

A curto prazo não serve para tal, isso vai implicar programação e API bem trabalhada para jogos.
 
quantos segundos achas que irias ganhar em termos práticos ao carregar as texturas de um jogo de um SSD na gráfica vs um SSD ligado à board? não achas que será irrisório?

convem não esquecer que será o mesmo SSD M2 que iras estar a usar nos dois sitios.
 
Última edição pelo moderador:
Alguma coisa deve ganhar, quanto mais não seja por evitar o "bottleneck" do I/O (controladores/bus, etc) e poder ir directamente ao SSD, se compensa? Para jogos, neste momento provavelmente não.
 
Claro que deves ganhar alguma coisa, da mesma forma que ganhas alguma coisa entre ter um Samsung EVO vs PRO. diferença pratica no dia a dia para o carregamento de um jogo? duvido que notes algo... provavelmente ate faz load mais depressa se fizeres RAID de SSDs...

qq dia vendem graficas com menos ram e metem entradas atras USB para meteres pens e fazeres à lá "readyboost"... :D
 
Back
Topo