Ajuda com escolha MBP14 vs MacMini

JaCk

Power Member
Viva malta,

Estou um bocado indeciso em o que comprar.
Contexto:
Neste momento tenho iphone pessoal, MPB13 do trabalho e um bom monitor externo.

Quero ter uma maquina pessoal, para edição de foto maioritariamente e mais algumas coisas pessoais que não sejam simplesmente navegar, para nao estar a instalar software pessoal na maquina da empresa.
Estava a pensar num MBP14 M2, mas entretanto olhei para o MacMini M2. Custa muitooooo menos e pensei:
E se remote do laptop para este funcionasse bem, eu usaria o hardware da maquina de trabalho como terminal.

Será que funciona bem?
Cores? Performance?
Limitações?

Será boa ideia? Alguém com experiencia que consiga ajudar?
Obrigado desde já.
Cumps!
 
O Remote Desktop aconselho apenas para uma utilização ocasional … não por necessidade.

Depois depende se queres ou não usar o portátil quando fora em férias por exemplo.

Remote Desktop também funciona com portáteis se quiseres deixá-lo em casa num dia de trabalho.
 
Nao, a questão das ferias nao se coloca.
A questao do portatil ou nao são os custos. Um mac mini com as mesmas specs custa menos 800e q um MBP14...

PQ desaconselhas o remote desktop?
 
Um Mac mini não tem as mesma specs no MBP14. Pode ter a mesma performance, mas o MBP14 tem outras coisas nas suas specs que o Mini não tem e que fazem um equipamento um super portátil potente e outro não. Se isso vale mais 800 euros depende se precisas de um portátil ou não.

Se precisares de um equipamento que funcione regularmente ou mesmo de vez em quando fora da secretária, então portátil. Se essa necessidade for apenas ocasional, então um desktop, sendo que o Remote Desktop desenrasca para as ocasiões mas não faz milagres a editar fotografia remotamente e coisas do género ... a qualidade de imagem nessas condições não é comparável.

Pessoalmente, iria para um Desktop apenas se tivesse por exemplo um iPad Air para fazer as vezes da mobilidade. Imagina, a combinação do MacMini M2 + iPad Air pelo mesmo preço do MBP14. É uma combinação excelente, Agora se não tivesse qualquer outro apoio computacional móvel a não ser o telemóvel, iria sempre para um portátil.

Abraço.
 
Última edição:
Quais são as specs que nao tem, sabes?
Olha para os descritivos e na genaralidade parecem-me muito identicos:

Mac mini (1579€):
  • M2 Pro da Apple com CPU 10‑core, GPU 16‑core e Neural Engine 16‑core
  • 16 GB de memória unificada
  • 512 GB de armazenamento SSD
  • Ethernet Gigabit

MBP14 (2499€):
  • Processador M2 Pro da Apple com CPU 10‑core, GPU 16‑core e Neural Engine 16‑core
  • 16 GB de memória unificada
  • 512 GB de armazenamento SSD

P.S.: Sim, concordo que um ipad faria sentido no caso do macmini, mas eu tenho um laptop do emprego que posso usar para as coisas mais basicas (web). :)
 
Super display integrado, trackpad top, teclado top, sdcard reader integrado … e tudo o resto que faz da máquina um portátil de topo.

Se apenas precisas de performance na secretaria o MacMini M2 é uma muito boa aposta. Sai cara se mais eventualmente precisares de mobilidade porque te falta o portátil do trabalho por exemplo … bem nessa altura sempre podes ir para um iPad Air ou Pro para mobilidade … e até te fica mais barato possivelmente.

PS: Os iPads são excelentes para fazer edição se fotografia, usado por profissionais on the go para o efeito. Não é só para navegar na Web e coisas leves.
 
Última edição:
Eu sou muito apologista do Mac Mini SE não precisares de mobilidade e já tiveres monitor+teclado+rato.

O unico senão do Mac Mini é que se o monitor que ligares tiver um resolução inferior a 4K não vai poder controlar o volume do audio de forma nativa. Existem workarounds mas não é a mesma coisa.

Se tiveres um monitor 4K essa situação não se coloca.

No Macbook isso não se coloca.

Aparte disso eu como trabalho 99% no meu escritório não faz muito sentido ter um portátil, para mobilidade não muito frequente utilizo um IPAD Air velhinho que dá para os gastos.

PS: se for relevante para ti o desempenho do SSD, recomendo que faças upgrade ao SSD caso contrario a velocidade do mesmo em média é de 50%, é um tema já muito abordado, mas vale a pena referir.
 
Apenas uma nota.

Algum cuidado em usar dispositivos de trabalho para tratar de coisas pessoais … a não ser que se esteja preparado para perder toda essa info de um segundo para o outro. É ligar a TV e ver no que isso pode dar … lolol.

Para mim, se é para ter um computador pessoal único, sugiro o portátil, é a opção com menos complexidade funcional. Se estiver a pensar ter um iPad para as vezes da mobilidade mais tarde então MacMini, é uma óptima combinação permitindo escalonar os investimentos conforme a disponibilidade financeira sem comprometer a performance.
 
Última edição:
Eu sou muito apologista do Mac Mini SE não precisares de mobilidade e já tiveres monitor+teclado+rato.

O unico senão do Mac Mini é que se o monitor que ligares tiver um resolução inferior a 4K não vai poder controlar o volume do audio de forma nativa. Existem workarounds mas não é a mesma coisa.

Se tiveres um monitor 4K essa situação não se coloca.

No Macbook isso não se coloca.

Aparte disso eu como trabalho 99% no meu escritório não faz muito sentido ter um portátil, para mobilidade não muito frequente utilizo um IPAD Air velhinho que dá para os gastos.

PS: se for relevante para ti o desempenho do SSD, recomendo que faças upgrade ao SSD caso contrario a velocidade do mesmo em média é de 50%, é um tema já muito abordado, mas vale a pena referir.
Obrigado pelo feedback.
O monitor que tenho é este:
https://www.lg.com/pt/monitores/lg-34WN80C-B
QHD 3440x1440
Vou ter esse problema?

Sobre o SSD, quais sao os SSDs que recomendas como os mais rapidos da apple então?
Thanks.
 
Apenas uma nota.

Algum cuidado em usar dispositivos de trabalho para tratar de coisas pessoais … a não ser que se esteja preparado para perder toda essa info de um segundo para o outro. É ligar a TV e ver no que isso pode dar … lolol.

Para mim, se é para ter um computador pessoal único, sugiro o portátil, é a opção com menos complexidade funcional. Se estiver a pensar ter um iPad para as vezes da mobilidade mais tarde então MacMini, é uma óptima combinação permitindo escalonar os investimentos conforme a disponibilidade financeira sem comprometer a performance.
Exactamente por isso é que o objectivo é usar o computador profissional apenas como terminal para se ligar ao meu computador pessoal.
É exactamente para evitar esse tipo de problemas. ;)
 
Back
Topo