CapCalc - Aplicação para calcular comprimentos de capilar

Homem Bomba

Power Member
Desenvolvi uma aplicação para calcular o comprimento correcto de capilar para usar nos sistemas de frio. Podem fazer aqui o DOWNLOAD.


Como usar:

Se souberem a potência dissipada pelo vosso CPU ou quiserem regular o sistema para uma certa potência em particular, coloquem aqui o valor:


screenshot001so4.png


Escolher o refrigerante...

screenshot003ha6.png


Escolher o tipo de capilar que querem usar...

screenshot004ak5.png


E pressionar o 'Calcular' ;)

screenshot005tw7.png


É normal dar-se uma margem de segurança à potência que queremos calcular, portanto este botão dá mais 20% de potência, para ser mais seguro.

screenshot006rk8.png


Recalculando, notamos a diferença...:

screenshot007qk0.png


Em alternativa, se quiserem calcular a potência dissipada pelo vosso CPU em overclock, podem clicar neste botão:

screenshot008fx8.png


Procurem a TDP (potência dissipada em Stock do vosso CPU) na net, e coloquem aqui. Eu usei como referencia o meu A64 3000 Venice.

De série:

TDP: 67W Max
Clock: 1800MHz
VCore: 1.344 V

O overclock pretendido é:

Clock: 3000MHz
Vcore: 1.6V


ATENÇÃO: É PONTO, NÃO É VIRGULA, NOS VOLTS.

Basta meter os valores e clicar para calcular:

screenshot009ww9.png


O resultado aparece à direita para o poderem usar em calculos futuros ;)

screenshot010oa8.png



Se encontrarem bugs, contactem-me para eu ver se corrijo :roll: . Tentem compreender, já não trabalho com VB há uns anitos :rolleyes:
 
Ver agora este post faz-me lembrar as brincadeiras que se faziam com VB nos tempos da escola...velhos tempos...
Mas penso k se voltar a pegar nele é xinês para mim mas agora fikei com vontade de o instalar só para ver se inda pesco ***** coisa.
Aplicação porreira. :)
Abraço!
 
ta fixe o programa, vi assim por alto, quais as contas que usaste para calcular os w do cpu, vejo que no programa, o oc e o vcore pareçe alterar da mesma forma os w libertados, o que em vida real não me apareçe assim, o vcore tem muito mais influencia sobre o calor do bixo que o overclock.

quanto as medidas de capilar, uso quase 1m a menos do que esse programa calcula :)
 
Overclocked Watts = Default Watts * (Overclocked Mhz \ Default Mhz) * (Overclocked Vcore \ Default Vcore)²

É esta a fórmula que se encontra em imensos sites para calcular o TDP, e foi isso que implementei. Está bem implementada, porque os resultados batem certo com todos os sítios que visitei. Deve ser impressão tua, porque o ()² faz toda a diferença.

Quanto à dimensao do capilar, eu vi que para o meu cpu em particular os valores batem certo... Entao para 200W, e R404A, e capilar 0.028'' usas um metro apenas. Isso bate certo se meteres a margem dos 20%.

EDIT: Vi agora na teampuss que há lá uma folha de calculo em que eles calculam o tamanho que o meu programa dá. No entanto, a folha dá outro valor mais pequeno como 'Recomendado'. Ora isso acontece por causa da 'margem de segurança', é como se aumentasses a carga para teres mais garantias de funcionamento em LOAD, o que eu também tive em conta no programa, com o tal botãozito para os +20%

PS: Ricky manda-me uma pm com o teu contacto do msn, se nao te importas ;)
 
Última edição:
Exacto, não é querer estar a desfazer no teu trabalho, que está excelente, mas eu tb utilizo o capilar muito mais curto em relação a medida final que aplicação calcula, mas isso já se sabe...capilar tem muito que se lhe diga, há vrios factores que se diz que não importa
para calculo do capilar, materia em que discordo, axo k há varios factores que se fossem tidos em conta a calibração seria mais "finesse" :D

Em relação ao calculador do TDP, tb é uma ferramenta bastante util, a minha duvida é a mesma exposta pelo Ricky. Qual foi a formula que utilizaste?

De resto 5* ;)

EDIT: o meu post ja veio tarde :cwm3:
 
Última edição:
sim, mas a percentagem de oc normalmente é bem maior que a de v-core, daí o ao quadrado não aumentar assim tanto. enfim formulas e vida real nem sempre batem certo. e claro, temos cpu's com as mesmas caracteristicas de fabrica bem diferentes no que toca a calor e variações com o/c.

não uso .028 :)
 
|RickY| disse:
sim, mas a percentagem de oc normalmente é bem maior que a de v-core, daí o ao quadrado não aumentar assim tanto. enfim formulas e vida real nem sempre batem certo. e claro, temos cpu's com as mesmas caracteristicas de fabrica bem diferentes no que toca a calor e variações com o/c.

não uso .028 :)
Exacto, anda ai por exemplo opterons 148 que são verdadeiras torradeiras (O God_Lx tem um que aquece mais que um opteron dual core :wow: )

Depois, o meu opteron tem 110 watts de TDP, mas aquece o mesmo que o X2 3800+ que tinha que era de 89w a esmagadora maioria dos FX-60 tem 110w de TDP e aquecem bem mais que o meu opty
 
A ideia destas aplicações é proporcionar uma aproximação razoável do comprimento do capilar, não dizer ao milimetro a medida correcta, isso é algo impossível. É lógico que há muitos mais factores para além do capilar que influenciam o sistema...

Cada CPU é um caso, como ja foi dito. Duas medições nunca são iguais, também.

Pessoalmente posso dizer que me vou guiar por resultados deste programa para o rebuild que estou a fazer à minha prommy. É melhor que trabalhar às cegas e começar com 4m de capilar e ir cortando 25mm de cada vez, por exemplo! Ora vejam, uma pessoa que nunca fez um sistema chega a uma casa de frio e pede capilar.Perguntam-lhe o gás, e se for r404a, o que lhe dão para a mão é 3,60m de capilar 0,028''. Solda-se aquilo e o resultado não é o esperado...Eu sei porque se passou comigo...

Se os resultados são mais ou menos válidos, entao isso para mim chega. Depois vê-se se é preciso afinar manualmente, mas pelo menos o corta-e-cose, com €€ a irem para a atmosfera, é drasticamente reduzido.
 
Última edição:
Back
Topo