Já recebi a resposta à reclamação que fiz à TMN

TMN3G

Power Member
Na sequência deste post:

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=85308

Depois de uma exposição bem fundamentada, com cerca de 5 páginas mais anexos, e depois de ter armado um mini escândalo na loja da TMN porque parece que andam a brincar às operadoras de telemóveis, recebi a carta da TMN com a resposta a todas as minhas 4 exigências (vou apenas colocar as pretensões e não toda a exposição), :

Face ao exposto nestes 39 pontos:

a) Pretendo que a informação sobre o tráfego utilizado possa ser consultado, de forma gratuita, com os meios que a TMN disponibiliza aos clientes do serviço “Acesso Giga”;

b) Pretendo uma explicação quanto à medida de taxação utilizada pela TMN, pois quanto parece não está a ser usada uma taxação universal para uma medida universal;

c) Pretendo que analisem as condições contratualizadas no que respeita ao serviço “happy hours”;

d) Pretendo que analisem os problemas que tenho com a rede, pois desta forma é impossível usar o serviço se não estiver a fazer um download que obrigue a uma ligação durante um longo período de tempo.


A resposta foi:

Caro Cliente,

Na sequência da sua comunicação, que mereceu a nossa melhor atenção, somos pela
presente a reiterar a informação prestada no nosso contacto telefónico datado de
05/07/2006.

Gostaríamos, antes de mais, de informar que, estes testemunhos são, para a tmn, de
primordial importância, em virtude de a nossa preocupação incidir na prestação permanente
de um Serviço de Qualidade a todos os nossos Clientes.

Assim, reforçamos que:

a) Estamos a envidar todos os esforços para que, no menor espaço de tempo possível, seja
disponibilizado um contador que permita a consulta on-line sobre os consumos GPRS
efectuados. Será ainda, nossa intenção, colocar nas facturas recepcionadas pelos Clientes, a
informação sobre o volume de tráfego efectuado mensalmente;

b) Devido a limitações de ordem informática, a tmn utiliza para efeitos de facturação, a
conversão 1 MB= 1000KB. No entanto, e àsemelhança do descrito na alínea a), esta medição será alterada para 1024 KB (medida universal) o mais brevemente possível;

C) As condições da Happy Hour aplicam-se até a desactivação do cartão, alteração do seu
tarifário ou Transferência Para Cartão Recarregável, i.e., se forem alteradas as actuais
características do mesmo. Logo, após o término da fidelização, estas condições manter-seão;

d) Existiu de facto, uma anomalia de rede tendo esta causado algum transtorno aos Clientes.
Esta situação foi regularizada, pelo que, não deverá ser agora sentida agora qualquer
dificuldade no acesso ao serviço.

Perante o acima exposto, estamos certos que a presente missiva terá uma boa aceitação, por parte de V. Exa. com vista ao total esclarecimento e fecho dos factos ocorridos.
Ficamos, como sempre,
a sua disposição.

Até já

 
Esta argumentação é o máximo:

TMN3G disse:
b) Devido a limitações de ordem informática, a tmn utiliza para efeitos de facturação, a
conversão 1 MB= 1000KB. No entanto, e àsemelhança do descrito na alínea a), esta medição será alterada para 1024 KB (medida universal) o mais brevemente possível;

:lol: :wow:
 
Post Original de TMN3G

b) Devido a limitações de ordem informática, a tmn utiliza para efeitos de facturação, a
conversão 1 MB= 1000KB. No entanto, e àsemelhança do descrito na alínea a), esta medição será alterada para 1024 KB (medida universal) o mais brevemente possível;


A partir de agora podes usar os 1024KB, se eles meterem a mais na factura, nao pagas.. a partir de agora sabes que o erro é deles(eles o reconheceram), e que a medida que eles acham 1GB é 1024MB.
 
Tantas promessas... será que vão mesmo fazer alguma coisa.
Mas claro essa das limitações de ordem informática é que são as melhores, será por acaso que só eles é que têm tais limitações, no minimo suspeito !!
 
Já algum de voçês lidou mesmo com o software informatico da tmn ?

não duvido mesmo nada que seja limitação informática os 1MB = 1000Kb ... :004:
 
E que seja limitação informática, porque é que já não contrataram alguém para fazer uma nova aplicação?

À quantos meses é que já andamos nisto?
 
Mas que grande limitação... conseguiram alterar a estrutura universal dos bits e bytes... uau! assim já não vai ser tão complicado saber quant Kb tem um Mg lol :002:
 
sotavento disse:
Já algum de voçês lidou mesmo com o software informatico da tmn ?

não duvido mesmo nada que seja limitação informática os 1MB = 1000Kb ... :004:

Uma limitação que só por acaso lhes dá muito jeito.

Só não puseram essa limitação a 1MB = 500KB porque acho que dava muito estrilho. :004:
 
erm ... já desde o inicio da exploração do GPRS que pra TMN 1MB = 1000KB logo não é por ai ... e 1000KB é como os tipos das TELECOMUNICAÇÕES definem o MB logo ... :zzz:




sLink ... tambem spammas por aqui ? :004:
 
sotavento disse:
e 1000KB é como os tipos das TELECOMUNICAÇÕES definem o MB logo ... :zzz:

Engraçado... Na Vodafone eles definem 1MB = 1024KB

A TMN tem assim porque dá jeito nas contas, e dá-lhes jeito no bolso. Em cada GB de cada cliente gamam logo 24MB.
 
A Voda não é exemplo para ninguem em termos de contagens ... :P

qd a tmn contava o gprs em pacotes de 10Kb a voda contava em pacotes de 100KB .. .quando a tmn passou a contar em pacotes de 100KB a voda passou a contar em 1MB ... e quando a tmn passou a contar em pacotes de 1MB a voda passou a dar só 200MB de up. :(

e quando o ppl fala em normas de telecomunicações ... vai lá ver em que medida vem o throughtput dos cabos transatlanticos ... :P


edit: roubar ? se sempre lá veio bem explicito 1MB = 1000KB ... não sei aonde é que andam a roubar alguem. ;)

engraçado como toda a gente se gaba de meter gasolina 98/100 octanas no bolide mas deposi como não leram as letrinhas miudas (ou mesmo o contracto) dizem que foram enganados .. .eu pelo menos nos meus contractos tenho por habito ler tudo e mesmo depois se não concordar com alguma cena vou lá e reclamo. :P
 
Última edição:
Contractos?

Acho que tu não lês os contratos ^^

Se a própria TMN admitiu o erro porque estás a tentar dizer que a culpa é das pessoas que assinam os contratos?
 
sotavento disse:
A Voda não é exemplo para ninguem em termos de contagens ... :P

Ai não? Porquê? Que eu saiba ela está a utilizar a medida correcta, 1MB = 1024KB
A Optimus também, a Zapp também, só a "special one" é que se lembrou de ser diferente.


sotavento disse:
qd a tmn contava o gprs em pacotes de 10Kb a voda contava em pacotes de 100KB .. .quando a tmn passou a contar em pacotes de 100KB a voda passou a contar em 1MB ... e quando a tmn passou a contar em pacotes de 1MB a voda passou a dar só 200MB de up. :(

Mas enquanto que na Vodafone 1KB era 1024B, na TMN era 1000B.


sotavento disse:
e quando o ppl fala em normas de telecomunicações ... vai lá ver em que medida vem o throughtput dos cabos transatlanticos ... :P

Estás a comparar velocidades (Gbps, Mbps, Kbps...) com quantidades (GB, MB, KB...).
Aqui estamos a falar de quantidade de informação.

Se eu fizer um download de 1MB da TMN (segundo a contagem deles), vou ao meu disco ver, e não tenho 1MB, tenho 0.9765625MB.


sotavento disse:
edit: roubar ? se sempre lá veio bem explicito 1MB = 1000KB ... não sei aonde é que andam a roubar alguem. ;)

Bem explicitio? Ainda tive que procurar um bocado para dar com as letras míudas lá no site onde eles falam dessa fabulástica conversão.
É que quando uma pessoa pensa em 1MB, pensa em 1024KB. Quem é que se havia de lembrar 1MB = 1000KB...

Sendo assim os clientes não têm realmente 2GB de tráfego, têm só 1.953125GB.
 
sLiNk disse:
Ai não? Porquê? Que eu saiba ela está a utilizar a medida correcta, 1MB = 1024KB
A Optimus também, a Zapp também, só a "special one" é que se lembrou de ser diferente.


Bem explicitio? Ainda tive que procurar um bocado para dar com as letras míudas lá no site onde eles falam dessa fabulástica conversão.
É que quando uma pessoa pensa em 1MB, pensa em 1024KB. Quem é que se havia de lembrar 1MB = 1000KB...

Sendo assim os clientes não têm realmente 2GB de tráfego, têm só 1.953125GB.

isso somos nós que percebemos alguma coisinha..pra maioria das pessoas...1mb=1000kb..who cares?:x2:

só nós mesmo é que nos apercebemos do desvio de MB que a TMN faz..
 
blueangelman disse:
isso somos nós que percebemos alguma coisinha..pra maioria das pessoas...1mb=1000kb..who cares?:x2:

só nós mesmo é que nos apercebemos do desvio de MB que a TMN faz..

Claro, estava a falar das pessoas que percebem alguma coisa do assunto.
 
Prodigy disse:
Contractos?

Acho que tu não lês os contratos ^^

Se a própria TMN admitiu o erro porque estás a tentar dizer que a culpa é das pessoas que assinam os contratos?

Eu ? por acaso até leio ... tanto leio que vi lá bem escarrapachados os 1Mb = 1000KB ... e se EU quando vi o MEU contrato li isso e fiz notar logo isso NA ALTURA em que assinei o contrato que tava mal e coisa e tal ... se alguem assinou sem lêr ... não tenho pena nenhuma. ;)

Por outro lado o que me levou a escolher o 3G da TMN foi o facto de o trafego ser taxado a unidades de 10KB ... e na Vodafone era taxado a unidades de 100KB ... optimus nem vê-los ... isso e depois as placas 3G a 1€.

Entre 10KB de 1000b cada KB e 100KB de 1024B por KB o mais roubado na altura em que meti o serviço era o cliente vodafone (aka eu até ai). ;)

Agora é igual ... posso usar 10GB (de 10.000MB de 1000KB cada de unidade minima) ... enquanto um cliente vodafone é taxado a 1024KB no minimo. <- a little flamme to the fire. ;)

(sidenote: isto de vires defender a camisola é que ... enfim ... eu até sou cliente 3g das duas (tmn e voda) ... e cai mal andarem a defender a camisola á força toda) ;)

blueangelman disse:
isso somos nós que percebemos alguma coisinha..pra maioria das pessoas...1mb=1000kb..who cares?:x2:

só nós mesmo é que nos apercebemos do desvio de MB que a TMN faz..

sLiNk disse:
Claro, estava a falar das pessoas que percebem alguma coisa do assunto.


Ninguem percebe minimamente do assunto ... 1MB sempre foi 1000KB em termos de trafego ... e a TMN sempre contabilizou/cobrou/contou trafego e nada mais ... pra eles não há cá sacanço nem meio sacanço ... eles contam o trafego que lhes passa pelo servidor e mais nada ... como eu disse ali em cima (ou na thread do lado) a tmn é uma empresa de "teleles" e tem que se lidar com ela dessa prespectiva ... live with it or beat it.

Já a voda é fixe é em termos de promoções ... já em serviço "básico" deixa BUES a desejar. ;)
(flamme ai pro Prodigy)
 
Última edição:
Não estou a defender nenhuma camisola, se a Vodafone estivesse a fazer a mesma coisa que a TMN no aspecto de tráfego, faziam muito bem reclamar, isto só fica mal para a TMN mais uma vez, nem contabilizador de tráfego tem para que o cliente possa ver o que gestou mensalmente (beat that) criam normas informáticas novas se é que os Eng. da TMN ouviram falar no número 8, tal como todas as operadoras tem os seus pontos fracos não estou a defender ninguem, apenas a criticar um serviço de uma operadora que ainda não percebeu o que é a octalização, but ok, tu é que estás a meter dados contra a Vodafone não sei porque, visto que o assunto discutido é a TMN.

Cumprimentos e reclamem junto da TMN, sobre esses factos ou qualquer operadora que não esteja a ser devidamente correcta para com os seus clientes.
 
Yah ... whatever ... mas olha que quem falou em voda 1º não fui eu ... sé disse que não eram exemplo pk o sLink falou neles ... e quanto á contabilização ... eu tenho contador que me dá o trafego mensal ... é no proprio software da placa (que é cheio de bugs) mas enfim ... e até agora sempre que tenho passado o trafego lá vai reclamação pro numero do costume e a situação resolve-se.

Mas falando da voda ... prefiria a contagem de 1000KB a ter limites de uploads capados ... é que aqui faz-se 50/50 de trafego mensal ... ou mesmo mais Upload do que download ... e 200MB é pouquissimo. <<< só pra dizer que das 4(*) moveis nenhuma é perfeita ... há é que saber lidar com os seus pontos fracos. ;)


Sidenote: e quanto á cena de "a tmn admitiu o erro" ... aquilo foi dito/escrito por alguem do atendimento que deve ter perdido meia tarde a alinhavar uma resposta em cima do joelho ... tem o valor que tem ... mas posições oficiais só se vierem de fonte "oficial" dentro da organização ... mas é mais uma ponta por onde se pegar para "reclamar" com eles.
sidenote2: TMN3G ... como não mostras aqui as tuas questões todas ... a) quase 2 anos e ainda não vi nada ... b) em 3 ou 4 anos sempre foi 1MB = 1000KB ... c) se é caracteristica do tarifário ... a unica coisa que te/me podem alterar é de ano a ano aumentarem no valor do iva ... d) andaram a meter 3G e depois 3,5G ... e a MAIORIA do ppl ABUSA da mula no raio do telele e deposi queixam-se que sacam todos pouco.

:004:

Só ainda nã ovi foi ninguem a queixar-se de que o UPLOAD já podia tar a 384kbps para todos os operadores moveis e ainda andam a 64kbps. :004:
 
em relacao a velocidade do acesso nada tenho a apontar, nao éo pico, mas é razoavel, tenho sim ao ponto amplamente ja abordado no forum sobre a impossibilidade de controlo dos consumos, facto que ja me levou a fazer reclamacoes vezes sem conta para o apoio...sem sucesso pelo vistos...

Quanto ao facto dos 1mb=1000kb, apenas saliento que embora n me preocupe com a situacao também ja reclamei devido a esse facto...reclamei para a anacom, onde a resposta recebida dizia "o diferendo que o separa o operador terá que ser resolvido por voces" nao eram estas as palavras pois apaguei o mail, mas nao se afastam...

Em termos juridcos nao se pode fazer tudo e mais alguma coisa nos contratos, pelo contrario tal facto torna-os invalidos, a brisa nao pode, por exemplo, dizer que 1km=1100m e depois cobrar a portagem em metros, reitero que essa stuacao a mim nao me incomoda, mas é errada...

Acho que no fundo apenas precisamos é de uma defesa do consumidor forte e capaz de o defender...e nas telecomunicacoes é incrivel...ate podemos dizer que somos o pais com maior velocidade (20, 30, 40 mb), mas isto nao passam de medidas de falsa publicidade...pois a realidade é bem diferente...se temos 2mb na realidade os valores medios nunca se situam perto...pois 2 é para o pico...mas agora pergunto eu...e nós pagamos pelos picos ou pelo que realmente temos????

Enfim, se cada um pagasse pelo que realmente dispoe em sua casa quer viva a 2 km da central ou a 2m a situacao possivelmente seria outra...nao deixando de considerar que todos os servico sao faliveis e que nao podem sempre estar a 100% mas esta situacao é ridicula...

Cumprimentos a todos
 
sotavento disse:
A Voda não é exemplo para ninguem em termos de contagens ... :P

qd a tmn contava o gprs em pacotes de 10Kb a voda contava em pacotes de 100KB .. .quando a tmn passou a contar em pacotes de 100KB a voda passou a contar em 1MB ... e quando a tmn passou a contar em pacotes de 1MB a voda passou a dar só 200MB de up. :(

e quando o ppl fala em normas de telecomunicações ... vai lá ver em que medida vem o throughtput dos cabos transatlanticos ... :P


edit: roubar ? se sempre lá veio bem explicito 1MB = 1000KB ... não sei aonde é que andam a roubar alguem. ;)

engraçado como toda a gente se gaba de meter gasolina 98/100 octanas no bolide mas deposi como não leram as letrinhas miudas (ou mesmo o contracto) dizem que foram enganados .. .eu pelo menos nos meus contractos tenho por habito ler tudo e mesmo depois se não concordar com alguma cena vou lá e reclamo. :P


Vais desculpar mas não é verdade.

O meu contrato nada refere que a medida de taxação é diferente da universal. Aliás, na exposição que fiz enviei as cópias de todas as páginas do contrato e de todos os flyers promocionais a pubilicitar 10GB.
 
Back
Topo