NTFS-3G: Full Read-Write Open Source Linux NTFS Driver

incognito54

Power Member
Finalmente suporte para escrita NTFS em linux!

OSNews disse:
Finally Linux has got full read-write open source NTFS support! Preliminary benchmarks show that the still unoptimized driver already sometimes twice as fast as ext3 and 20-50 faster than the commercial Paragon NTFS. Interestingly Captive NTFS, which uses the native Windows NTFS driver, fails all benchmarks with file loss.
link

Ainda não experimentei, mas pelo que li nos comments não funciona em 64bits. Também nos comments dizem que este driver vai vir no Leopard.
 
Bem eu ja ando a usar isto a uns tempos e não tenho tido problemas.
Dia 11/08 foi lançada uma nova versão do beta, e aproxima-se a versão stable.

Fiz um guia em pt com 2 formas de instalar, uma por Repositorios ( Ubuntu ) e outra pelo source. É simples de instalar na realidade.

Aqui vai o link:
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php/Ntfs_suporte_com_leitura_e_escrita_ntfs-3g

Não se esqueçam que ainda é beta, se encontrarem algum erro, um simples chkdsk no windows irá resolver o problema, pelo menos na maioria dos casos.
 
em ambiente x64 qual deverá ser a melhor opçao, na tua opiniao? pra ler/escrever em win e linux. fat32 ? ext3 + ifs ?
 
Última edição:
Estou a usar com o Ubuntu amd64 e até ver não deu problemas, já tirei o pus ficheiros para a partição e até agora 0 problemas. Se bem que não uso com a partição do WinXp não vá o diabo .....
 
eu inda nem sei qual escolher, qual a melhor opçao, se ntfs e depois suporte no kernel para ler/escrever, ou ext3 e depois ext2 ifs para ler/escrever no win :/
 
eu inda nem sei qual escolher, qual a melhor opçao, se ntfs e depois suporte no kernel para ler/escrever, ou ext3 e depois ext2 ifs para ler/escrever no win :/

Em princípio o último deverá ser mais estável, tendo em conta que o ext3 é open source e o port para win já está feito há mais tempo...

Em x86 o suporte para escrita ntfs já é bastante estável...para x64 nunca experimentei mas não deve ser muito diferente, o kernel é o mesmo no fim de contas :P
 
Não deve de vir, pois ainda existem limitações, como :

Alteração de proprietário, Escrita em ambientes comprimidos ( leitura esta ok)

e acho que para um utilizador normal que não saiba , pode causar problemas ( ainda por cima quando o windows as vezes activa a compressão de pastas automaticamente )
 
estou com um problemita... instalei o ntfs-3g para o meu disco de windows e para um externo mas agora se nao tnho o disco externo montado no pc, sempre que ponho uma pen nao a monta e da erro por nao ser ntfs! o problema é que se nao tiver o disco ligado ele da o mesmo nome á pen e dai vem o erro... ha alguma maneira de so o disco ser o sdb1?


outro coisinha é que sempre que ligo o disco para monta-lo tnho k fazer sudo mount /media/externo nao da pa isso ser feito automaticamente?


ps uso o linux ubuntu edgy.

thnks
 
Back
Topo