Análise Wacom Graphire4 Classic

shello

%erador
Staff
reviewwacom.png

Pois é… Pode-se não perceber muito bem bem o que está escrito no título, pois está escrito à mão, com a minha horrorosa letra
icon_razz.gif


Esta é a minha primeira review, pelo que peço desculpas por qualquer erro que possa a existir, em estrutura e ortografia, visto ser muito novato nisto
icon_smile.gif


graphire4.png


Ora bem, a Wacom Graphire4 Classic (Esp. técnicas) é, primeiro que tudo, uma mesa digitalizadora, um periférico de computador destinado, principalmente, à arte digital mas também a Mouse replacement, ou substituição de rato.

O pacote de venda é constituído por Mesa, Caneta, CD de Drivers, CD Corel Painter Essentials 2 e pelo Quick Start Guide.

A mesa digitalizadora tem um tamanho de 208×203.8×17.8mm (L×C×A), e uma “área de digitalização” de 127.6×92.8mm (aproximadamente tamanho A6), resolução de 2000dpi e pesa aproximadamente 500gr, não precisando de alimentação externa, sendo esta última feita somente pelo cabo USB que a liga do computador. Uma das suas vantagem é ter dois botões personalizáveis no topo da mesa, e ao meio uma roda de scroll.
Já a caneta tem aproximadamente 14cm de comprimento e 12mm de diâmetro, pesando uns meros 12g, o mesmo que uma esferográfica. Tem dois botões também personalizáveis, e duas pontas, a principal (512 níveis de pressão) e uma no topo da caneta, que é reconhecida nos programas standard de gráficos (Photoshop e afins) como uma borracha, um ‘must’ desta Garphire Pen.

Esta mesa vem acompanhada de um programa, Corel Painter Elements 2, uma versão simplificada do programa Corel Painter, o melhor programa de “simulação de pintura”.
Está apenas em Inglês, Francês e Alemão, ao contrário do programa de configuração da Mesa, que está em Português.

Este é um disposivo que é de quase obrigatória aquisição por parte de artistas gráficos, mas também uma boa solução para deixar de usar rato. A adaptação ao novo brinquedo demorou-me pouco mais que meia hora (penso).

É possível utilizar a tablet de dois modos: caneta ou rato
No modo caneta a “área de digitalização” fica proporcional à resolução do ecrã, e enganam-se aqueles que penam que A6 é pequeno
icon_wink.gif
Assim, se, por exemplo, carregarmos no canto interior esquerdo da “área de digitalização” o cursor é automaticamente movido para a dita posição.
No modo rato, a utilização da caneta é mais livre, sendo o movimento do cursor quanto à caneta baseado na sua posição actual (para dar um exemplo, se o ponteiro estiver no canto inferior esquerdo e começarmos o movimento da caneta no centro da mesa, o cursor não se move para o centro do ecrã, mas continua o seu movimento a partir de onde estava, semelhante a levantar o rato quando não há mais espaço em cima da mesa para o mexer).
Assim, a diferença entre estes dois modos é que enquanto o modo caneta move o cursor de um modo absoluto, o modo rato move o cursor de um modo relativo.

Os quatro botões (e a roda de scroll) são personalizáveis, pelo que a liberdade do utilizador quanto à utilização dos botões da caneta ou da mesa é quase total.

Uma das ideias que fica desta graphire é que é possível colocar uma fotografia entre a mesa propriamente dita e uma placa protectora de plástico para que não seja necessário olhar para o ecrã quando se está a fazer um melhoramento numa fotografia. Acho isto uma boa ideia, contudo, nada substitui olhar para o cursor enquanto se está a fazer as coisas, como concluí ao escrever o titulo do post, que não conseguia ter a noção do que fazia olhando para a mesa, mas já conseguia, olhando para o ecrã.

Este é um dispositivo que vem já com drivers para Windows e Mac OS X, sendo também possível a utilização em Linux (um guia para a distribuição Ubuntu está disponível aqui).
Para acabar, deixo aqui os links para três lojas (e os respectivos preços pela data em que o post foi escrtito) que vendem este produto, sendo a loja onde comprei a primeira:
Vobis: €94,40
Worten: €99,90
*****: €99,90

Falta no fim disto tudo agradecer ao kidloco por amavelmente ter dado o exemplo (e ter feito o offtopic escorrer
icon_razz.gif
) nesta thread da Techzone. Sem ele, não estaria de modo nenhum agora a fazer esta review
icon_smile.gif


Espero que tenham gostado da review, qualquer coisa, façam um reply aqui ou no blog :)

Cumprimentos
shello_sign.png
icon_wink.gif
 
Última edição:
Faz uns dias que encomendei esta na *****:

l_02100006.jpg


http://www.*****.com/pt/pt/103135/art/wacom/mesa-grafica-intuos3-a5.html

vamos ver se rula
 
shello , quando comprei o meu MBP era para ter trazido uma wacom volito II com ele , mas estavam esgotadas e acabei por não comprar nenhuma.
Achas que vale a pena gastar mais 50€ em relação à volito II e trazer uma graphire4 classic ?
 
Pá, só por ter mais dois botoes na tablet+scroll(barulhento, um pouco :() e ter um maior DPI(quase o dobro!!), para mim valeu... agora depende muito do uso que lhe vais dar...
Se for para design, acho que compensa e muito os 50eur a mais!
Para mouse replacement, não sei, mas o kidloco diz ue a volitoII chega :\

Cumps
 
Pois... Usas o rato para CS :P
Um jogo tipo WarcraftIII ou Age Of empires nisto devia ser altamente, mas agora CS ou outro FPS... não me cheira... :|

Cumps ;)
 
Nas lojas mais conhecidas só se vê esse modelo da Wacon à venda,pessoalmente acho q o tamanho é mt pequeno e gostava de ter um maior alguem sabe onde o comprar e quanto custa??

cump
 
kidloco disse:
Os preços estão no site da wacom:

Para entrada de gama têm as Volito. Actualmente encontram a Volito II. O preço anda na casa dos 50€. A Volito é A6.

Para gama média têm as Graphire. Actualmente encontram a Graphire 4. O preço varia consoante o modelo:

Graphire 4 Classic (A6): 99€
Graphire 4 Classic XL (A5): 199€
Graphire 4 Bluetooth (A6): não está no site o preço
Graphire 4 Studio (A6): igual à classic, mas vem com o Photoshop Elements ... nao tem preço no site
Graphire 4 Studio XL (A5): igual à classic XL, mas vem com o Photoshop Elements ... nao tem preço no site também

Para gama alta têm as Intuos. Actualmente encontram a Intuos 3. O preço varia consoante o modelo:

Intuos 3 A6: 232€
Intuos 3 A5: 348€
Intuos 3 A5 Wide: 429€
Intuos 3 A4: 499€
Intuos 3 A4 Oversize: 567/614€ (DTP/CAD)
Intuos 3 A3 Wide: 845/788€ (DTP/CAD)


Nota: as Graphire já têm scroll, mas já não trazem rato. As volito não têm scroll.

Podes também comprar no próprio site da Wacom :)

Pessoalmente, acho que esta área chega e sobra, pelo menos para o que quero, brincar em photoshop e fazer disto Mouse replacement, como ja tenho dito :)

Cumps
 
Ah sua doida, sempre comprast uma coisa dessas??? :D

Parabens pela review, ta muito bem feita ;)

quando comprar o MEU pc... talvez venha uma coisas dessas :D

ate la, metes-me inveja :D
 
Boas :D Eu por acaso também estava interessado numa brincadeira dessas mas era só para mouse replacement, porque eu e desenho... temos uma relação muito própria, mas acho que era fixe pelo menos para a minha namorada que gosta disto e tal :)

A pesquisar encontrei uma mesa: AIPTEK HyperPen 6000U com estas specs:
Dimensions 23.4 x 23.2 x 1.0 cm
Work Area 152 x 114 mm
Maximum Resolution 3048 lines/inch - 120 lines/mm
Accuracy 0.42 mm
Detection Distance maximum 8 mm
Pressure Sensitivity 512 stages
Number of Macro Keys 12
Interface Type USB-Port
Power Supply from the USB socket of the PC
Operating Systems Win 9x/NT/ME/2000/XP

E o que me chamou à atenção foi o preço (25€ +-) mas isto num fornecedor...

Acham que vale a pena ? Eu nunca experimentei mexer num brinquedo destes mas até queria tentar ver se conseguia, porque deve ser bastante mais confortavel que rato :)
 
Eu com uma coisinha destas e bem habituado ainda rulava mais no WOW ... ou não :P

O meu medo é comprar e depois não lhe dar utilidade.
 
Madril,
As volitoII não estão muito caras, e pelo que sei servem perfeitamente como mouse replacement.
Ou então, pedes emprestado a alguem que conehças que tenha uma mesa digitalizadora para veres como é ;)

Não sei também se na ***** não deixam exprimentar. Era muito bom se deixasse, porque isto funciona sem drivers instalados [pelo menos em Windows] (mas sem estes os botoes o scroll da mesa não funcionam bem como a parte de tras a caneta, que funciona como a ponteia normal - e também é reconheciada como modo rato, e não modo caneta).

Cumps ;-)
 
N3RO disse:
Faz uns dias que encomendei esta na *****:

l_02100006.jpg


http://www.*****.com/pt/pt/103135/art/wacom/mesa-grafica-intuos3-a5.html

vamos ver se rula

É a minha tablet de já alguns meses pra cá, simplesmente espectacular, não encontro pontos negativos :D Dps qnd tiver tempo posso fazer uma mini review.
 
Eu encontrei um defeito na wacom.
Não dá para deixar a caneta na vertical.
Gostava mesmo que tivesse um local para isso.
Era muito mais funcional.
 
boa análise, estou para comprar uma destas, uma vez que é standard no sitio onde estou a fazer estágio, e dá muito, muito jeito aos profissionais da area.

Mas acho que não se justifica para mais nada senão trabalho, não conto abdicar do meu rico rato em aplicações tipo firefox... por isto. Mas a liberdade e que isto confere em certos programas é de facto optima.

Vou comprar uma Intuos 3 A6 pelas specs extra, como 1024 pontos de sensibilidade e aceitar a inclinação da caneta, é 220 euros, mas enfim... não espero comprar uma nova tão cedo... pena k o pulo para a versão A5 (que eu adorava ter) é 110€; e já a versão A6 é puxar a corda das finanças para mim.

Pelo que me dizem com o modelo A6 faz-se tudo, e mesmo os pontos de sensibilidade são os mesmos só aumenta o tamanho.

enfim :'( tenho de me contentar.
 
Back
Topo