OC em XP 3200+ c/ Asus A8N-SLI

alexvieira

Power Member
Boas

Vou iniciar-me nestas andanças do overclock, mas com a vossa ajuda, espero ;)

Ontem, pela 1ª vez, overclockei o meu pc. Aumentei o core speed de 200 para 205! Loucura!

Segundo o everest, as temperaturas mantiveram-se entre os 39-42, +/- o que tinha antes do OC. Passou dos originais 2015Mhz para os 2050!!! É a loucura!

Só q gostava que me indicassem os próximos passos: Continuar a subir o core? Mudar o multiplier?

O cooling é a ar, 2 ventoinhas de caixa e no processador um TT Beetle, a funcar, até agora, no mínimo :). Não sei se interessa mas tenho 3 discos, 2x160GB maxtor sataII em raid 0 e um barracuda 200GB e a gráfica é Asus 6600GT.

Outra coisa: não mexi nas voltagens, mas pelo q estive a ver não tenho essa opção na bios. Apenas tem "Default" e "ignored".

Aguardo as vossas sugestões!

Fiquem bem!
 
espera la ainda um percebi bem....afinal q cpu tens?é um athlon xp?mas com essa board num pode ser...é um athlon 64 3200+?

diz o resto do sistema...fonte..memorias..

cumps
 
Ya... Eskeci-me dessa parte :$

é um athlon 64 3200+
Memórias Kingston 2x512GB PC3200 (200Mhz DDR)
Fonte Eurotech 460W Silent

E... Em relação ao 1º post: já descobri as opções para a mudança das voltagens (mas não lhes mexi!)

"Amandem" sugestoes!

Bye
 
O vcore podes aumentar até aos 1.5 (1.55 é ultra seguro mas n conheço o cooler logo não te sei dizer se as temps iriam aumentar muito)

De resto podes subir bem mais que isso... Tenta os 220 ou até 230 sem mexer na voltagem, as memórias é k vais ter de usar o divisor...
 
Vou dizer o mesmo que o GOD disse (creditos para ele por responder primeiro) mas talvez numa linguagem que possas perceber melhor: (mais simples e detalhada para um iniciante :)

1- Primeiro evita que o processador em load (a trabalhar ao maximo, por exemplo com testes de stress como o OCCT ou Prime95) passe dos 50º. Podes fazer isto não aumentando mais que uma certa voltagem ou aumentado a velocidade do cooling. Por agora nao mexas na voltagem do processasor, que já la vamos.

2- Se calhar nao tens noção mas quando aumentas o HTT (isso que passaste de 200 para 205) aumentas a velocidade do processador, mas tambem aumentas as memorias, estas ultimas são normalmente as primeiras a dar problemas quando overclockas. O que vais comecar por fazer é por um divisor nas memorias (passar de DDR400 para DDR333). Isto vai claro fazer com que as memorias fiquem a trabalhar "mais devagar" mas com o OC elas vao parar outravez aos 400 (velocidade normal).

3- Na bios procura onde diz HT (Nao é o HTT) e mete o valor a 4x ou em algumas bios aparece valores de 200 a 1000. Neste ultimo caso é o valor 800 que colocas.

4- Na bios procura onde diz PCI e PCI-E lock e mete respectivamente 33 e 100.

5- Agora comeca a dar-lhe HTT. Desses 205 vais na boa ate aos 235/240. Vais passar a ter um processador a 2350 / 2400. Ate aqui nao deve haver necessidade de mexer em voltagens de nada. Aqui tens um overclock bastante seguro, fresco e ganhaste uma performance já interessante. Com um programa chamado CPU-Z podes ver a velocidade do processador e a frequencia das memorias. Estas ultimas já com o overclock e com o divisor nao devem passar muito dos 205/210 (DDR410/DDR420) senão podes comecar a ter instabilidade.

Agora é quando comeca a complicar :)
Até aqui é um overclock simples, estavel e seguro como já disse anteriormente.
Puxar mais pelo HTT pode comecar a dar instabilidade a partir deste ponto, instabilidade essa que pode vir de inumeros factores. O que fazer a partir aqui?
Bom as soluções são as seguintes. Podes ter de aplicar mais que uma ou mesmo todas, mas exprimenta uma de cada vez:

- Aumentar aos poucos a voltagem do processador. Podes ir ate 1.55 com seguranca mas não ultrapasses os 50º em load. Se a instabilidade for do processador isto resolve e podes continuar a subir o HTT.

- Usar um divisor mais baixo nas memorias. Do já DDR333 passa para DDR266. Se o problema for das memorias (que as tuas não são nada de especial) isto resolve. Podes continuar a dar HTT.

- Quando chegares a HTT 250 (vais lá chegar de certeza absoluta :) ) o HT na bios tem de ser 3x ou 600 em algumas bios. Podes continuar a dar HTT.

- A tua escalada deve parar pelos HTT 270/280, que é quando o processador chega aos 2700/2800, e é o limite destes.

------------------------------------

Quando fizeres tudo isto e chegares ao maximo que isso der, posta aqui os resultados e pics do CPU-Z. Manda-me tambem uma MP para eu vir ver os resultados e depois comecamos o fine tunning.

Boa sorte.
 
Obrigado pelas respostas especialmente a ti Malcolm! ÉS GRANDE!

Vou seguir as instructions e dar-lhe forte! :)

Depois dou novidades!

braço
 
"- Quando chegares a HTT 250 (vais lá chegar de certeza absoluta ) o HT na bios tem de ser 3x ou 600 em algumas bios. Podes continuar a dar HTT."

Até aos 250MHZ podes usar o Hyper com 4x.
 
Boas!

Comecei por seguir as instrucções do Malcolm. Tudo corre bem. Inicialmente alguns problems nas memorias, que já iam nos 215. Ainda não tinha posto o divisor nas memorias. Agora q o fiz, tá tudo canjinha.

Corri o OCCT e a temperatura andou a cheirar os 50 mas não os ultrapassou. Neste momento estou com o HTT a 215! Malukeira!

Tenho 2 dúvidas:
a) O OCCT faz um relatório q guarda no "directorio de trabalho". Onde é q é isto? tive à procura na pasta da instalação mas néria... nem na pasta "graphs".
b) O HT (referido pelo Malcolm no ponto 3) é o Hyper Transport frequency? Na minha bios vai de 0 a 5 e agora, a conselho do malcolm, tá a 4x. É neste q devo mexer (conforme dito no pto 3)?

Amanha continuo a subir-lhe no htt!

Bons OC's!! :)
 
Até agora está tudo a ir bem.

Naturalmente que já tens de ter o divisor de DDR333 nas memorias. Com a instabilidade que encontraste já sabes o seu limite, por isso vai dando HTT e quando as memorias lá comecarem a chegar outravez voltas a cortar com mais um divisor.

Podes ir com o HT a 4x tal como tens agora até HTT 250. Depois disso metes a 3x e continuas.

Agora:

-Podes saltar já para HTT 230 sem stress rigorosamente nenhum. Parabens pelo Cpu a 2300Mhz instantaneo :)

- Apos do HTT 230 tens de comecar a ver. Vai dando HTT até as memorias começarem a dar problemas outravez. Ai metes novo divisor (agora DDR266).

- Se tiveres problemas no OCCT e nao for claramente das memorias (porque estas ficaram a volta dos 200Mhz/205Mhz) então chegaste ao limite do processador. Podes dar só um cheirinho de voltagem porque já está algo quente. Não des mais que 0.05. Depois continua a dar HTT.

Vamos ver onde isso chega. Quando não der mesmo mais e passares OCCT sem probs com a configuracao final diz. Depois vamos afinar os timmings dessas memorias.

Boa sorte.
 
Boas

O único stress é q não sei como "correu" o OCCT, pois nao consigo ver os relatórios ou graficos ou whatever... Onde é guardado este relatório?

Tanks
 
Lol.
Se nao rebentou a meio a dizer "CPU NOT STABLE", então é porque correu bem.
Para ires afinando podes deixar ir só até aos 30%. Quando for para ter a certeza absoluta que está estavel é que deixas ir ate ao fim.

Isso já está a 230? :)
 
Estás a usar alguma coisa em auto?! é que a asus quando a CPU voltage está em auto, manda logo o vcore pos 1,45, e isso akece logo muito... mas 50º para HTT a 215 é um exagero... POde também ser erro de leitura da board.

Não sei porque razão, mas essas boards não sairam grande facada. muitos bugs...

Abraço
 
Zone^55 Live! disse:
Eu com essa fonte não me atrevia a fazer OC... :rolleyes:

N sei pk... o system dele em idle deve "comer" +/- 350w
Cm oc em cima acho k n deve chegar aos 460w...
mas nnka se sabe...

Força nisso alexvieira!!!
Cm profs cm esses vais fzr 1 OC á maneira!!!:x2:


abraço
R34P3R
 
nelsonfaria78 disse:
Estás a usar alguma coisa em auto?! é que a asus quando a CPU voltage está em auto, manda logo o vcore pos 1,45, e isso akece logo muito... mas 50º para HTT a 215 é um exagero... POde também ser erro de leitura da board.

Não sei porque razão, mas essas boards não sairam grande facada. muitos bugs...

Abraço

:lol:

Zone^55 Live! disse:
Eu com essa fonte não me atrevia a fazer OC... :rolleyes:

:-D


Bom, como isto é só postas de pescada pelo ar nem vou dar grande aso a os quotes acima...
Ok, vou dar, mas só um bocadinho:

- Então em auto, a malandra da board mete logo em "X" voltagem hem? Não fosse esse "X" o default do processador, não achas nelsonfaria78? Coisa mais estranha, em auto usar o default do processador. Quem diria?

- Zone^55 Live! entao com uma Eurotech 460W não te atrevias a fazer OC? Então porque, a fonte mete-te medo? :lol:
Claro que é bem sabido que não são das melhores fontes, mas isso nao é motivo para deixar de fazer seja o que for. A qualidade da dita fonte pode-se revelar na estabilidade, mas isto vai acontecer beeemmmm mais lá para a frente. Aquele processador vai no minimo dos minimos dos 2000 até aos 2500 até com uma fonte OEM. Até mais se o utilizador tiver unhas.

Bem, postas de pescada a parte, alexvieira, ao que parece já tens isso a 230 e 0 probs no OCCT. Estás a ir bem, lê o meu post dois antes deste e vamos com isso até onde der. Se quiseres ajuda em real time tens o meu messenger no perfil.
 
Malcom115 disse:
:lol:



:-D


Bom, como isto é só postas de pescada pelo ar nem vou dar grande aso a os quotes acima...
Ok, vou dar, mas só um bocadinho:

- Então em auto, a malandra da board mete logo em "X" voltagem hem? Não fosse esse "X" o default do processador, não achas nelsonfaria78? Coisa mais estranha, em auto usar o default do processador. Quem diria?

- Zone^55 Live! entao com uma Eurotech 460W não te atrevias a fazer OC? Então porque, a fonte mete-te medo? :lol:
Claro que é bem sabido que não são das melhores fontes, mas isso nao é motivo para deixar de fazer seja o que for. A qualidade da dita fonte pode-se revelar na estabilidade, mas isto vai acontecer beeemmmm mais lá para a frente. Aquele processador vai no minimo dos minimos dos 2000 até aos 2500 até com uma fonte OEM. Até mais se o utilizador tiver unhas.

Bem, postas de pescada a parte, alexvieira, ao que parece já tens isso a 230 e 0 probs no OCCT. Estás a ir bem, lê o meu post dois antes deste e vamos com isso até onde der. Se quiseres ajuda em real time tens o meu messenger no perfil.
Percebes algo de overclock?! Se sim não parece, posso dizer-te que consigo overclockar o meu venice com o vcore em auto e para o mesmo HTT o vcore vai pos 1,45v, enquanto que em manual consigo situa-lo na a 1,3625v, ainda é uma diferença ou achas que não?!

Depois esses LOL's são escusados pq só demonstram falta de conhecimento e lucidez.

Experimenta lá e usa o CPU-z para verificares as tuas teorias, porque aqui deste lado ninguém fala de cor.

Além do mais a "X" voltagem nunca poderia ser a default do processador?! que estupidez completa, se overclockas, nomalmente precisas de mais vcore, ai se fosse assim como dizes...

Estamos a falar de overclock, não de default!!!!!
 
nelsonfaria78:

Jovem... Vamos ver se pomos os pontos nos i's. E já agora atenção a linguagem que uma coisa é um lol e outra são determinadas palavras que escreveste no teu ultimo post.

Bom,
Ninguem disse que era impossivel chegar a determinada frequencia de relogio com Vcore default ou com menos. Se chegas ao mesmo resultado tanto a default como a 1.36 então ainda bem. Mesmos resultados com menos voltagem :003:

O que eu evidenciei é que se poes o Vcore em auto é natural que ele assuma o default do processador. Atenção ao portugues:
Malcom115 disse:
Não fosse esse "X" o default do processador, não achas nelsonfaria78?

Ora se les na mesma lingua em que eu escrevo, não estou a dizer que é impossivel que o auto seja o default. Estou a dizer precisamente o contrario :P que o auto coloca a voltagem a default do processador.
Alem de que estás assumir que ele tem um venice como tu, coisa que o Alex nunca especificou se era um Venice, Winchester ou Newcastle. Estes ultimos por exemplo tem como processo de fabrico 130nm e tem uma voltagem default de 1.5.

Qualquer duvida MP.

Quanto ao alex: Então isso anda ou que? Já vais em quanto ? :-D
 
Tenham lá calma, pah! :D

Vou nos 2250 (225 x 10)
Tinha o multiplier em auto e quando aumentei o htt para 225 o multiplier desceu para 8.5. Tirei o auto e pus 10x... Fiz bem? Continua estável e a temperatura tá na mesma... 40 idle, 50 em full. Isto sem aumentar o cooling :)

Logo ao final da tarde vou dar-lhe um bocado mais de brita ;) e logo se verá!
Já agora, o processador é Winchester (pelo menos é o q diz no cpuz).

Portem-se. Braço!
 
Sim, multi sempre a 10x.
Hoje a tarde isso tem de ir ate aos 235/240.
Dá-lhe!

Edit: Hum, então lá está, até nem é um Venice. É um Winchester. Bom bom agora era saber a semana deste. Podiamos já comecar a fazer contas...
 
Última edição:
Back
Topo