escolher uma distro

skinnie

Power Member
Bem pessoal,ja ha um mesito que andei a ver distros pa me iniciar no linux...tinha um amigo que pos o caixa magica e até foi cacil de configurar excepto o som que nao pia...(onboard nfroce 2) entao eu pus me a aventura e sakei o mandriva..pareceu me bonitinho e tal...tudo bem..dava logo som..(audio onboard nforce 2 tb) mas e configurar o modem da adsl?speedtouch 330 cinzento..li tudo kt era tutorial..aki na tech tb..e nd...
entao queria info...tipo queria um linux que fosse facilzinho de configurar...e assim bonitinho..ja tentei o ubuntu e o kubuntu e n m entendo nd com akilo...
actualmente a minha config é

DFI NFORCE 2 Ultra B Rev. A [All Sinked+Abit AI7 NB+AN8 SB Coolers]
AMD Athlon XP-Mobile 2600+ IQYHA 0352MPMW + SI97@Tornado 92mm
Patriot XBLK PC3200 2x512 TCCD+BrainPowa PCB
Levicom X-Alien 500W Black
Gecube 9800Pro@XT + Zalman VF700AlCu
Seagate 20gb IDE
TDK 880N + LG GDR-8163B
Genius Slimstar+Intellimouse 1.1+Func 1030
Audigy 2 ZS @ 4 + Logitech X-530 5.1
SuperFlower SF-561T2-BK + Vantec Nexus NXP205BK

Digam,ai uma distro que tipo..seja mm facil de configurar ou o ideal mm e k ja detecta s algumas cenas..tipo no mandriva kinstala logo os drivers da 9800 e do nforce 2...
eu sei k já deve haver montes de cenas destas...mas nao sei mesmo para onde me virar..e tou mais que farto do xispÊ :P
 
Para iniciares, sem dúvida o Ubuntu Dapper é a melhor escolha.

O Fedora usa o RPM como gerenciador de pactores e pessoalmente não gosto mesmo nada disso. O APT é muito superior e mais fácil de usar.

Não sou propriamente um expert em Linux, começei à coisa de 2 anos com Linux mas só agora com o Ubuntu é que comçei a usar Linux na maior parte do tempo.
 
Nomearod disse:
Para iniciares, sem dúvida o Ubuntu Dapper é a melhor escolha.

O Fedora usa o RPM como gerenciador de pactores e pessoalmente não gosto mesmo nada disso. O APT é muito superior e mais fácil de usar.

Não sou propriamente um expert em Linux, começei à coisa de 2 anos com Linux mas só agora com o Ubuntu é que comçei a usar Linux na maior parte do tempo.

também podes usar o apt, yum extender, frog etc o que facilita bastante também, e quanto às rpm's melhorou bastante...
 
Prodigy disse:
também podes usar o apt, yum extender, frog etc o que facilita bastante também, e quanto às rpm's melhorou bastante...

O yum no Fedora Core 5 andava a arrastar-se e dava-me muitos erros. O frog (se for o que eu estou a pensar) até é um programa interessante, mas o Automatix no Ubuntu está melhor.

Sobre os rpm's, eu quando usei isso, aquilo dava bastantes problemas por causa das dependências. Até gostei do Fedora Core 5. A nivel de visual está excelente e a velocidade era muito boa. Mas prefiro o ATP e o Ubuntu, até porque até hoje só consegui meter a minha placa wireless a funcionar em Ubuntu.
 
skinnie disse:
xeira me que vou passar a tarde a experimentar dsitros..lol

Mas assim é que encontras uma que se adapte a ti...não somos todos iguais :p

Também já experimentei bastantes...ficou o Gentoo ;)
 
o meu problema é mais por as cenas a funcar..tipo..sou dakeles gajos k n passo sem som..mm..logo ter uma distro k a partida seja lixado d por a audigy a funcar n adianta..keria algo k desse facilmente pa por o meu speedtouch a funcar (tipo o caixa magica do meu amigo..foi so ir la umas opçoes e pouco mais) e a audigy (como s passou co som onboard no mandriva..k mal iniciei ja dava som) ah e a ati tb como no mandriva
 
Esse modem não é RJ45? Se é devia dar na boa.
Se é USB vai comprar um de um kit da clix e passas a ter muito mais saude:)

Se não te entendes com o Ubuntu é complicado entenderes-te com outra distro:(

Tenta uma KDE based a ver se preferes do que o Gnome. Tens várias que são liveCD.
SLAX, Knoppix, Kubuntu...
 
já agora aproveito para perguntar uma coisa. onde é que posso sacar o iso (se é que existe) do Debian?

é que já andei a ver no ftp da telepac, mas aquilo para mim tá uma confusão... vejo milhentos ficheiros, mas nenhum iso (como nas outras distros)

sorry pela thread hijacking.... :)
 
Back
Topo