[DISCUSSÃO] Formato dos ficheiros que guardam. Já pensaram nisso?

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Tenho andado a pensar na melhor forma de guardar os meus ficheiros. Pensando que alguns irei guardar durante muitos anos.

Se repararem os simples ficheiros em word já sofreramn algumas alterações. O Office 2007 vai implementar algumas alterações novamente. Isto é só um exemplo.

Qual o formato que pensam sem melhor em termos de audio, video, documentos (word, excel, etc).

Um dos artigos que me levou a pensar em detalhe nisto foi este:

His counter-argument — that lock-in hasn’t been a problem for me yet, so why all the fuss now — could not be further from the truth. It’s been a constant problem for 22 years. Much of the data I’ve spent my life creating has been lost or seriously degraded through a series of proprietary formats and forced migrations. This is why I felt so betrayed, in particular, by Mail.app “upgrading” me away from mbox format. It took a lot of forethought on my part, not to mention actual time and effort, to convert all my disparate mail archives from all those different mail programs. I finally got everything into a single archive in an open, stable format… and just 3 short years later, Apple found a way to screw me one last time. It’ll be the last time they get the chance.

Fonte: http://diveintomark.org/archives/2006/06/16/juggling-oranges

Este artigo é o ultimo de uma serie de um utilizador de Mac à 22 que se mudou para Linux.

Se alguemk partilha as minhas preocupações com os formatos que avance:)
 
Por acaso já pensei nisso mas não ligo muito por uma série de factores
Não tenho praticamente nenhum documento que realmente me interesse preservar.
A única coisa que é importante são as fotografias que estão pelo menos sempre em jpeg (quando não estão também em RAW ou TIFF) que é um formato ISO e mais standard que isso é complicado.
Audio tenho mp3 e AACs dos meus CDs ou seja o backup original de qualidade superior está lá
E pronto. É tudo.
 
pdf parece ser um formata que vai perdurar.. para guardar documentos parece-me o melhor embora peque bastante pela sua futura manipulaçao
quanto às imagens... jpg sem duvida
em audio ha uns tempos parecia que o ogg ia ganhar terreno mas o pessoal continua fiel ao mp3 e nao me cheira que isso vá mudar a curto médio prazo
no video é que esta a maior misturado devido aos diferente formatos e diferentes codecs utilizados dentro dos diversos formatos...
 
Bom,
O grande problema é que não existem standards (pelo menos que eu saiba) para ficheiros de documentos, musica, video, etc...
Isto começa a preocupar um pouco, pois à medida que o tempo passa, as coisas evoluem...
Mas, e talvez possa ser essa a salvação, os dados começam a ficar cada vez mais na internet, e começa-se a assistir a um poder de trabalhar atrasvez (e na) internet, um exemplo é o google spreadsheet. Podemos guardar na net, e consultar mais tarde, sem problema nenhum, folhas de cálculo - independentemente do formato em que está guardado no servidor da google.
Penso que quando essas aplicações pela Web dominarem, deixará de ser tão importante o formato em que está guardado.

Cumps ;)
 
Penso que a solução mais viável estará nos formatos open-source, pois aí não há perigo de algum formato ser descontinuado completamente. Uma prova disso é o OpenOffice que abre perfeitamente documentos feitos com versões mais antigas (antes da 2.0.x).

Já em formatos fechados ficamos dependentes de alguma empresa que pode quebrar a compatibilidade com formatos antigos, como aliás já aconteceu com o Office 2003 que não abre documentos do Office 97 para trás :P

E havendo standards opensource qualquer empresa pode pegar neles e desenvolver programas, sejam office suites, leitores audio/video ou programas de edição de imagem, favorecendo a livre concorrência e ganhando o consumidor final. :)
 
O Office não abre do 97 para trás? Estava armada a **** em todas as empresas...

Abre e fecha pelos menos até para aí o Word 6.0 (no caso do Word)

Mas sim, ter formatos proprietários não é boa ideia especialmente se não estiverem documentados
 
timber disse:
O Office não abre do 97 para trás? Estava armada a **** em todas as empresas...

Abre e fecha pelos menos até para aí o Word 6.0 (no caso do Word)

Mas sim, ter formatos proprietários não é boa ideia especialmente se não estiverem documentados

Office não é só word. As barracadas que eu vi a nivél de Access e Excell (sempre que tinhas macros e VBA á mistura) é de bradar aos céus. Muitas empresas tiveram de manter a suite velha pq não tinham recurso para andar a verificar se na suite nova nada tinha mudado que introduzisse bugs subtis nos docs.

E nem sempre é só isso. Muito sitio não mudo, pq simplesmente nem valia a pena. Q? Andar a mudar o Office pq saiu um novo e aparecem docs que não podemos ver? Segue logo mail a explicar a situação. Ou mandam um formato que se possa ver, ou segue para o caixote. Mais sitios tivessem politicas assim e isto não tinha descambado na parvalheira total.

Quanto a Open Standard, só apoio se for "sensato". O que não alta por ai é open standards que nos fazem pensar sobre a sanidade mental dos autores. Ou sobre se alguma vez tiveram de os usar para ganhar a vidinha...

Se queres um exemplo, é só ver CSS. A maravilha do box-model que funciona para fora da box, ou do height que pode ser 100% mas só é a quantidade de conteudo que contiver... Claro que quando vês pages da W3C percebes pq raios eles nunca deram com estes comportamentos imbecis. Ou visitas o CSS Zen Garden e pensas "se CSS fosse mentalmente são, eles ainda faziam melhor que isto..."

Open Standard tudo bem, mas com pés e cabeça...
 
Back
Topo