Nuno Markl e a Nintendo

Jintro

O Colaborador
É que nem de propósito, arranjo uma DS e tenho um jogo em vista para adquirir (Animal Crossing) e o Markl esta tarde escreve um post no seu blog exactamente sobre isso. A DS é de facto a consola para os não-jogadores (foi isso que me fez comprá-la).

Nuno Markl disse:
O vício.

Sou fã de longa data da Nintendo. Quando ninguém acreditava no Gamecube e as preferências iam todas para a Playstation 2 e a XBox, investi na compra do referido cubinho e tudo. E tenho um Gameboy que me fez bastante companhia durante anos. A Nintendo resume o que de mais delirante (e, ao mesmo tempo, estranhamente eficaz) os japoneses são capazes de fazer: os seus conceitos de jogos são para lá de tresloucados (hoje aceitamos o Super Mario com a naturalidade com que aceitamos a Lara Croft; mas se pensarmos bem... aquilo é a saga de dois canalizadores italianos que andam acompanhados por... um dinossauro a saltar por cima de... tartarugas e... cogumelos?) e o segredo de sobreviverem a conceitos tão aparentemente impossíveis está em fazê-los o mais jogáveis possível. Jogáveis ao ponto de poderem ser abraçados quer por quem tem experiência e talento para os jogos, quer para aqueles que - como eu - não têm jeito nenhum, mas têm vontade de jogar. Agora o casal Markl, que aparentemente, já deveria ter idade para ter juízo, tem isto em casa:

Cá está: uma alva e leve Nintendo DS Lite (que é a da Anabela) e uma espessa, sólida, máscula e azul Nintendo DS (que é a minha). Fazem um bonito casal e só espero que continuemos a ter relações carnais depois destas maquinetas demoníacas terem entrado no nosso lar.

Agora reparem nos jogos que nos têm tirado do sério - e que, tanto um como outro, são aquele tipo de ideia que só um criativo de videojogos japonês se lembraria:

Quem é o Dr. Kawashima? Ninguém sabe. Mas o que é certo é que o homem tem reputação e por isso foi criada uma versão virtual dele que, neste BRAIN TRAINING, nos propõe variadas provas para exercitarmos diariamente o nosso cérebro. Sim, está lá o malfadado Sudoku, mas estão outras coisas, mini-jogos e provas que vão do sublime ao parvo e de volta ao sublime.

Bom. O Dr. Kawashima disse-me, após uma primeira série de provas, que o meu cérebro tinha perto de 80 anos de idade. Com as provas crescentemente maradas que ele me tem proposto, neste momento já tenho a mioleira com a bonita idade de 38 anos. O ideal é chegar aos 20. Pormenor giro é o programa tirar partido do relógio interno da maquineta para que a saudação do Dr. Kawashima vá mudando, conforme a hora a que ligamos.

Mas no que toca a tirar partido do relógio interno da consola, não há quem o faça melhor do que este outro jogo, chamado ANIMAL CROSSING: WILD WORLD. E este, atenção - eu este acredito que faça parte do mesmo plano japonês de conquista do planeta iniciado com invenções como o Tamagotchi.

O que se esconde dentro desta embalagem tão queriducha, repleta de animais de aspecto fofinho, casinhas de boneca e vegetação verdejante? Esconde-se o demo, senhoras e senhores! Uma forma fofinha e verdejante do demo - e viciante como tudo. Sim, eu sou mais um AnimalCrossingólico. ANIMAL CROSSING não é um jogo: é, basicamente, um simulador de vida. Não no sentido THE SIMS, mas mais descontraído e - este é o pormenor que faz a diferença - em tempo, de facto, real. O jogo cria um mundo - com criaturas, casas, vegetação, lojas, feiras, etc. - e os dias têm as 24 horas que os nossos dias têm. Como vai buscar informação à hora e à data do relógio interno da Nintendo DS, assistimos à celebração de feriados (como o Natal ou o Ano Novo), à passagem das estações com as devidas alterações de clima e no nosso dia de anos toda a gente nos dá os parabéns. É um conceito infantil, mas são os adultos que andam, por todo o lado, a ficar apanhados com ANIMAL CROSSING. Não me perguntem porquê. Não há aqui tiroteios, enigmas, plataformas - nada. Há apenas um mundo campestre e a prática da pesca, caça às borboletas e aos pirilampos (estes surgem se ligarem o jogo a partir das 8 da noite), e há uma mistura entre sentido de humor pateta e uma calma "zen" que faz disto um suave e benfazejo vício. Eu já conhecia o ANIMAL CROSSING da versão Gamecube, mas isto de viver num mundo paralelo faz mais sentido numa consola portátil, mais a jeito para a ligarmos em qualquer altura e vermos o que se passa naquele universo. Personagem preferida: sem dúvida o cão cantor, que actua no bar da cidade aos fins-de-semana à noite. Literalmente aos fins-de-semana à noite. Só o encontram lá se ligarem a DS no sábado à noite, se não estou em erro. Se falharem, só o reencontram para a semana.

Infelizmente, não consigo tirar partido de uma coisa que a Nintendo DS tem e que dizem que faz do ANIMAL CROSSING uma experiência ainda mais catita, que é a ligação wi-fi à Internet. A consola não consegue agarrar a minha rede interna baseada num Airport Extreme e num Airport Express, e parece que a incompatibilidade está na encriptação da rede (a Nintendo DS funciona com encriptação WEP... seja lá o que isso for). Não me atrevo a mexer nisso, porque sei que, com a minha falta de jeito, há 99,9% de hipóteses de estragar a rede aqui de casa. Por isso, mais vale estar quieto e sossegado. Giro foi fazer uma das provas do Dr. Kawashima em modo de duelo com minha esposa, já que as duas consolas se encontram uma à outra.

Enfim, estamos agarrados...

Fonte
 
Última edição:
Por acaso não gosto muito do gajo, e mesmo depois disto continuo a não gostar.


Duvido da parte de ter comprado a GC quando andava virado para a PS2, porque uma vez vi uma
reportagem em casa dele e estava lá bem à vista uma PS2 e uma catrapada de jogos.
Se calhar comprou o Cubo já depois dessa fase, tal como eu. Quando já niguém tinha muita
pressa em comprar uma PS2 / XBOX por que já vinham aí as sucessores.
Ou então foi por causa dos jogos a 10€ na Media Markl. :lol:
 
Eu duvido mesmo é que ele precise de gastar um peido para ter as consolas e jogos que lhe apetecerem ;).

Também tenho uma relação amor/ódio com o tipo. Por um lado é um geek danado e assumido (admiro isso), por outro fala das cenas que malta como nós (informada) conhece há séculos como se fossem a melhor invenção desde o pão fatiado e fica com os "créditos" das "descobertas" para ele (isso irrita-me).

Achei o texto interessante por causa do que já referi no meu primeiro post e que é basicamente o ponto-chave deste tipo de discussões. A Nintendo conseguiu atingir um nicho de mercado que simplesmente nunca tinha jogado antes e está a conseguir lucrar com isso.
 
Última edição:
(hoje aceitamos o Super Mario com a naturalidade com que aceitamos a Lara Croft; mas se pensarmos bem... aquilo é a saga de dois canalizadores italianos que andam acompanhados por... um dinossauro a saltar por cima de... tartarugas e... cogumelos?)
Realmente, nunca tinha pensado neste prisma:lol:

Eu curto do Markl e até concordo com ele, contudo o meu perfil de jogador não é o mesmo pelo que a minha posição perante a consola tmb não pode ser igual.

Mas tenho de admitir que a DS é um produto muito bem conseguido para o seu público alvo.
 
Sim, de facto, eu tenho ambos os jogos e acho-os muito bons.
São muito viciantes, e quanto a esse comentário sobre o Super Mario, tenho a dizer que nunca tinha visto o jogo dessa maneira lol, tens razão.
 
Confesso que também acho um pouco indecente o facto do Markl ter, por exemplo, o Nintendo USB Connector à borla...
 
tL0z disse:
Confesso que também acho um pouco indecente o facto do Markl ter, por exemplo, o Nintendo USB Connector à borla...

Há borla? lol! Eles oferecem-lhe coisas com as cenas de publicidade, n me parece que ele chegue a uma loja e diga: "Quero um USB Connector à borla!" e logo a seguir tá lá à frente dele... axo k é mm ridiculo pensar k isso aconteça... Acontece com 2 ou 3 gajos em Portugal, tipo o Cristiano Ronaldo ou outros gajos realmente famosos e mm assim não é em todo o sito decerteza!


Quanto ao assunto em si, achei fx a review "lame" dos jogos, e conseguiu interessar-me no jogo dos animaizinhos, hehe! Ainda n tenho a DS mas ei de ter um dia destes! ;)
 
Última edição:
XKnight disse:
Há borla? lol! Eles oferecem-lhe coisas com as cenas de publicidade, n me parece que ele chegue a uma loja e diga: "Quero um USB Connector à borla!" e logo a seguir tá lá à frente dele... axo k é mm ridiculo pensar k isso aconteça... Acontece com 2 ou 3 gajos em Portugal, tipo o Cristiano Ronaldo ou outros gajos realmente famosos e mm assim não é em todo o sito decerteza!


Quanto ao assunto em si, achei fx a review "lame" dos jogos, e conseguiu interessar-me no jogo dos animaizinhos, hehe! Ainda n tenho a DS mas ei de ter um dia destes! ;)
Ir às lojas? Ele recebe directamente da distribuidora.
 
Ao menos, este não é como o Nuno Gomes & Petit.
O Podcast, ao contrário de muitos pts tem pinta. Ele tanto consegue apoiar fundamentando-a, como também consegue ridicularizar sem baixar de nível. Ainda me lembro de por ao nível mais baixo que há, o hi5 e os sites porno. ahahaha...
Acho que estes jogos ainda não estão bem ao nível do verdadeiro potencial das consolas.
 
Jintro disse:
Também tenho uma relação amor/ódio com o tipo. Por um lado é um geek danado e assumido (admiro isso), por outro fala das cenas que malta como nós (informada) conhece há séculos como se fossem a melhor invenção desde o pão fatiado e fica com os "créditos" das "descobertas" para ele (isso irrita-me).

Mas o que tem piada no Markl é, para alem do que Malok0 referiu, isso!

E essa dos creditos das descobertas, nao acho que seja bem assim.... mas tudo faz parte do tipo de humor que faz....

Markl continua em grande, apesar de ter algumas pequenas suspeitas que este artigo posso ter sido encomendado

:kfold:
 
Markl é meu pai :D

Artigo encomendado? Don't think so... Ele é mesmo g33k de nascença, e como g33k que é, nunca compraría uma PS2 ou uma XboX. Claro que ía para uma SEGA ou uma NINTENDO. Faz todo o sentido.
 
Mais uma vez, a Techzone chega mais londe do que imaginamos.

Nuno Markl disse:
Desde que fiz aqui aquele primeiro post em defesa da Nintendo, a coisa gerou um turbilhão de discussões em alguns fóruns sobre o assunto. E se é verdade que muitos representantes da comunidade nacional de jogadores Nintendo receberam entusiasticamente a minha "saída do armário" nisto de dizer que gosto dos jogos da fábrica do Super Mario, outros foram os que viram a coisa com um nível de suspeição fanático que, confesso, me inquietou um bocadinho. Gosto sobretudo do participante num fórum que diz que eu devo ter comprado a minha Gamecube (a última consola não-portátil mas ainda assim extremamente portátil da Nintendo) fora de época e porque os jogos eram baratos, uma vez que ele me tinha visto numa reportagem na revista da Playstation 2 e em nenhum sítio da foto era visível a Gamecube!

Antes de mais, apetece-me citar o William Shatner quando disse, numa convenção de fãs do STAR TREK, as imortais palavras "get a life". Sim, tenho uma Playstation 2 e fui o primeiro entrevistado da revista oficial da Playstation 2. E, escândalo dos escândalos, gosto imenso de vários jogos da PS2. Fiquei agora a saber é que, para algumas pessoas, simplesmente não se pode gostar da Sony e da Nintendo. Apartentemente, parece que é como ser do Benfica e do Sporting ao mesmo tempo. Ora ninguém aprecia mais o espírito "geek" do que eu; mas isto já me parece pisar a linha que separa a "geekness" da patetice.

Há também quem suspeite que as minhas referências à Nintendo foram "encomendadas". Isto só prova como mesmo os fervorosos adeptos dos videojogos, para quem essa forma de arte (porque o é) deveria ser natural, são os primeiros a ter preconceitos sobre isso. Porque é que nunca ninguém se lembrou de dizer que a minha referência ao filme O HOMEM DO TEMPO foi encomendada pela Universal (acho que são eles que editam cá o filme) ou ao disco VICTORY FOR THE COMIC MUSE, dos Divine Comedy, foi encomendada pela EMI? É suposto este blog falar das coisas de que gosto, sejam elas música, livros, filmes, videojogos. Ninguém me paga um tusto para falar disto ou daquilo... Pelo contrário, eu é que pago para ter este estaminé.

Com efeito, comprei a Gamecube quando já tinha a PS2 há anos, e as duas coexistem pacificamente na minha sala. Antes da Gamecube já tinha um Gameboy Advance. Caso interesse saber, paguei por ambas. Não paguei pela Nintendo DS, que foi amavelmente oferecida pela Concentra. Em compensação, paguei por jogos que comprei para a minha Nintendo DS gratuita.

Antes de ter uma Gamecube e um Gameboy, já admirava os jogos da Nintendo embora não tivesse nenhuma consola. Joguei fervorosamente NES, SNES e Nintendo 64 em casa de amigos. Quando experimentei o SUPER MONKEY BALL num Gamecube decidi que tinha de arranjar uma consola dessas. Continuo a achar que a Nintendo é quem inventa os conceitos mais revolucionários e jogáveis, mas continuo a jogar muita coisa gira na PS2.

Um dos comentadores num fórum diz que não gosta do modo como eu falo de coisas que eles conhecem há imenso tempo como se fossem coisas novas, ficando com os louros da descoberta. Amigo: azar. Precisamente porque as coisas existem há imenso tempo e não são tão conhecidas como eu acho que deveriam ser é que eu uso a exposição que tenho para as divulgar. Fico contente quando algumas das pessoas que acompanham o meu trabalho descobrem um livro, um filme, um disco, um jogo ou uma receita de brigadeiros que aconselhei. Não quero louros por isso; quero louros pelo meu trabalho, pelo que escrevo, pelo que rabisco.

Acho piada que haja comunidades de culto de objectos, como a dos utilizadores de computadores Apple ou a dos jogadores de Nintendo. Irrita-me é o espírito de seita.

Fonte

Só é pena que o Senhor Nuno Markl não tenha percebido que ninguém o estava a criticar de forma agressiva (daí o uso de aspas em algumas palavras). Mais que tudo, o que foi feito aqui foram elogios à sua capacidade de assumir uma faceta que muitos "adultos" gostam de esconder.
Não fiques aborrecido Markl, a malta aqui até te curte. E se as tuas "descobertas" servirem para divulgar o conceito de jogo da Nintendo (nas suas diversas plataformas), melhor ainda.
Cumprimentos da malta da Techzone e não te esqueças de te registar aqui na Techzone para poderes participar nas nossas acesas discussões. Às Sextas-feiras costumamos sacrificar virgens para aclamar os Deuses da nossa Seita.

Agora vou jogar Animal Crossing na minha DS Lite.
 
Última edição:
Amigo Markl, foge é do caganamata...

:D

EDIT: E esperem até o gajo ler as discussoes ATI/NVIDIA e AMD/INTEL
 
Última edição:
Back
Topo