escolha de distribuição

bispo

Power Member
que distribuição de linux é que me aconselham pa um Pentium III a 733Mhz com 200 e pouco de RAM?
já tentei instalar a caixa mágica, o linspire, o kurumin...mas normalmente dá sempre erro e quando não dá, ao fazer o boot, ele simplesmente na dá nada...
qual é o espaço mínimo pa poder instalar uma distribuição? o ubuntu só se disponibiliza em dvd? é bom? apenas quero este pc pa navegar na net através de uma rede local e escrever uns documentos... e ouvir uns mp3 de vez em quando...
outra coisa, há uns meses tive o kurumin 5.0 instalado e ele não detectava uma placa de som ESS|1688 (já velhinha...tava no meu pentium I). depois corri o caixa mágica live cd e o linspire (tb live cd) e nenhum deles detectava a dita cuja...no kurumin corri várias vezes o alsaconf mas ficava tudo na mesma...será que a placa não é compativel com linux?
queria uma distribuição em lingua portuguesa, pois se o meu pai quiser trabalhar com o pc, vai ser um bocado dificil compreender inglês.
 
Com 200 de ram podes enfiar aí o que quiseres... Eu corria Gentoo com 128... (Mas evita Gentoo nesse processador :P)
 
Adicionava ai o Mepis. Em termos de simplicidade não há melhor e ainda por cima agora passou a usar os repositórios do Ubuntu:)
 
Apoiar Português

Porque não Caixa Mágica? Corre maravilha na tua máquina e é simples.
Também ando a aprender, Slack e Gentoo é mais para experts
Boas
 
Porque é uma valente #"$%!&$%&"$&% ! Sempre foi e provavelmente se ninguém deitar a mão aquilo sempre será...

Eu gosto muito de apoiar projectos portugueses, mas não com cromos como aquele das lojas dos 300... Aquilo tem falhas brutais... Nem vale a pena começar...
 
o melhor que podes fazer é meter mais uns 256mb de ram para correres ubuntu e comprares uma nova placa de som, visto essa ser ainda dos p1 e provavelmente já nao suportada
 
se queres uma cena leve DSL (Damn Small Linux ) é do best! ... realmente essa placa de som não é o elemento que te vai dar som nesse PC ... existem algumas placas um pouco mais recentes que essas à venda por tuti-meia em vários sitios (***** por exemplo)...

para teres uma ideia das distros que existem vai a :

www.distrowatch.org e dá uma vista de olhos por lá...

eu uso Ubuntu, mas numa maquina dessas correr ubuntu é pesado portanto o xubuntu é o ideal para essa configuração ...

EDIT: pag. do xubuntu

https://wiki.ubuntu.com/Xubuntu
 
e já saiu a versão estável do xubuntu, mesmo que seja baseado no flight 6, o xubuntu trata de todas as suas dependencias aparte do ubuntu. a versão final do xubuntu (sai por volta da release do dapper) incluirá alguns bug fixes e mudanças no theme do XFCE.

vou agora fazer o download e instalar num p3 733mhz com 128mb de RAM :)
 
realmente, não queria gastar dinheiro, mas se calhar vou arranjar uma placa de som + recente por alguns tostões... então acham que o melhor é o xubuntu? isso é quê? brasileiro? ou é doutra língua? se for doutra língua não há pacotes ou assim para o meter em tuga?
outra coisa, arranjam-me o url em http ou ftp (tanto faz) NACIONAL pa fazer o download do xubuntu? é que já excedi o meu trafego internacional em 3.5 gb (sou cliente da sapo)....
 
o ubuntu tem suporte a várias linguas. o pior que te pode acontecer é o desktop enviroment for em ingles, caso nao exista tradução do DE.

O Xubuntu é uma ver~soa mais leve do Ubuntu, e por isso corre mais rápido no computador.

se conseguir instalar ainda hoje digo alguma coisa :P

EDIT: o Xubuntu ainda está apenas disponivel em Inter por isso :(
 
será que me podem dizer se há algum utilitário para limpar completamente o disco rígido? do tipo o fdisk, mas sem formatar nada... um utilitário para apagar tudo o que está dentro do disco rígido incluindo a formatação actual... ou seja, depois de corrermos esse tal utilitário, ficamos com um disco rígido vazio e sem formatação alguma... existe? é que já instalei tanta porcaria aqui que o disco já na dá nada...na sei se tem algum erro.... já agora, um programa do tipo checkdisk...
mas é importante que esses utilitários corram sem qq S.O, pois inda na tenho nada instalado no pc...ou seja, esses utilitários têm de caber numa disquete pa eu fazer o boot com ela...
há utilitários desses na disquete d arranque do win 98. será que são bons?
 
Back
Topo