[Tutorial] Como Fazer um Rheobus

Peterwolf

Power Member
Como Fazer um Rheobus

Como Fazer um Rheobus
Data concepção: 11/11/2002 Data da ultima revisão: 22/04/2003
Autor: Peterwolf
Esquema cedido por: EXTRAMAN e Sork
Revisão: 2

.:AVISO:.:.
O autor deste tutorial não se responsabiliza por quaisquer danos causados ao seu PC ou qualquer parte dele, nem ao material do Rheobus
.:AVISO:.:.


Introdução

Antes de mais, quero agradecer ao EXTRAMAN por me ter tirado umas dúvidas sobre o Rheobus.

Estava a navegar pelos fóruns portugueses e comecei a ver um grande número de pessoas a fazer Rheobus's. Ora pensei... "E se eu fizer um rheobus e depois faço um guia de como o montar?", e aqui está o fruto dessas 2 ideias :)

O que é um Rheobus?

Um Rheobus é um aparelho capas de controlar as ventoinhas do pc, neste caso entre 5V a 10V. Enquanto que os Fanbus's só controlavam 2 voltagens, o Rheobus neste caso, abrange todas as voltagens desde 5V até 10V.


Que características técnicas tem este Rheobus?

- Aguenta 18W por potenciómetro (Através do uso do chip LM317T)
- Voltagem desde os 5V até aos 10V (Não vai até 12V devido a perda de 2V para o LM317T)
- Led's aumentam ou diminuem a intensidade conforme a voltagem

.:AVISO:.:.
Só poderá ligar no máximo 18W por potenciómetro, se ligar mais corre o risco de queimar os chips e os potenciómetros
.:AVISO:.:.



Material necessário:

- 4 Resistências de 1000 Ohm
- 4 Resistências de 750 Ohm (ou 680 Ohm)
- 4 Resistências de 240 Ohm
- 4 Chips LM317T (Capas de ter um output de 18W por potenciómetro)
- 4 Dissipadores para os LM317T
- 4 Potenciómetros Plástico de 1KOhm
- 4 Cabeças para potenciómetros
- 4 Condensadores Electrolíticos de 1uF
- 4 Condensadores Cerâmicos de 0.1uF
- 4 Leds Azuis de alto brilho
- 4 Leds "Holders"
- Placa base Ponto a Ponto (Para meter os componentes e solda-los lá)
- 1 Ficha Molex Macho
- Régua Fichas de parafuso (iguais as dos candeeiros do tecto) para ligar as ventoinhas
- 1 Baia 5.25" da tua caixa
- Muito fio eléctrico
- Ferro de Soldar
- Solda
- Serrote (Para cortar as pontas dos potenciómetros e a placa base)
- Chave de fendas
- Papel, Lápis e Borracha (Para desenhar na bay os furos)
- Cola Batom
- Régua
- Compasso
- Paquímetro
- Broca
- X-Ato ou Canivete (Para descarnar os fios) e Tesoura (Para cortar os fios e as pontas das resistências, etc.)
- Muita paciência e umas garrafitas de sumo/vinho/agua (Opcional :D )

Fotos do Material necessário:

Clique nas fotos para aumentar

- Vista geral
Mvc-200s.jpg


- Cabeças para os potenciómetros
Mvc-201s.jpg


- Potenciómetros
Mvc-202s.jpg


- Leds e Leds "Holders"
Mvc-203s.jpg


- Régua Fichas de parafuso
Mvc-204s.jpg


- Resistências
Mvc-205s.jpg

Mvc-230s.jpg


- Condensadores
Mvc-206s.jpg


- Chips LM317T + Dissipadores
Mvc-207s.jpg


- Bay 5.25" do PC
Mvc-208s.jpg


- Placa base Ponto a Ponto
Mvc-209s.jpg


E para quem estiver interessado, vou colocar aqui quanto custa algumas coisas, porque outras ja as tinha.

1 Placa C.I.DE Pontos Individuais - 2.94€
4 Circuitos Integrados (LM317T) - 2.04€
4 Dissipadores Transístor (Para o LM317T) - 3.65€
4 Potenciómetros Veio Simples - 4.46€
4 Condensadores Electrolíticos 1uF - 0.60€
4 Condensadores Cerâmicos 0.1uF - 0.42€
4 Cabeças Potenciómetros - 2.84€
Régua Dado Junção 4mm (Fichas das Fans) - 0.43€
4 Leds Azuis 5mm - 6.71€
4 Leds "Holders" - 0.40€

TOTAL: 24.49€


Antes de começar a montar

Devemos ter atenção à polaridade dos Leds e dos Condensadores Electrolíticos, a Ponta maior é o positivo e a ponta menor o negativo
Mvc-216s.jpg

Quanto as Resistências e aos Condensadores Cerâmicos, esses não tem polaridade

Também devemos reparar bem na placa base, a parte prateada (pistas) fica virada para baixo e é ai que se solda, a parte só com os furos fica virada para cima e é por onde se encaixam os componentes.
Mvc-213s.jpg

Mvc-214s.jpg


E sem nunca esquecer, meter os dissipadores nos chips LM317T
Mvc-225s.jpg



Esquema
(Feito pelo EXTRAMAN)

circuito1.jpg



Montagem

Começamos por encaixar os potenciómetros na placa base
Mvc-210s.jpg

Mvc-211s.jpg

Mvc-212s.jpg


Depois os componentes
Mvc-217s.jpg

Mvc-218s.jpg

Mvc-219s.jpg


Entretanto vamos soldar a resistência ao Led Azul, a resistência tem que ser soldada na ponta maior do Led (Positiva). Fica com um resultado assim:
Mvc-224s.jpg

Já com os componentes soldados à placa e com os cabos 12V In + Ground In e 12V Out + Ground Out (Para as ventoinhas)
Mvc-220s.jpg

Mvc-221s.jpg

Mvc-222s.jpg


Neste momento ja temos o 1º Potenciómetro a funcionar a 100%, os outros Potenciómetros são feitos da mesma maneira.

Para quem não percebeu muito bem onde se liga os componentes, fiz este esquema que é quase uma "cópia" do que está feito na placa (ok, não tenho lá muito jeito para fazer esquemas :P )
step1.jpg


Depois de estar pronto pegamos no serrote e cortamos a placa a medida que ficou o Rheobus
Mvc-229s.jpg


As Fotos do Rheobus pronto
Mvc-226s.jpg

Mvc-227s.jpg

Mvc-228s.jpg


Teste, 123, Teste =D
A 5V...
Mvc-231s.jpg


E força, Acima, acima acima... :D
A 10V...
Mvc-232s.jpg


Como podem ver, fazer um Rheobus parece difícil, mas é muito fácil :)
A etapa da Montagem está concluída, vamos agora passar a Bay 5.25" da caixa do PC e a apresentação exterior.


A Bay 5.25" e a apresentação exterior

Como todos sabem, para dar acabar de fazer o Rheobus temos que tratar dos acabamentos. Os acabamentos são a disposição dos Potenciómetros e Leds na Bay 5.25" e colocação das cabeças dos Potenciómetros nos mesmos. Também se preferirem para dar um look mais "Pro" podem pintar a bay da cor que for a vossa caixa.

Os Potenciómetros tem que ser postos na bay conforme foram colocados na placa base, pois estão agarrados à tal placa. Quanto aos Leds nunca se devem por em linha recta e por cima dos Potenciómetros, pois dá um look pouco "Pro", a melhor maneira é pormos ao lado direito dos Potenciómetros a acompanhar a curva dos mesmos.

Ora, perguntam vocês: "Mas qual a melhor maneira para marcas os furos na Bay?"

A melhor maneira, e a que fiz, foi:

- Pegas numa folha de papel A4 e desenhas lá os contornos da Bay
- Marcas o centro da Bay
- Com uma régua vês o espaço que fica entre cada Potenciómetro
- Com o paquímetro medes a espessura dos Potenciómetros
- Pegas no compasso e metes a medida que foi dada pelo paquímetro, depois metes o bico em metal do compasso no meio do sito dos Potenciómetros e marcas um círculo, faz isso para todos os espaços dos Potenciómetros
- Depois com o paquímetro medes a espessura dos Leds "Holders"
- Com uma régua marcas os sitos onde vão ficar os leds
- Pegas no compasso e marcas um círculo que vai ser o para os Leds "Holders"
- Com o X-Ato e cortas o espaço desenhado que é igual a Bay
- Depois de cortado viras o papel ao contrário e passas com a cola batom em cima
- Colas o papel em cima da Bay

PS: Ao lado dos Potenciómetros decidi colocar um Switch On/Off para o Neon, por isso podem ignorar o Switch =) ou se quiserem podem até aproveitar a ideia e colocar lá um Switch para o Neon ou até mesmo para ligar/desligar o Rheobus

Depois de teres seguido todos os passos que estão em cima, vai ficar +/- assim:
Mvc-242s.jpg

Mvc-243s.jpg


O próximo passo é furar a bay, no final vai ficar +/- assim:
Mvc-244s.jpg


Depois de furado podemos descolar o papel.
Mvc-245s.jpg


Só que vai haver um problema, ficam restos de cola na Bay, para tirar basta passar por água e esfregar com as mãos que fica impecável :)
No fim desta tarefa fica assim:
Mvc-246s.jpg


Podemos ver que ficou com um look muito "Pro"
Vamos agora colocar o Rheobus na Bay...

Colocam-se 1º os Leds "Holders", depois os Potenciómetros e no fim os Leds
Mvc-247s.jpg


Neste momento devem tár a perguntar: "Então mas os Potenciómetros são assim tão grandes?"
Sim, são, mas podemos corta-los.

Com um Serrote cortamos as pontas dos Potenciómetros
Podemos ver aqui o 1º potenciómetro depois de cortado
Mvc-248s.jpg

Mvc-249s.jpg


E agora todos os Potenciómetros cortados e os 2 1ºs com as Cabeças colocadas
Mvc-250s.jpg


Todos cortados e com as Cabeças colocadas...
Mvc-251s.jpg

Mvc-252s.jpg

Mvc-253s.jpg


Vamos lá testar isto agora :)
Mvc-254s.jpg

Mvc-255s.jpg

Mvc-256s.jpg


Ficou mesmo com o look "Pro", podem reparar bem na intensidade dos leds conforme se aumenta ou diminui o Potenciómetro
Quanto a pintura, não vai ser falada neste guia, pois não vai estar pronta a tempo para por aqui :(

Se fizeste todos os passos correctamente e não te enganas-te em nada tens ai um Rheobus com um look muito "Pro"

Em caso de dúvidas podem colocar aqui um Reply

Bons Modds! :)
 
Última edição:
Só uma palavra para este guide EXELENTE :)
Hum... só falta mesmo uma coisa simples que era a tua bay pintada de preto baço e indicares ai ao people como se pinta uma bay.. ATENçÃO eu disse pintar a serio, de maneira que fique um trabalho pro e não aquelas pinturas que eu pergunto se é quadro da arte moderna ou se esta mal pintado... LOL...
hum só mais uma cena peterwolf, que tu já sabes, O MEU REO É MELHOR :p , mesmo só naquela de ser o meu :p LOL (mas isso já foi dito e discutido LOL :p )
Só mais uma cena curti aquele detalhe do switch OFF/ON ficou bacano, e da cena do papel ficou então a matar completamente PRO :)

já agora aproveito esta oportunidade para fazer publ do meu rheo CLICAR AQUI :D
 
Última edição:
Tá fixe.... não é das mareiras mais simples de fazer um rheobus... há maneiras muito mais simples !
Mas é uma maneira de poupar $ , em vez de se comprar Rheóstatos de 5W (mais caros - 7,5€) compra-se ums componetes e ums Rheóstatos de plástico (mais baratos - 1€).

Parabems ;)
 
É isso mesmo Peter, andamos a ver um post aqui, outro acolá, depois nao sabemos como entra isto, o valor de resistencias e tal, agora nao ha desculpa pra nao fazer um reobus :P

;) ;) ;)


Pos Edit : Lembrei-me agora, isto ( na minha opniao ) ja com uma data de stick´s comoça a ficar " cheio" e talvez confuso. Como comecam a aparecer tuturials e bons!! propunha a criacao de um subforum na categoria de moding de modo a alojar :

** Theads de reviews cada mes ( os links e comentarios )
** Theads de how-tos cada mes ( os links e comentarios )
** Tuturials proprios que vao surgindo...


ps : mais uns tuturials vao aparecer :P

just my 2 dollars
 
Última edição:
Acabei de fazer um Rheobus de teste e no final, com tudo montado, ponho tudo a funcionar, mas reparo que a ventoinha não está a trabalhar como estava antes (estava mais lenta e a resistência variavel não dava para rodar mais) e tenho a brilhante ideia de ir buscar um multimetro. O que o multimetro me mostrou foi 10,55v! E perguntei para mim mesmo, "Isto não devia de dar 12v?". Vou falar com o meu pai (que percebe um pouco de eletronica) e disse-me que o LM317 faz com que isto aconteça, faz baixar a saida para a ventoinha de 12v para pouco mais de 10v.
Fique um bocado desapontado com isto, pois o Rheobus não me dá toda a pontência que a ventoinha pode dar.
Bem parece-me que vou continuar com o meu fanbus 12v/7v/0v :) .
 
Originally posted by MEIA
Acabei de fazer um Rheobus de teste e no final, com tudo montado, ponho tudo a funcionar, mas reparo que a ventoinha não está a trabalhar como estava antes (estava mais lenta e a resistência variavel não dava para rodar mais) e tenho a brilhante ideia de ir buscar um multimetro. O que o multimetro me mostrou foi 10,55v! E perguntei para mim mesmo, "Isto não devia de dar 12v?". Vou falar com o meu pai (que percebe um pouco de eletronica) e disse-me que o LM317 faz com que isto aconteça, faz baixar a saida para a ventoinha de 12v para pouco mais de 10v.
Fique um bocado desapontado com isto, pois o Rheobus não me dá toda a pontência que a ventoinha pode dar.
Bem parece-me que vou continuar com o meu fanbus 12v/7v/0v :) .


exactamente, o lm so deixa passar até 10v +/-. Tens outra opcao, a saida do positivo para a fan, metes essa saida para um comutador simples, juntamente com o positivo de 12v da fonte ( e claro o pos_fan para a saida do comutador simples.

Quando kiseres, é so ligares o turbo mode e comutas entre 12 voltes tipo quando n tas em casa e potemciometro quando tas ao pe do pc
 
só te digo duas cenas, SIMPLES E ESPECTACULAR! epá agora quem num fizer um rheobus é mm porque não quer! vou já meter mãos à obra, o pior é que as cenas das bays na minha caixa são metálicas, já agora, os leds trazem essa borrachinha já? pa por em volta? que cores há de leds? vermelho, azul, verde...e?
 
hum a minha antec dexeu de RPM... foi impressionrate 200RPM.. ou seja a diferença é apenas ACOSTICA porke de resto... tenho sempre ela a meio pra na ose ouvir boi e refrecar bem... calro tb tenh o4 ventoinhas .. por isso td no max vfico sem OUVIDOAs lol
 
Originally posted by wEs
só te digo duas cenas, SIMPLES E ESPECTACULAR! epá agora quem num fizer um rheobus é mm porque não quer! vou já meter mãos à obra, o pior é que as cenas das bays na minha caixa são metálicas, já agora, os leds trazem essa borrachinha já? pa por em volta? que cores há de leds? vermelho, azul, verde...e?

npz, akilo ke ta a volta dos leds sao os tais Leds Holders pra prender os leds a bay, mas isso tens ke komprar a parte dos leds.

os leds ke ha a venda sao Azuis, vermelho, verde, laranja, amarelos e brancos... :)
 
pah ó Tecno, n te entendo, o proposito deste topico é precisamente desmistificar a suposta dificuldade de fazer este tipo de coisas, para alguns de nós (onde me incluo) isto pode n ser nada complicado simplesmente pq trabalhamos em electronica, mas quem n sabe e quer aprender são este tipo de ajudas q são muito válidas.

pah é assim, quem n percebe e nao quer perceber ja sabe a mto tempo que existem porras destas a venda.
 
Originally posted by Tecnoboy
Que tal em vez de tarem a perder tempo a ter que ir comprar essas cenas, fazer a montagem, correr o risco de algo ficar mal pk não são pros e acima de td gastar dinheiro, não optão antes por comprar algo já feito como isto:

http://www.thermaltake.com/products/hdcooler/hardcano8vr.htm

desculpa la , mas isso e tipico comentario de kem tem dinheiro e dá 10 contos por uma cena feita de fabrica , POR N SABER FAZER OU NEM SEKER TENTAR. Mas os meninos ricos são assim.

Eu ca ja tou a tratar de comprar as peças pra fazer o meu, ke para alem de ser muito mais barato, sou EU ke o faço a minha maneira, como kero, com as opções ke kero.

no pain no gain ...
 
ainda ha o pormenor q no meu entender é importante que se fizeres isso com uma baia tua, fica td integrado de uma forma melhor.

no meu caso tenho uma caixa com uma frente cinza metalizada olha o estrilho de meter uma mer** azul....
 
Epa... essa cena k o Techno posto até tá fixe... mas claro k nada como uma coisa feita por nós da nossa maneira e mais barato... Mas claro k dá trabalho...

Ñ censuro niguem k compre feito, se tiver $ e ñ lhe apetecer ter trabalho...
Só k esse Rheobus ñ tem LED's azuis ! :D

Se tivesse $ tb comprava um LCD dakeles de uma loja da comcorrência k kustam 26 contos em vez de fazer.... :-D
 
Back
Topo