Ajuda 300GB Raid 0

__IRON__

Power Member
Pois é hoje quando cheguei a casa tinha o windows xp com um dos celebres ecrãs azuis com um erro de Kernel.

Ao reiniciar o PC qual não é o meu espanto quando já não consegui mais entrar no windows pois após alguns segundos de entrada no ecrã de login do windows aparece um novo ecrã azul agora com um erro a dizer que não consegue fazer o mount do disco rigido.

Trata-se de um sistema em Raid 0 de dois discos Sata de 150 GB e que tinham muita informação que ainda não tinha copiado para DVD.

Ao tentar fazer um chkdsk através do sistema de recuperação do windows recebo um erro de que o comando detectou erros irrecuperáveis no disco. O sistema de ficheiros é NTFS.

Será que há alguma solução para recuperar os dados? Estou desesperado:014:

Qualquer ajuda é bem vinda.
 
Penso que se trata apenas de uma situação do maldito windos ter danificado o MBR do disco. Não me parece uma falha de hardware.
 
Se tinhas varias partições com informações e apenas o kernel é que ficou corrupto, então podes tar descansado que ao reinstalar o SO, tens acesso a todas as outras partições :)

Agora se estava tudo dentro de uma só, vais ter que tentar ou entrar em security mode ou reparar a instalação do SO
 
Swat disse:
Se tinhas varias partições com informações e apenas o kernel é que ficou corrupto, então podes tar descansado que ao reinstalar o SO, tens acesso a todas as outras partições :)

Agora se estava tudo dentro de uma só, vais ter que tentar ou entrar em security mode ou reparar a instalação do SO

se tens só uma partição, tenta entrar com um cd live de linux (tipo knoppix) pra ver se consegues recuperar os ficheiros...

Eu já fiz isso mas com discos sem estarem em RAID... Em raid, espero eu, que os live cd tambem deem...
 
__IRON__ disse:
Também já tentei essa situação mas embora detecte bem os discos e o raid não me deixa aceder à informação.:'(

mas não consegues aceder a nenhuma informação ou só a alguma informação especifica...

Se for a primeira é pco provavel que consigas recuperar alguma coisa (mas eu tb n sou 1 super expert na matéria...), se for a segunda devem ser ficheiros protegidos/encriptados pelo proprio windows...
 
Morpheus disse:
é por essas pequenas razões é que o RAID 0 é perigoso ... quando menos se espera bye bye informação ...

Eu tenho 2*160GB em RAID 0 e de vez em quando penso... e se agora um HDD fosse a vida? eu acho que ficava desgraçado 8o
Eu devia era ter comprado 2 de 80GB e um outro de 200GB ou 300GB para ficar fora do array, mas pronto, vou continuando a fazer figas para que os meus hitachi não me desiludam:wvsore:
 
Se eu não conseguir recuperar a informação juro que nunca mais utilizo o RAID. O aumento em Velocidade não compensa a especificidade de acesso aos dados.
 
Vcs já deviam saber isso, normalmente faz-se Raid com discos pequenos (80) e depois compra-se outro para "armazém". Para que querem 300G em Raid...lol !!

De qq maneira com um só disco individual, pode na mesma ir tudo ao Ar, isso tudo é relativo!!
 
I fell good ta na na na na na na

Consegui recuperar tudo até ao ultino Bit. Bendito seja o gajo que inventou o MSDOS e todos os seus comandos milagreiros!!!

300GB back in the house.

Obrigado por tentarem dar umas dicas nestas minhas horas dificeis.
 
Já agora partilha aqui com a malta como resolveste o problema :) fdisk /mbr?

Uma vez utilizei este maravilhoso programa com resultados excelentes: http://www.r-studio.com/

Cuidado com o RAID-0. Hoje em dia o que limita a velocidade dos discos é o "seek time". Este parâmetro infelizmente não tem tido grande evolução, sendo praticamente o mesmo há muitos anos. Vale a pena o risco? Eu acho que não. Vale mais um raptor de 150G :)
Alguém com RAID-0 que possa partilhar a sua opinião sobre isto? Que diferenças nota no desempenho?
 
trek_b disse:
Já agora partilha aqui com a malta como resolveste o problema :) fdisk /mbr?

Uma vez utilizei este maravilhoso programa com resultados excelentes: http://www.r-studio.com/

Cuidado com o RAID-0. Hoje em dia o que limita a velocidade dos discos é o "seek time". Este parâmetro infelizmente não tem tido grande evolução, sendo praticamente o mesmo há muitos anos. Vale a pena o risco? Eu acho que não. Vale mais um raptor de 150G :)
Alguém com RAID-0 que possa partilhar a sua opinião sobre isto? Que diferenças nota no desempenho?

Eu noto MUITA diferença, principalmente nos loadings dos jogos mais exigentes. em aplicações pesadas que requerem uma grande pesquisa de informação nos HDD, o RAID 0 dá uma grande ajuda.

Eu que costumo formatar o pc quase 1a vez por semana:002: dá-me um grande avanço. Em +/- 15/20 min tenho o windows instalado:)
 
trek_b disse:
Já agora partilha aqui com a malta como resolveste o problema :) fdisk /mbr?

Consegui entrar em modo de Dos com um Boot CD e consegui aceder aos discos com um software Active@partition recover. Depois foi correr o chkdsk para corrigir os erros em 2 ficheiros de sistema do windows w tudo ficou a bombar.
 
Back
Topo