A todos os utilizadores do TMN 3G

TMN3G

Power Member
Vocês sabiam ou foram informados na altura do contrato que a TMN cobra 1 GB não como 1024 megas mas sim como 1000 megas? e que 1 MB não é 1024 Kb mas sim 1000 Kb?

"Em cada comunicação, o volume de dados transmitidos será taxado pelo KB superior. Para efeitos de taxação, considera-se que 1 MB corresponde a 1000 KB e 1 KB corresponde a 1000 Bytes."

http://www.tmn.pt/vgn-ext-templating/v/index.jsp?vgnextoid=81ac656a2efe6010VgnVCM1000005401650aRCRD

O meu contrato não refere nada disto! Não assinei nada que diga que tenho direito a 1 metro de pano mas que consideram 1 metro de pano como tendo 50 centimetros!!!!!!!!!!!!!!
 
ainda bem que a Tmn pertence a um grupo gerido pelo estado...
Assim podemos estar mais descansados.. pq o estado protege os consumidores de espresas que "roubam" aos clientes

PS: é para não destoar da xulisse que é o sapo.. e os seus fantasticos " Gb de trafego internacional
 
Como já li em outro fórum e com muita razão, bem que eles podiam dar outros nomes, do género tmnkb ou tmnmb, mas em todo lado 1kb são 1024bytes
 
Já preenchi o formulário há uns dias mas não recebi qualquer informação da ANACOM, será que é mais uma com ouvidos moucos?
 
O MB faz parte dum standard SI se não estou em erro, não pode ser definido à parva para "efeitos de facturação", se lhe chamam de MB são 1024KB e acabou, não existem variações.

MAS se vcs assinaram um papel a reconhecer essa interpretação não sei até que ponto podem reclamar...vejam bem os contratos.
 
eles podem ter razão...não é uma questão de moda dos dvds...

Kilo é um prefixo que significa 10^3 ou seja...1000

já nos pc , a base utilizada é 2 , logo 2^10,que dá os 1024

um kilobyte , tanto pode ser 1000 ou 1024 bytes,dependendo da "malicia" ou interepretação de quem a escreve.

e já agora , kb não é um kilobyte... , kB é kilobyte e kb e um kilobit
 
desculpem lá mas vocês não tem qualquer razão.

De acordo com o standard, e que é o usado em telecomunicações digitais, o KB, MB, GB etc são 1.000, 1.000.000 e 1.000.000.000, respectivamente. É usada a base 10, 10^3, 10^6, 10^9 etc.

Quando se usa a base 2, o 2^10, 2^20, 2^30, que são 1024, 1,048,576 e 1,073,741,824 respectivamente são designados por Kibi, Mebi e Gibi, abreviadamente KiB, MiB e GiB.

Nem sempre a linguagem corrente está correcta.

Ver:

http://en.wikipedia.org/wiki/Orders_of_magnitude_(data)
http://en.wikipedia.org/wiki/Power_of_two
http://en.wikipedia.org/wiki/Binary_prefix
 
TMN3G disse:
Vocês sabiam ou foram informados na altura do contrato que a TMN cobra 1 GB não como 1024 megas mas sim como 1000 megas? e que 1 MB não é 1024 Kb mas sim 1000 Kb?

"Em cada comunicação, o volume de dados transmitidos será taxado pelo KB superior. Para efeitos de taxação, considera-se que 1 MB corresponde a 1000 KB e 1 KB corresponde a 1000 Bytes."

http://www.tmn.pt/vgn-ext-templating/v/index.jsp?vgnextoid=81ac656a2efe6010VgnVCM1000005401650aRCRD

O meu contrato não refere nada disto! Não assinei nada que diga que tenho direito a 1 metro de pano mas que consideram 1 metro de pano como tendo 50 centimetros!!!!!!!!!!!!!!

Passei de trafego GPRS (tmn e vodafone) para Mega50 e depois para GIGA e SEMPRE foi considerado o trafego como 1MB = 1000KB e 1KB = 1000 Bytes independentemente da operadora.

Se assinam contratos sem ler as letrinhas miudas (que aqui até são bem grandes) então não sei.

Gostei do nick. ;)
 
O que eu acho um absurdo é o cliente nao ter meio de saber qnt gastou ou deixou de gastar, ficando sempre a espera da agradável surpresa no fim do mês....


Sim e a solução apresentada por eles so da vontade de rir... Usar o software?


Para ja aquilo, simplesmente não funciona, depois é completamente impossível distinguir entre hapy hours e nao hapy hours, entre periodos contados por inteiro no kb superior ou nao enfim... e se juntar a isso o facto que podes ou poderaster que usar a placa em mais que um pc, a historia fica ainda mais absurda....

Quando é que a malta se junta e começa a protestar todos em juntos com os fulanos?

Eu até tenho dúvida da legalidade desse tipo de situaçao!


Cumprimentos,
 
TMN3G disse:
Já preenchi o formulário há uns dias mas não recebi qualquer informação da ANACOM, será que é mais uma com ouvidos moucos?

Bem podes esperar. Recebi ontem uma resposta, duma dúvida que tinha enviado à quase 2 meses.
 
Acho ridiculo mas vindo de quem vem já não me admira nada.
Eu só posso dizer que tenho Zapp e nos meus consumos 1GB = 1024MB e pelo que me lembre dos outros ISP's que usei (Cabovisão e Kanguru) era igual, agora gostava de saber se os outros operadores do grupo PT (sapos, rabos, etc) usam a mesma medida usada pela TMN, é que se não usam deviam usar é que caso contrário andam a roubar uns mais do que outros!:004:
 
Como ja foi referido o problema aqui nem é os 1000 ou 1024 o problema aqui que
é rídiculo que cobrem 1MB por uma ligaçao de 1KB arredondado sempre ao KB superior.

Ou a sessao vai abaixo umas 10x por causa de falhas momentaneas de cobertura e tu ja estas a arder em 10MB (MB TMN) , mesmo qe o trafego realmente gerado tenha sido de 10KB...

Para juntar a isso e para o maior absurdo da situaçao não ha maneiras de saber realmente o queja gastaste ou nao ou seja... é uma agradavel surpresa sempre o fim do mÊs, tendo em conta todas as particularidades do tarifário em causa.

JA para não falar nos 2GB ... que na verdade é pouco mais que 1GB de utilizaçao real!

Sim eu sei para isso é que servem os departamentos de marketing e clientes inocentes...

O problema e quando muitos clientes inocentes caem na real e juntam se pelo mesmo motivo ...
 
Back
Topo