Cooler para Intel 3.0 DualCore

ahramis

Power Member
Adquiri recentemente um Pentium4 DualCore a 3.0. montado numa Asus P5LD2, com memória Kingston a 633, todo este conjunto dentro de uma Thermaltake Armor Black. Sistema Operativo XP Pro e disco WD de 10.000RPM.

O cooler original é de bradar aos céus, pois em vazio mantinha temperaturas de 45ºC, as quais em cheio iam a mais de 70º, originando o desligar do sistema.

Adquiri então o 7700Cu da Zalman e a coisa melhorou um pouco...tendo as temps. baixado cerca de 10 graus em vazio e 5 em ful...Fiz asneira porque não usei pasta térmica boa (Artic Silver5), mas sim a que vinha na embalagem da Zalman...a qual lá continua.

A board em causa já possui o sistema PWM, ou seja, controla, a pedido, a rotação da CPUFan em função da respectiva temperatura utilizando para tal uma ficha de 4 pinos à board em vez dos habituais 3 pinos...

Porque não gosto de Wattercooling - esqueçam as razões - tenciono ainda melhorar o sistema de arrefecimento da CPU, pois que em relação à caixa está tudo ok...

Ou seja, preciso de um cooler a sério - com ou sem PWM - que me consiga arrefecer a "besta", em especial quando trabalho com vídeo...

Tinha pensado no Ninja com ventoínha de 120..., mas há outras hipóteses...

Agradeço aos experts em AirCooling a respectiva contribuição para esta questão, com a indicação de que, em termos de produção de energia térmica, os DualCore são um "mundo à parte"...

Antecipadamente, obrigado a todos.
 
está para sair um cooler novo cahmado Tuniq que em principio será o melhor! neste momento o melhor é de facto o Ninja!

depois tens outras alternativas mais baratas que é o Tt big typhoon e a difrença nao é muita...

mas é imperial o uso de uma pasta termica em condições!
 
Realmente o stock da intel é vergonhoso... Eu com o meu 920 a 4ghz tinha temps que passavam os 75 (estando ele estavel até aos 84-86ºc)...
De momento tenho o meu 920 com um ninja Scythe CPU Cooler Ninja Plus e tenho a 4400 mhz 1.47V temps de 36-40ºc em idle e de 63 em full load nos dois cores (dual prime ou dual folding) 100% stable :D
@ Default tenho temps de cerca de 30 em idle e cerca de 48 em full load :D

O ninja é sem duvida dos melhores coolers do mercado, havendo pessoal que diz que o Tuniq poderá ser melhor à pala de uma review que anda por ai... Só que na mesma não referem a ventoinha usada no ninja e respectivos cfms e a usada no Tuniq... Sinceramente acho que o ninja já é o limite de air cooling... são 12 pipes :D
Sem duvida o que te aconselho estando já disponivel :D
Abraço ;)
 
a ventoinha do Tuniq ja vem! ele ja traz uma que depois quem quiser troca!

os CFM por heatpipes nao fazem quase difrença nenhum... plo menos no meu... quer seja a 3000 ou a 1300rpm a temperatura é exactamente igual!
 
Eu ia para WC num cpu desses se quisesse fazer OC. Estes cpus escalam muito bem.

Ter as temps que o Helix tem nesta altura do campeonato e ele sabe umas coisas disto dá que pensar. É que a temp ambiente está baixa. No verão não vai ser possivel ter isso com OC.

Sway:
Neste caso não é pelo silencio:D
Mas no verão prometo que abrimos um thread só para ver as temps:)
 
Metro m8 :) [[]]
Meu tipo não podes comparar isto com amd... Tipo só não dá mesmo para usar stock cooler... Com o ninja ainda tenho muita margem... Estes cpus até aos 85-86 estão estaveis (pelo menos o meu ) Portanto com 58 em full load @ 4400 hoje... Que no verão suba mais 20ºc!!! ele continua a funcar na boa :D
Mesmo que no verão baixe para 4.2 ghz (com isto agora tenho temps de de 52 em full!!! )
Além disso este bicho mais uma / duas semanas vai para a prommy :D


Abraço ;)
 
Última edição:
Helixsk8 disse:
Metro m8 :) [[]]
Meu tipo não podes comparar isto com amd... Tipo só não dá mesmo para usar stock cooler... Com o ninja ainda tenho muita margem... Estes cpus até aos 85-86 estão estaveis (pelo menos o meu ) Portanto com 58 em full load @ 4400 hoje... Que no verão suba mais 20ºc!!! ele continua a funcar na boa :D
Mesmo que no verão baixe para 4.2 ghz (com isto agora tenho temps de de 52 em full!!! )
Além disso este bicho mais uma / duas semanas vai para a prommy :D


Abraço ;)

Oi [[[]]]]

A questão é que quando fazes OC aos AMD eles tb aquecem. E estou a falar de dual core que é o que interessa aqui. As temps máximas que uns e outros aguentam tb são diferentes numa proporção parecida. A mim por acaso assustam-me estas temperaturas tão elevadas mas lá está cada um com a sua mania. Eu tenho esta:)
 
Alguma informação mais actualizada?
É que quando gravo DVDs de imagens da Acronis a tempeartura sobe aos 75º e dispara a segurança do PC e desliga-se...

Venham lá mais comentários, sff!


OBg.
 
Obrigado Metro pela tua resposta e aos demais também claro!

O WC é um sistema que à partida está fora das minhas opções, até pq tenho vários PC's em casa e era mais um device a acrescentar...prefiro portanto um sistema á base de air cooling.

A situação do meu processador mantém-se, sendo que agora foi "rescussitada" pela instalação do Acronis TrueImage10. Efectivamente, para gravar imagem em suporte DVD o processador dispara para os 75 graus, originando o disparo e desligamento do sistema...

Continua-se a apostar nos Ninja? Não saiu entretanto nenhuma Rev nova? São fáceis de instalar, ou é necessário sacar a board? A veoinha de 120 já é PVM e pode ser regulada por um Zalman?

Obrigado.
 
Obrigado Metro pela tua resposta e aos demais também claro!

O WC é um sistema que à partida está fora das minhas opções, até pq tenho vários PC's em casa e era mais um device a acrescentar...prefiro portanto um sistema á base de air cooling.

A situação do meu processador mantém-se, sendo que agora foi "rescussitada" pela instalação do Acronis TrueImage10. Efectivamente, para gravar imagem em suporte DVD o processador dispara para os 75 graus, originando o disparo e desligamento do sistema... - http://www.techzonept.com/showthread.php?t=129812

Continua-se a apostar nos Ninja? Não saiu entretanto nenhuma Rev nova? São fáceis de instalar, ou é necessário sacar a board? A veoinha de 120 já é PVM e pode ser regulada por um Zalman?

Obrigado.
 
Back
Topo