Simplesnet - Traffic Shapping e não só.

Morg2k2

Power Member
Boa tarde,

Ao fim de algumas semanas de analisar o serviço do ISP relativo a TS e a largura não ser a contratada fiz uma reclamação e eis a resposta da simplesnet (que diga-se de passagem que foi rapida.)

Venho por este meio reportar 2 situações destintas:
>
>
>
> 1) Denoto á alguns dias que a ligação está lenta (notei inicialmente no
> browser, posteriormente em downloads). E aproveitei ontem domingo para
> fazer alguns testes de largura de banda, nesse sentido entrei nos seguintes sites:
> www.testmy.net <http://www.testmy.net/> e www.beltronica.pt
> <http://www.beltronica.pt/> e em ambos os sites a velocidade de
> downstream oscila entre os 0.7 mbits e 1.0 mbits. Dai que sendo a
> minha ligação de 4mbits , agradeço que seja reposta a largura de banda
> em falta. Visto que já é um caso recorrente.
>
> 2) P2P - Denoto á aproximadamente 2 semanas que quando downloads neste
> tipo de protocolo quer seja em horário normal quer seja em período de
> HH que raramente consigo efectuar downloads acima de 20kb/s em fontes
> que á duas semanas atrás nunca tinha taxas de transferência abaixo de 70-80kb/s.
>
> Dai que pretendo saber se trata-se de uma situação generalizada de
> traffic shapping ou se deve-se a qualquer outro tipo de factor.

RESPOSTA:

Viva -,

Serve o presente para lhe comunicarmos que recebemos o seu pedido.

Os testes que efectuou não são conclusivos, dado que não temos qualquer indicação onde estão alojados, nem sabemos qual o reencaminhamento até chegar ao destino.
Deste modo, os testes que efectuou não são conclusivos. Agradeço que verifique qual a sua velocidade de sincronismo. Se o seu sincronismo não for o que está contratado, agradeço que nos informe de imediato.

Relativamente à segunta questão a taxa de contenção máxima prevista, corresponde a 1 para 50 no caso dos serviços oferecidos pela Simplesnet (e pela globalidade dos restantes ISPs). Esta informação pode ser confirmada em, http://www.ptcomunicacoes.pt/operadores/nacionais.asp?area=adslpt

A Simplesnet não pratica contenção suplementar para além desta, que é praticada antes do tráfego ADSL nos ser entregue, (facto que inclusivamente foge ao nosso controlo e sobre o qual não poderemos actuar tecnicamente).

Esta política de dimensionamento passava mais camuflada anteriormente (provavelmente fruto da rede de recolha de tráfego da PT estar, já na altura, dimensionada para os tráfego cursado actualmente por todos os ISPs, i.e após o incremento de velocidade disponível nos clientes finais) mas que actualmente passou a ser um facto mais visível.
Ou seja, os acessos ADSL não tem largura de banda garantida, podendo inclusivamente existir períodos do dia em que a qualidade de serviço é melhor do que noutros.

No caso do nosso serviço de ISP propriamente dito, são praticadas políticas de gestão de tráfego de modo a atenuar esse efeito de contenção que por vezes surge.

Por exemplo, no caso de tráfego peer-to-peer, por exemplo, é expectável a existência de métodos de prioritização não sendo provável que este cenário se altere. Face à necessidade de dimensionamento da rede, é precisamente neste tipo de aplicações que se inicia a gestão de prioridade, pois, de outra forma, não é possível assegurar uma boa qualidade de serviço à globalidade dos clientes.

Este facto também resulta de certo tipo de aplicações não terem necessidades de tempo real e serem pouco sensíveis a atrasos.
Embora estando a falar apenas em nome da Simplesnet, posso adiantar-lhe que este cenário existe na globalidade dos ISPs (e será, eventualmente, mais agravado).

Como ISP, tentaremos ter sempre padrões de serviço condizentes com o segmento de mercado a que se destinam e com performances tão boas ou melhores que a concorrência.
Garantias de débito no serviço ADSL, infelizmente, não nos é possível oferecer.
Apenas em serviços de linhas dedicada a Simplesnet garante inexistência de contenção (têm custos bastante superiores, no entanto, sendo produtos já direccionados para o mercado empresarial).

Apesar do serviço não estar abaixo dos parâmetros mínimos de qualidade de serviços especificados para ligações ADSL, temos conhecimento de que em determinadas zonas geográficas a qualidade dos serviços poderá não estar no seu desempenho máximo.
Estamos neste momento a identificar essas zonas e a tomar acções de modo a que a qualidade de serviço se volte a aproximar aos máximos de desempenho que sempre nos caracterizaram.
Estimamos que o resultado destas acções seja visível durante as próximas semanas.

Quero reforçar o facto de que os parâmetros mínimos de qualidade de serviços especificados para ligações ADSL nunca foram nem estão a ser violados.

Conclusão:

Acho absurdo que um ISP se esconda segundo o argumento da taxa de contenção, visto que raramente tenho 3mbits, o normal é não passar de 1 *****.
Claro que ainda vou expor os testes de uma forma minuciosa, apenas para descargo de consciencia.

2) A questão do traffic shapping acho abusrdo na medida em que se congestionar o trafego em outro tipo de protocolo, o isp fica da mesma forma congestionado.
E existe uma questão de fundo: o facto de pagar por um serviço com x gb de trafego mensal, e se dessa forma para efectuar a transferencia do trafego contratado é excessivamente lento. Pelo que percebi "legalmente" posso ter que aceitar ate 4096:550 (tx contenção), isto quer dizer que a minha largura de banda legalamente contratada é de 81.92 kilobits e que ronda uma taxa de transferencia maxima de 10k/s, ora assim sendo mais vale ter um modemzinho analógico que nao tenho contenção nem mensalidades que por vezes podem ser exorbitantes.

Acho que a ser assim deveria vir no contrato descriminado 1) que a taxa de contenção é de x e que pode ocoorer até 99.99% do tempo de utilização, 2) que os protocolos de p2p perdem a prioridade, pois se esta situação for exposta deduzo que perdem muitos clientes e é aqui o limbo do ISP, em que a meu ver sao violados os direitos do consumidor.

é o que eu penso.
 
Básicamente foram-te ao rabinho e agora se quiseres mudas de ISP... É a triste realidade de Portugal...

Eles podem fazer Traffic Shapping COMO QUISEREM ao k axam mais importante, ainda sacares a 20kb/s de p2p n é nada mau há pessoal a queixar-se que foram limitados a 3kb/s... Eles apenas garantem a velocidade de 4Mbits dentro de algumas redes, portanto se queres testes eles vão-te mandar sacar um ficheiro dum servidor deles, e se aí não tiveres os 4Mbits talvez eles façam qq coisa...
 
Eu tb ja vi esse filme e ainda vou vendo por parte da Via Net.works,acho no minimo triste o que fazem,é pura e simplesmente enganar o pessoal e nao fornecer o serviço contratato.
Nao sei quais as bases legais para o fazerem,mas que o fazem é certo.

Apenas nao sei concretamente como funciona o TS,pois nao entendo como eles percebem o que levam os pacotes,ja que estes sao teoricamente confidenciais e todos com a mesma aparencia por assim dizer,a aparencia do protocolo TCP,faz-me confusao como identificam os que funcionam com base no P2P sem violarem os mesmos e verificar o seu conteudo,infrigindo claramente deste modo a confidencialidade dos clientes.Posso estar a dizer grande asneirada,mas peço que alguem que perceba mais do assunto do que eu me elucide.
 
bikeman disse:
Eu tb ja vi esse filme e ainda vou vendo por parte da Via Net.works,acho no minimo triste o que fazem,é pura e simplesmente enganar o pessoal e nao fornecer o serviço contratato.
Nao sei quais as bases legais para o fazerem,mas que o fazem é certo.

Apenas nao sei concretamente como funciona o TS,pois nao entendo como eles percebem o que levam os pacotes,ja que estes sao teoricamente confidenciais e todos com a mesma aparencia por assim dizer,a aparencia do protocolo TCP,faz-me confusao como identificam os que funcionam com base no P2P sem violarem os mesmos e verificar o seu conteudo,infrigindo claramente deste modo a confidencialidade dos clientes.Posso estar a dizer grande asneirada,mas peço que alguem que perceba mais do assunto do que eu me elucide.


Se analisares o protocolo TCP/IP, com especial atenção para as frames, verás que estas são constituidas (de entre outras partes) por um Header (cabeçalho).

Este Header contêm uma variedade de informações, sendo uma delas o tipo de protocolo da frame (http,ftp,rstp,torrent,emule, etc...).

O que não falta por ai são programas que analisam as frames em trânsito, fornecendo uma grande variedade de informação sobre as mesmas.

É nesta base que o TS acenta e funciona.
E é também desta forma, que é possivel fazer TS sem comprometer o payload (conteudo) das frames.
 
Condez disse:
Se analisares o protocolo TCP/IP, com especial atenção para as frames, verás que estas são constituidas (de entre outras partes) por um Header (cabeçalho).

Este Header contêm uma variedade de informações, sendo uma delas o tipo de protocolo da frame (http,ftp,rstp,torrent,emule, etc...).

O que não falta por ai são programas que analisam as frames em trânsito, fornecendo uma grande variedade de informação sobre as mesmas.

É nesta base que o TS acenta e funciona.
E é também desta forma, que é possivel fazer TS sem comprometer o payload (conteudo) das frames.

Sobre esse asunto do header, existe uma solução no BT... o Bitcomet tem header encryption pelo que deveria ser imune ao traffic shapping desse tipo, agora nunca testei (já que na Clix, que eu saiba não há traffic shapping).

Mas fica aqui a dica para quem tenha traffic shapping e queira safarse de alguma forma.

Cumps,

PCC
 
Pois, mas o aplicações P2P não servem só para utilizar programas de Torrents e semelhantes...

Por exemplo hoje a sacar o Patch para o WOW foi uma tristeza. Para sacar 140MB levou montes de tempo. Se desligasse o P2P andava lento, com este ligado era quase sempre por zero, isto tudo graças à Oni.

Gostava de saber com a saída do Windows Vista que vai ter ele próprio tecnologia P2P para redes como vão fazer estes ISP's maravilhosos Portugueses...

Ainda bem que vou mudar para clix.
 
o problema já parte da PT que vende um serviço de m3rda aos ISP e dp estes apenas to revendem mto embora a qualidade esteja limitada claro está pela PT ou seja podemos dizer cobras e lagartos que o problema é smp o mesmo ... PT. Se alguma vez o governo tirasse a Rede Telefonica Nacional das ganfias da PT e a revende-se aos isp portugueses veriamos melhorias em alguns aspectos... outros (o capitulo dos lobbies e da inovação) iriam completamente pelo cano abaixo... a PT é um mal necessário. Se a Sonae a comprar smp quero ver as conversas daqui a uns tempos...
 
Condez disse:
Se analisares o protocolo TCP/IP, com especial atenção para as frames, verás que estas são constituidas (de entre outras partes) por um Header (cabeçalho).

Este Header contêm uma variedade de informações, sendo uma delas o tipo de protocolo da frame (http,ftp,rstp,torrent,emule, etc...).

O que não falta por ai são programas que analisam as frames em trânsito, fornecendo uma grande variedade de informação sobre as mesmas.

É nesta base que o TS acenta e funciona.
E é também desta forma, que é possivel fazer TS sem comprometer o payload (conteudo) das frames.

Era mais ou menos o que desconfiava,so nao tinha a certeza se realmente o protocolo que esta a ser utilizado ia no header..Realmente com a encriptaçao ate pode ser que a coisa seja resolvida.
Obrigado pelo esclarecimento.

cumps
 
Eles usam TS nas portas... Nas portas usadas pelo cliente/server dos vários programas de P2P, daí muitos servers recomendarem usar outras portas...

greven tens opções bastante melhores k o p2p pra sacar a patch do WoW (Como os servidores da Sapo)...
 
A Soluçao que eu usava quando tinha ViaNW. era usar portas de gama elevada, eles fazem traffic shapping a portas Default, se vcs se informarem sobre todas as gamas de portas vão ver que existem umas em que o acesso é sempre condicionado em Alta Prioridade, por exemplo, se nao estou em erro, a porta Telnet "que é usada por exemplo para executar commandos em servers remotos" está sempre no topo de prioridades, ainda acima de HTTP, isto pq lhes dá jeito a eles, portas de valor muito superior tipo 50000 para cima normalmente tb não tÊm traffic shapping, eu sempre pensei que o TS era feito por Portas e nao por headers.


Cya
 
No caso do Bitcomet,
eu tenho a protecção de headers (encriptação) e mesmo assim não funciona. Até tentei ligar-me a portas convencionais: Port 80 (http) ; port 21 (telnet) e mesmo assim melhora um pouco de 10k/s para 20 30 k/s mas mesmo assim nao se compara com o que ja foi (150k/s por ex.)

Posteriormente teste o emule bowlfish, e nesse como tem um sistema de encriptação que funciona e ai sim consigo taxas mais decente 60 a 70 k/s
 
tambem tenho simplesnet, a 2mb, e nao me queixo do serviço, p2p sempre a dar o max dependendo dos peers claro, download directo sempre acima de 200ks...poe uns drivers diferentes na net, cfos spped sao os k tenho, e aki podes desactivar o traffic shapping :002:
 
Não, não pode o que o cfospeed é actuar no teu pc.
Consegues assim definir prioridades, por exemplo se tiveres a usar um software p2p qualquer com td no máximo, com o cfospeed deverás conseguir ver uma página web em simultâneo (coisa se não tivesses irias ver a página a carregar muito devagar).
 
E achas isso muito ou pouco?

Eu normalmente saco cenas da mula a 254...

Torrents a 396...


Cabovisao 4M


Em relação a Simplesnet, eles não estao a ir ao bolso a ninguem, alias estão a ser bastantwe transparentes a esclarecer a situação, não ha nada que não esteja devidamente assinalado no contracto, fui cliente nortenet durante bastante tempo, e nunca tive razão de queixa deles. Infelizmente o serviço na altura era caro e nao me compensava.

Acho que se nao estas satisfeito, das duas uma, ou mudas de isp e verificas que o problema é mais ou menos igual pelas aldeias todas, ou ficas onde estas e aceitas de bom grado as limitações que te são impostas.


Ao menos respondem te em um prazo razoavel, e esclarecem a situação devidamente, tenta fazer isso com uma netcabo, netvisao, tmn , etc...

Enfim good luck.
 
Back
Topo