Portáteis com placa gráfica "partilhada" ?

Lobster

Power Member
Alguém me pode dizer sucintamente o que é isto da placa gráfica "partilhada", em que difere de uma placa gráfica dedicada e quais as vantagens ou desvantagens ? Obrigado!

P.S. - Não sou tão besta como pareço por isso não se preocupem muito com a tradução de tecniguês para português, só não estou habituado ao mundo dos portáteis. Obrigado! ;)
 
o que acontece é simples: nos chips gráficos que usam memoria partilhada, é alocada memória RAM do sistema para uso da GPU. ou seja num sistema com 512 MB de RAM, com 64 MB gráficos partilhados, só dispões de 448 MB (512-64) para o sistema.
num chip que usa memória dedicada, a própria GPU tem acesso a uma memória só para ela. Portanto num sistema com 1024 MB de RAM, tens-los completamente disponiveis para o sistema.
Existem tambem híbridos, que usam uma parte da memória RAM quando a dedicada não é suficiente.

espero ter sido claro.

cumprimentos.
 
PAra além do que já disse o souto, os chips gráficos com memória dedicada são também mais rápidos que os seus equivalentes que usam memória partilhada porque acedem à memória muito mais rápidamente.
 
neste momento estou à espera de ver review e comparações entre portáteis memórias dedicadas e hibridos como disse o souto, algo do género 128 dedicados mas com possibilidade de ir aos 512.
 
Ainda é mais chunga do que eu estava à espera. Estes integradores de portáteis são uns autênticos génios comerciais... qq dia destes criam a "CPU partilhada", funciona com uns pedais tipo bicicleta operados pelo utilizador e quanto mais depressa se pedalar mais rápida é a CPU. Que economia em chips e transístores... :lol:
 
... pois mas depois tb tens as placas com turbocache que supostamente têm um hit de performance mais modesto em comparação com outros "sugadores de memoria aka partilhada" ... resumindo nem tudo é rosas mas se for turbocache é mem partilhada mas uma beca melhor... todavia aconselha-se sempre a comprar sem mem partilhada se for para jogos e afins ... de resto a mem partilhada chega e sobra!
 
Pá, não sei se há algum pc no planeta onde não corram pelo menos uns joguitos, mas se houver eu não quero nada com esse grande anormal do dono nem o quero ao pé da minha família... :lol:
 
Tipicamente a resposta comum da malta era sempre
Se queres uns jogos compra com gráfica e memória dedicada
Se for só para trabalhar compra com memória partilhada (para trabalhar por exemplo vale a pena ter 1 Gb e aí dispensar uns 16 Mb para gráficos não é exactamente penalizador)
Mas actualmente eu diria para comprar sempre com gráfica especifica mesmo que não seja muito potente devido à natureza dos SOs futuros (e futuros é o fim do ano no máximo) que utilizarão bastante a parte gráfica. Um portátil é uma máquina que dura bastante (pelo menos é o que eu acho) e portanto convém pensar nestes pormenores
Se fores do tipo de comprar um portátil, ter um OS e uma versão de cada programa necessário e usar tudo sempre nas mesma versões até cair de podre bem aí podes comprar uma coisa qualquer
 
Tipicamente a resposta comum da malta era sempre
Se queres uns jogos compra com gráfica e memória dedicada
Se for só para trabalhar compra com memória partilhada (para trabalhar por exemplo vale a pena ter 1 Gb e aí dispensar uns 16 Mb para gráficos não é exactamente penalizador)
Mas actualmente eu diria para comprar sempre com gráfica especifica mesmo que não seja muito potente devido à natureza dos SOs futuros (e futuros é o fim do ano no máximo) que utilizarão bastante a parte gráfica.

Que SO's são esses que ai vêm??

Cumprimentos
 
O Windows Vista e uma série de destribuições Linux que já mostraram efeitos semelhantes
Mas o Windows Vista é mais que garantido
Além do Mac OS X que já usa isso mas isto são PCs portanto ...
 
ho yeah. tou a espera do proximo ano pra comprar portatil. com o lançamento do vista, vêm aí belas mákinas... :004:

cumprimentos.
 
OS cada mais desnecessariamente pesados e com mais macaquices infantis do que nunca, sempre a garantir o consórcio comercial Microsoft-Intel de vento em popa ? Olha, uma novidade... }>

Aqui uso o 98SE, quando não estou no Linux. Lá para quando o Vista se tornar o padrão geral, pode ser que... humm... continue a usar exactamente o mesmo e a escarrar debem alto em cima dos otários. :lol:
 
Back
Topo