Correr Máquinas virtuais de *NIX. Fácil e gratuitamente

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Com a disponibilidade do VMware Player gratuitamente à uns tempos atrás não há nada no caminho para que não corram vários Sistemas Operativos no Windows XP ou em Linux.

O VMPlayer tem uma limitação que é de não conseguirem criar máquinas virtuais mas isso não é problema porque no site do VMware têm várias Maquinas Virtuais prontas a funcionar.
O problema é apenas que o download é internacional pelo que quem não tem Happy Hours não vai poder fazer o download. Para os restantes é muito facil.

Mais uma vez lembro que o VMware usa recursos, nomeadamente RAM. Devem ter 1GB de RAM para poderem brincar á vontade. 512MB é o minimo aceitável.
Pensem nas maquinas vistuais como uma pasta no vosso disco. Apagando a pasta desaparece o SO. Não estragam a vossa intslação nativa quer seja o Windows XP ou Linux.

O que precisam:

VMware Player: http://www.vmware.com/products/player/
Têm que se registar no site mas de resto é totalmente gratuito.
Download: http://www.vmware.com/download/player/

Máquinas virtuais tb gratuitas que podem usar livremente:

http://www.vmware.com/vmtn/vm/
http://www.vmware.com/vmtn/vm/community.html

Este último link não para de crescer o que é um excelente sinal.

Agora não há desculpas para não experimentarem vários sabores de Unix e quem sabe um dia destes deixarem de usar o Windows. Esta é uma forma muito simples de começar e de poderem começar sempre de novo se fizerem asneira sem perder tempo com reinstals e afins.

Hoje foi disoponibilizado o VMware Server:
http://www.vmware.com/products/server/
Nunca usei mas permite muitas coisas. Comecem primeiro pelo VMware Player e depois deixem feedback.

Se alguem quiser actualizar este post avise que podemos reformular isto e fica alguém encarregue de dar continuidade à thread :)

Eu não uso o VMware Player por isso se alguem quiser fazer um tutorial de utilização, de como se correm Máquinas Virtuais e afins força.

Edit:
Dependendo do feedback coloca-se esta thread em sticky. Decidam:)
 
Isto é porreiro.
No forum do Ubuntu há lá um how-to para por isto a funcionar mas assim é porreiro já que a papinha está já meia feita.
Eu também posso partilhar a minha VM do Slack 10.
Esta posso pôr no P2P. Se quiserem.
 
falco disse:
Em GNU/Linux há soluções melhores e que são Software Livre, como por exemplo o Xen e o User Mode Linux.

A vantagem que vejo é que a papa está toda feita com o VMware player. A partir do XP que é o que quase toda a gente do forum usa.
 
Metro disse:
A vantagem que vejo é que a papa está toda feita com o VMware player. A partir do XP que é o que quase toda a gente do forum usa.

Sim, mas o VMware Player tb está disponível para Linux, quem usa esse SO como host também poupa algum tempo :).
 
Realmente o VMWare é um must!
Assim foldo e mexo o que posso no linux :P

Mas é mesmo um grande passo para quem quer tentar user linux pegar no VMPlayer e sacar uma VM do site. Tem tudo e é só brincar :)

Cumps!
 
blastarr disse:
Sim, mas o VMware Player tb está disponível para Linux, quem usa esse SO como host também poupa algum tempo :).

Claro. Era só para responder ao falco. Parece-me ser a solução mais simples o VMwarePlayer.
 
Eu já testei a Browser Appliance que está no site deles, e espantou-me pela rapidez no VMware Player (isto depois de a transformar numa versão mais composta a nível de apps :D), acho que nem no VMware 5 Workstation as VM's de Ubuntu me correm tão rápido.

Nunca experimentei o VMware GSX, pois não tenho a licença, mas como fica um degrau acima em termos de funcionalidade em relação ao VM que eu tenho, estou ansioso que saia essa versão gratuita, para brincar mais um bocado :D

Quer em Linux, quer em Windows, este software está bastante acima do nível do MS Virtual PC.
 
Excelente thread Metro ;)

De facto o VMWare da bastante jeito para akeles que tem mais receio de estragar alguma coisa, e com as maquinas virtuais no site nao e preciso instalar nada...

Cheguei a usar bastante o VMWare para experimentar distros mas ja nao pego no programa ha uns tempos (agora estou confortavelmente instalado no Gentoo :p )
 
O site do vmware server beta está broken.

Link directo -> http://download3.vmware.com/software/vmserver/VMware-server-installer-e.x.p-20925.exe

Depois é só arranjar uma key (que é free).

http://www.vmware.com/products/server_comp.html

Olhando para os specs, parece-me um excelente produto. Suporte para 16 cpu, 64 GB, web based administration, etc.
Isto vem depois do sucesso do vmplayer e da "pressão" do Xen.
Vamos lá ver quando é que a Microsoft oferece um dos seus produtos. Acredito que deve estar para perto.
 
Eu ainda estou a usar o VMware Workstation e realmente é uma delicia :) corre na boinha e sem espinhas....ando a ver se instalo defenitivamente linux na minha máquina :p
 
Nemesis11 disse:
O site do vmware server beta está broken.

Link directo -> http://download3.vmware.com/software/vmserver/VMware-server-installer-e.x.p-20925.exe

Depois é só arranjar uma key (que é free).

http://www.vmware.com/products/server_comp.html

Olhando para os specs, parece-me um excelente produto. Suporte para 16 cpu, 64 GB, web based administration, etc.
Isto vem depois do sucesso do vmplayer e da "pressão" do Xen.
Vamos lá ver quando é que a Microsoft oferece um dos seus produtos. Acredito que deve estar para perto.

Pegando no post do grande Nemesis11 o server penso que para nós não faz muito sentido. A menos que tenhamos grandees máquinas entenda-se com muita RAM podemos andar a correr muitas VMs e mesmo a aplicabilidade disso para nós comuns mortais não é grande. Digo eu com os nervos:D
Mas penso que faz todo o sentido pensando nos principiantes usar o VMware Player.
Fui rever o que está no Browser Appliance que o blastarr referiu e parece interessante. Qd tiver tempo já saco só para ver.

Se acham que a thread faz sentido coloca-se em sticky. Eu não vou ter tempo para actualizar por isso quem quiser e puder muda-se o 1º post para essa pessoa.
 
Ainda não experimentei o este "server", mas talvez seja bom para pequenas empresas quando deixar de ser beta.
Talvez para uns labs em empresas grandes. Penso que este é o principal objectivo deste server. Deixar cair o Gsx, para as atrair com este produto para o Esx.
Talvez para powerusers que tenham um comp só para VMs.

O que eu gostava de ver:
- Uma versão free do Virtual Server da MS e/ou oferecer o Virtual PC.
- Uma distro de linux com o minimo possivel, com Xen + Enomalism (quando estiver em beta/final), "out of the box". Basicamente a mesma filosofia do Esx.

Sorry pelo meio OT.
 
Metro disse:
Pegando no post do grande Nemesis11 o server penso que para nós não faz muito sentido. A menos que tenhamos grandees máquinas entenda-se com muita RAM podemos andar a correr muitas VMs e mesmo a aplicabilidade disso para nós comuns mortais não é grande. Digo eu com os nervos:D
Mas penso que faz todo o sentido pensando nos principiantes usar o VMware Player.
Fui rever o que está no Browser Appliance que o blastarr referiu e parece interessante. Qd tiver tempo já saco só para ver.

Se acham que a thread faz sentido coloca-se em sticky. Eu não vou ter tempo para actualizar por isso quem quiser e puder muda-se o 1º post para essa pessoa.

Quando a experimentei fiquei surpreendido.
Aquilo é básicamente uma conta de acesso limitado costumizada pela VMware, extremamente fácil de usar até por newbies completos, e bastante rápida (até nem tem command shell por default :wow: ), virada para navegar em segurança e com rapidez pela Web.

A password de admin é "vmware" (sem as aspas), a partir daí é possível transformar aquilo em poucos minutos num Ubuntu completíssimo.

Nemesis11 disse:
Ainda não experimentei o este "server", mas talvez seja bom para pequenas empresas quando deixar de ser beta.
Talvez para uns labs em empresas grandes. Penso que este é o principal objectivo deste server. Deixar cair o Gsx, para as atrair com este produto para o Esx.
Talvez para powerusers que tenham um comp só para VMs.

O que eu gostava de ver:
- Uma versão free do Virtual Server da MS e/ou oferecer o Virtual PC.
- Uma distro de linux com o minimo possivel, com Xen + Enomalism (quando estiver em beta/final), "out of the box". Basicamente a mesma filosofia do Esx.

Sorry pelo meio OT.

Bom, o que constava aqui há uns tempos era que a MS ía incluir um Hypervisor ou mesmo uma versão completa e totalmente integrada do Virtual Server no futuro Windows "Longhorn" Server, mas não sei o que tem acontecido desde então.
Agora oferecer no desktop, em versões consumer... humm, não me cheira, a MS nunca foi de freebies sem um motivo por detrá$.
 
Última edição:
thx pela thread Metro
ja andava para experimentar o Syllable há algum tempo, só mm por curiosidade, e assim com a papinha toda feita já nem tenho desculpa :)

btw, corre bastante bem em ubuntu, o OS em si não é nada de especial, mas tb não é nada mau (e bem levezinho).
 
Eu proponho que possamos fazer uma data base de VM.
Já me disponibilizei a fornecer o Slack10. Já sei que é antigo mas aparte do CM10beta é o único que ainda tenho.
Assim podíamos partilhar mais distros.

Só mais uma coisa: uma VM criada em Vmware Linux funciona no mesmo programa em XP? Eu creio que sim mas não tenho a certeza. Podem clarificar-me.
 
hellaxe disse:
Só mais uma coisa: uma VM criada em Vmware Linux funciona no mesmo programa em XP? Eu creio que sim mas não tenho a certeza. Podem clarificar-me.

Depois de mudar alguns settings na VM (localização da drive de diskettes, etc etc), em principio sim.
 
HecKel disse:
Para quem não conhece...., vejam isto: qemu

abraços, HecKel

Excelente!

QEMU is a generic and open source processor emulator which achieves a good emulation speed by using dynamic translation.
QEMU has two operating modes:

* Full system emulation. In this mode, QEMU emulates a full system (for example a PC), including a processor and various peripherials. It can be used to launch different Operating Systems without rebooting the PC or to debug system code.
* User mode emulation (Linux host only). In this mode, QEMU can launch Linux processes compiled for one CPU on another CPU.

De salientar isto:

* User mode emulation (Linux host only). In this mode, QEMU can launch Linux processes compiled for one CPU on another CPU.

Um emulador de hardware...interessante. A primeira questão que me surgiu foi: e em relação ao hardware de um MAC?:)
 
Back
Topo