ATI vs Nvidia - Video quality

Zar0n

Power Member
ATI vs Nvidia - Video quality

Código:
HQV Test GeForce 7800 GTX w/o PureVideo GeForce 7800 GTX with PureVideo Radeon X1800 XT 
 
Color Bars 5 5 10 
 
Jaggies-1 3 3 5 
 
Jaggies-2 1 3 3 
 
Flag 5 5 10 
 
Detail 0 0 0 
 
Noise Reduction 0 0 5 
 
Noise Reduction w/Motion 0 0 5 
 
Film Detail 0 10 10 
 
2:2 Cadence 0 0 5 
 
2:2:2:4 Cadence 0 0 5 
 
2:3:3:2 Cadence 0 0 5 
 
3:2:3:2:2 Cadence 0 5 5 
 
5:5 Cadence 0 0 5 
 
6:4 Cadence 0 0 5 
 
8:7 Cadence 0 0 5 
 
3:2 Cadence 0 5 5 
 
Horizontal Scrolling Text 5 5 5 
 
Vertical Scrolling Text 10 10 10

Total Score:
GeForce 7800 GTX w/o PureVideo - 28
GeForce 7800 GTX with PureVideo - 51
Radeon X1800 XT - 103

CPU USE - DVD

0,1425,i=125698,00.gif


CPU USE - H.264 ( Codec usado em dvd's de alta definição )
0,1425,i=125704,00.gif


CPU USE - HD DivX
0,1425,i=125706,00.gif


Como podem ver a ATI tem uma vantagem na qualidade de imagem e no uso de CPU em alguns dos codecs principalmente nos mais importantes.
Isso sempre é uma mais valia principalmente para quem usa o pc como Média center (que é o meu caso ;) ).
Tb é pena k se tenha de pagar pelo purevideo assim como a aceleração do H.264 isso devia ser oferecido principalmente no caso de graficas MID/high end. :rolleyes:
 
Última edição:
This is the rub: Most users will never run into those situations. The vast majority of users only ever encounter reasonably well-made DVDs that only require 3:2 pulldown or none at all, and have no interlaced images. Odds are, most computer users will only very rarely run into a situation where the visual quality between ATI and Nvidia's latest graphics cards is different enough to notice, and that's if you stick your nose up to the screen and start to scrutinize the video very closely.

Of course, Nvidia continues to work feverishly on their video features, and it won't be long at all before we see improved performance, quality, and H.264 acceleration in a driver update.

Que eu saiba, os driver updates não costumam ser pagos na Nvidia... ;)
 
blastarr disse:
Que eu saiba, os driver updates não costumam ser pagos na Nvidia... ;)
Fonte?

De qualquer maneira, o purevideo é pior e a pagar.. Se daqui a uns meses (anos?) vai deixar de ser já não sei. Mas desde que saíu (há ano e meio) que é a pagar.

E essa primeira quote é sobre DVDs, cuja máxima resoução são os 480p. Quando se mete um vídeo em HD se calhar já não é bem assim.
 
ToTTenTranz disse:
Fonte?

De qualquer maneira, o purevideo é pior e a pagar.. Se daqui a uns meses (anos?) vai deixar de ser já não sei. Mas desde que saíu (há ano e meio) que é a pagar.

Deves saber algo que o resto do mundo não sabe, isso ou andas a partilhar fontes com o DJ Papa :rolleyes:
 
blastarr disse:
Que eu saiba, os driver updates não costumam ser pagos na Nvidia... ;)

Nem na ATI ;)

E esta nao é a primeira review sobre esta materia. A Anandtech e a Firingsquad fizeram os mesmos testes e as conclusoes foram claras.
O AVIVO permite descodificaçao de tudo e tem melhor qualidade de imagem. E sim, essas situaçoes sao visiveis.
Ignorar isso dizendo que nunca acontecem passa a razar o ridiculo.
Alem do mais ja vi o Purevideo2 anunciado á uns bons tempos e continua-se a nao se ver nada... sem falar no falhanço do Purevideo1 :rolleyes:
 
e so mais uma review k mostra o k todos ja sabemos , k a Ati tem melhor imagem k a Nvidia , mas isso já nao e nenhuma novidade .

Btw: nice review
 
Nvidia fan:

- Quando sairem novos drivers.
- Quando sair o Purevideo2
- Quando sair a G71.
- Quando as galinhas tiverem dentes.

Isto é o k existe neste momento, (aliás até já ha a X1900Xt k pode melhorar os resultados) como tal é sobre o k existe k se pode tirar conclusões, e estas dão a vantagem para a ATI neste momento.
 
bem... para mim so estão a faltar uns screenshots lado a lado, para comparar eu proprio a qualidade de imagem.
e falta também saber a diferença de qualidade em jogos.

mas acho que a nivel de reprodução de dvd, não restam muita duvidas. pena é terem deixado a avaliação qualitativa so para o criterio deles.
 
Epah até acredito que a ATI tenha melhor qualidade de imagem... Mas segundo eles só mesmo de lupa em frente ao monitor é k era possivel ver-se... Portanto n me venham com tretas que notam diferença nas vossas placas...
 
As diferenças nao tao so na qualidade de imagem e no suporte para todos os formatos, tb ta na maior eficiencia que deixa o CPU com menos carga:

Media Playback

To measure the video decoding capabilities of the Radeon X1900 XTX with various formats, we carried out a few tests using the popular Windows Media Player 10 (with the patch that enables DirectX video acceleration for WMV HD content available here) and our standard selection of video clips:

* Magic of Flight (WMV HD, 1080p)
* A DivX clip, 640x480
* Starship Troopers DVD, PAL

dvd.gif


divx.gif


wmvhd.gif
 
Shadow disse:
Não sei porquê, mas a imagem da minha 7800GTX está muito mais escura que na X800XL, como resolvo isso?



Os controlos de imagem estão ali para ser usados, não é para enfeitar...
 
Última edição:
Pois, mas a verdade é que com a X800 não precisei de mexer em nada, e não acho normal a imagem ficar tão escura com a 7800 GTX, e não me venham dizer que toda a gente que compra uma placa Nvidia tem que ajustar as cores e luminosidade...é simplesmente esquisito.
Será qq coisa marada no registo que tenha ficado dos drivers da ATI?
 
Shadow n será do monitor ? Eu tenho um monitor k é extremamente escuro seja com que placa for nos jogos, mas no Windows e cenas 2D tem uma imagem impecável... Quanto às drivers pode realmente ser qq coisa... Tenta usar o driver cleaner...
 
Boas , exacto isso pode ser do monitor , agora falando de qualidade de imagem nos jogos entre ati e nvidia eu tenho uma coisa a dizer , por exemplo no nfsmw com a minha ex-9700pro que agora ta no pc do meu irmão eu ponho o jogo no minimo de AA e fica bom claro que é o nivel mais baixo mas eu agora adquiri uma 6800xt e no mm jogo com o AA no minimo fica com um efeito de blur marado e parece que ficou na mm como se n tivesse anti-alising ligado ( atenção o efeito do blur so me acontece no nfsmw ) , poix em comparação com a 9700 n tem nada a haver nesse ponto por exemplo a ATI axo que ganha mto poix o AA delas é excelente, agora noutros aspectos n notei nada de mais tirando o sm 3.0 e de ser mais rapida claro lol :).
 
Shadow disse:
Pois, mas a verdade é que com a X800 não precisei de mexer em nada, e não acho normal a imagem ficar tão escura com a 7800 GTX, e não me venham dizer que toda a gente que compra uma placa Nvidia tem que ajustar as cores e luminosidade...é simplesmente esquisito.
Será qq coisa marada no registo que tenha ficado dos drivers da ATI?


Eu tenho uma experiência ao contrário. A minha ATI 9700Pro que tive tinha uma saída de video nojenta mesma! Não conseguia nada de jeito com aquilo, nem calibrando a cor. As cores saíam demasiado saturadas, era impossivel de ter qualidade naquilo.

Agora na 6800 tenho uma saída de video excelente. Os divX na televisão que tenho logo ao lado do PC ficam um show. :) Isto sem calibrar nada.
 
greven disse:
Eu tenho uma experiência ao contrário. A minha ATI 9700Pro que tive tinha uma saída de video nojenta mesma! Não conseguia nada de jeito com aquilo, nem calibrando a cor. As cores saíam demasiado saturadas, era impossivel de ter qualidade naquilo.

Agora na 6800 tenho uma saída de video excelente. Os divX na televisão que tenho logo ao lado do PC ficam um show. :) Isto sem calibrar nada.
Hum.. é mesmo subjectivo..
A placa com melhor tv-out que tive até hoje foi mesmo a minha 9700 Pro BBA.. e agora tenho uma XFX 6800GT e a minha opinião é que não é tão boa..


Num tópico diferente, e relembrando a 9700, fico com saudades da qualidade dos filtros dos divx quando usava o divx player com aceleração por hardware para ATi :) O deinterlacing era muito melhor do que as versões por software que tenho agora.
 
ToTTenTranz, acredito que sim. Olha, a minha era uma PowerColor. Na altura comprei a 9700Pro por ser a melhor do mercado e também porque tinha ouvido falar muito bem do TvOut da ATI. Fiquei montes de desiludido. :(
Cheguei a pensar que seria algum filtro estragado, algum condensador ou assim, mas acabei por esquecer.

Agora, já pude voltar outra vez a ver DivX na tv! :D
 
Back
Topo