Água - Atlântida O Continente Submerso

AVxAMD

I fold therefore I AM
Boas a todos.
Tenho uma duvida que vou passar a expor.
Vou dedicar-me finalmente a um projecto que prometi fazer e oferecer às minhas duas filhotas.
A primeira questão para já é a seguinte.
O Mod que vou fazer será basicamente o uso de água, muita água.
Não sei se temos por aqui pessoal de química que poderá dar a sua dica.
A água por natureza tem calcário e a meu ver terei que retirar mensalmente toda a água do projecto e voltar a renovar a mesma e fazer uma limpeza.
Queria saber de vossa justiça que água deverei usar.
Eu basicamente tenho em mente as seguintes águas:

- Água engarrafada tipo a do Luso ou outra.
- Água destilada.
- Outro liquido transparente (natural ou sintético) que possa simular a água.

Outra questão é, haverá algum químico ou derivado que se possa deitar na água para que esta não ganhe verdete ou calcário.
Devem de ter em atenção que não posso usar nada abrasivo pois irei usar acrílico, vidro e tubos de plástico transparente.
Desde já obrigado a todos pela atenção.
Um grande abraço.
 
Última edição:
Água destilada!
Podes adicionar algo anti-corrosivo!
Nada de corantes para colocar cores todas bonitas...só faz criar sujidade!
Se quiseres efeitos de cores compra tubo colorido ou reagente a uv...o ofeito fica muito melhor e não suja o circuito!
 
Boas,

Aí esta um belo projecto, isso é para ficar tipo cascata ? com a agua sempre a ser renovada ? deve ficar bem fixe.

Para esse sistema a melhor agua é mesmo a destilada, para evitar verdetes as lojas de WC vendem produtos proprios para isso, nao me lembro é o nome do produto, mas a finalidade dele é mesmo evitar a corrusao e os verdetes, existem tambem uns que ser servem para dar coluraçao á agua.

Abraço
 
Boas.
Desde já obrigado pelas respostas.
Se poderem vão dando mais dicas que a gerencia agradece.
O projecto será o seguinte:

Atlântida - O CONTINENTE SUBMERSO
Um assunto que envolve agua, tecnologia e muito mais (piranhas por exemplo :-D ).
Vou necessitar de muita ajuda, pois quero ter um pc cheio de água, peixes, muita tecnologia.
Quero recriar o oceano como base num PC.
Um grande abraço a todos.
 
parece-me muito bem essa ideia :) depois vai postando pics no subforum galeria :D
e como ja disseram, agua destilada e convem por um dakeles produtos pra n criar algas etc
 
Jottaman disse:
parece-me muito bem essa ideia :) depois vai postando pics no subforum galeria :D
e como ja disseram, agua destilada e convem por um dakeles produtos pra n criar algas etc

Pois... o meu dilema é que eu não trabalho com WC e nem sei qual a marca, nome do produto mais adequado para não criar algas.
Mas se eu retirar todos os mêses a água a meu ver não irei ter esse problema, bem o pior será
a limpeza da tubagem, tanques e afins pois mesmo com água destilada deve criar na mesma uma
pelicula tipo gordura fina.
Um grande abraço a todos e obrigado pela vossa ajuda até agora.
 
AVxAMD disse:
Pois... o meu dilema é que eu não trabalho com WC e nem sei qual a marca, nome do produto mais adequado para não criar algas.
Mas se eu retirar todos os mêses a água a meu ver não irei ter esse problema, bem o pior será
a limpeza da tubagem, tanques e afins pois mesmo com água destilada deve criar na mesma uma
pelicula tipo gordura fina.
Um grande abraço a todos e obrigado pela vossa ajuda até agora.

Aditivo Anti-corrosão AC-Fluid ?
Penso k deve servir para o caso!
 
Boas novamente.
Procuro algo raro a meu ver e nem sei se haverá para pc...
Comprei uns Laser LED para o PC mas não gostei da forma como a luz é transmitida, estava
à espera de melhor.
Como são 3 led's com uma luz muito forte até nem está mau para um simples mod, eu sou doido
e queria mesmo era um lazer ou vários com multicor com mais luz e com um angulo mais apertado.
Será que se vende laseres para mod sem ser só por led's?
Se alguem conhecer algo diferente, agradeço mais dicas. :)
Um grande abraço a todos.
P.S. Brevemente já tenho algo para a "Galeria".
 
sempre podes comprar likido anticongelante
k se usa nos radiadores dos carros, eu ja comprei para moi :P

continente, 3€ o litro, é verde UV e tudo :D e ajudate, pois tipo, protege os blocos da corrosao, pk como é ligeiramente viscoso, nao deixa a corrosao actuar tao facilmente, e a condutibilidade térmica é mais elevada ;)

mas de momento tb estou a usar agua destilada.. kuando mudar de tubagem, de 3/8' para 1/2' vou passar para anti-congelante :D
 
SrJabardo disse:
sempre podes comprar likido anticongelante
k se usa nos radiadores dos carros, eu ja comprei para moi :P

continente, 3€ o litro, é verde UV e tudo :D e ajudate, pois tipo, protege os blocos da corrosao, pk como é ligeiramente viscoso, nao deixa a corrosao actuar tao facilmente, e a condutibilidade térmica é mais elevada ;)

mas de momento tb estou a usar agua destilada.. kuando mudar de tubagem, de 3/8' para 1/2' vou passar para anti-congelante :D
Com anticongelante as temperaturas sao mais baixas do que com agua destilada?


cumps
 
sinceramente nao te sei responder, quando tiver o meu WC todo montado de novo eu respondo-te a essa pergunta ;)

daki a +/- duas semanas, k é kuando acabo de moddar uma caixa k ali tenho na garagem :P
 
Boas SrJabardo e best.
Eu não vou necessitar de anticongelante e não posso usar liquidos com cores ou outros.
Apenas água mais aditivo para conservação da mesma, para mim a água pode ficar
quente ou fria, esta será usada apenas para o aquário, tubos e outros meios usados para
a passagem da água.
Se usar outros materiais ou liquidos já não se vê os peixes e restantes objectos, quanto mais
transparente for a água melhor.
De qualquer forma agradeço a ajuda de vcs os dois. :)
Um grande abraço.
 
peixes vivos?

AVxAMD disse:
Boas SrJabardo e best.
Eu não vou necessitar de anticongelante e não posso usar liquidos com cores ou outros.
Apenas água mais aditivo para conservação da mesma, para mim a água pode ficar
quente ou fria, esta será usada apenas para o aquário, tubos e outros meios usados para
a passagem da água.
Se usar outros materiais ou liquidos já não se vê os peixes e restantes objectos, quanto mais
transparente for a água melhor.
De qualquer forma agradeço a ajuda de vcs os dois. :)
Um grande abraço.

Boas,

O projecto envolve peixes vivos?

Se envolver peixes vivos tens que ter em atenção que a temperatura da água tem que ser controlada, não pode ter grandes variações. Para além de que, como é óbvio, não podes usar água destilada com peixes vivos. Podes usar água engarrafada ou água canalizada com um aditivo próprio que se compra em lojas de aquariofilia para retirar o cloro. Não deixa de ser um projecto engraçado usar o watercooling dessa forma.... por um lado aqueces a água para os peixes tropicais, do outro arrefeces o pc. Mas atenção... não poderás usar aditivos na água, apenas os próprios de aquariofilia. Para manter a água limpa existem filtros próprios para isso nas lojas de aquariofilia, com filtros activos de carbono e tudo. Outra coisa, num aquário não podes nunca mudar a água toda de uma vez.... deves retirar parte da água e repôr à mesma quantidade (cerca de 1/4 da água por semana é óptimo). Para manteres a água à temperatura ideal (para os peixes) deves ter um aquecedor com termostato!

Fica bem,

Hugo
 
Boas grande Hugo Alexandre.
Está fora de questão serem peixes vivos pois não é e nunca seria um ambiente ideal para
a existencia dos mesmos.
São peixes de plástico que se vão movimentar no aquário.
São 6 peixes que já vem com o aquário da Lian Li, vou usar esses 6 porque as minhas filhas
gostam do filme "NEMO" os restantes são emitações de verdadeiros peixes.
Eu bem gostava de usar peixes verdadeiros mas está mais que provado que será impossivel de
fazer tal projecto.
Um grande obrigado e um abraço aqui do AV.
 
A questão que me ocorre é que não sei até que ponto os componentes que vais usar, se usares pedaços de boards que têm plástico, metal (várias ligas), condensadores (que contêm um composto qualquer) o ac-fluid não tornará turva a agua.
Tb por ter estes materiais submersos é possivel que comecem a degradar-se e eles proprios turvem a agua.

Deve haver um spay tipo silicone que se possa colocar para isolar as peças de modo que a agua não penetre nos componentes. Mas se será viavel por muito tempo não sei.

O Vortan é capaz de poder dar mais umas achegas à coisa:)
 
AVxAMD disse:
Boas grande Hugo Alexandre.
Está fora de questão serem peixes vivos pois não é e nunca seria um ambiente ideal para
a existencia dos mesmos.
São peixes de plástico que se vão movimentar no aquário.
São 6 peixes que já vem com o aquário da Lian Li, vou usar esses 6 porque as minhas filhas
gostam do filme "NEMO" os restantes são emitações de verdadeiros peixes.
Eu bem gostava de usar peixes verdadeiros mas está mais que provado que será impossivel de
fazer tal projecto.
Um grande obrigado e um abraço aqui do AV.

Boas,

Eu também estava um bocado incrédulo! mas como há doidos para tudo :lol: , resolvi falar das questões de aquariofilia! também acho que seria impossível manter peixes vivos num aquário que servisse de reservatório de um watercooling... mas sem dúvidas que seria um projecto interessante! Talvez com um aquário de tartarugas resultasse, mas não acho que seja boa ideia experimentar porque, afinal de contas, estamos a lidar com seres vivos!

Fiquem bem,

Hugo
 
eu acho k verniz para plásticos serve, akele verniz usado nos pcb's acho k já isola o suficiente, e acho k num se desfaz na água.....

se bem entendi, vais fazer da lateral um reservatório com peixes, correcto???? para futuramente WC????
 
Boas a todos.
Obrigado a todos pelas dicas até agora.
A Board em si nunca ficará em contacto com a água, talvez outro hardware ficará.
Sim, vou usar as 2 laterais para os aquários e respectivas bombas para fazer circular a água.
Nunca irei ter como fim o WC, está fora de questão, pois para as minhas pequenas serve bem
um P4 2.4C HT FSB800 para as brincadeiras delas.
Este projecto é mais um hobby e um desafio para mim e dar a elas algo do seu agrado e a mim
é mais a questão de ver/fazer algo diferente. :)
Depois vou fazer um para mim, estou a gostar disto, o meu proprio projecto terá o nome
de World Of Gaya em memória dos jogos e filme FINAL FANTASY que sempre gostei e ficou como referencia na minha vida.
Um grande abraço a todos.
 
Back
Topo