AMD: Quad Core em 2006

blastarr

Power Member
Demonstração de protótipos já para o Verão, comercialização para fins de 2006, princípios de 2007 :wow:
Nunca pensei que fossem tão rápidos na transição.

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20060126111118.html

AMD to Demo Quad-Core Chips in Mid-2006

AMD’s Quad-Core Processors to Show Up Soon



Advanced Micro Devices’ quad-core processors will be demonstrated as early as in the middle of this year and, perhaps, will be unveiled even earlier than expected according to some analysts. The forthcoming chips with four processing engines will be demonstrated on the next-generaion AMD server platforms that will ship this year.

“To go from single-core to dual-core to quad-core on the same platform, that has never been done in the industry,” said Marty Seyer, a senior vice president of AMD, reports InformationWeek web-site.

AMD plans to unveil server processors with virtualization technology and faster DDR2 memory support in mid-2006 and also to demonstrate its quad-core microprocessors in the same timeframe, the company is reported to have announced. The demonstrations will be carried out on the newly available server platforms for AMD Opteron processors, according to the web-site.

“When AMD rolls out dual-core processors with built-in virtualization hooks midyear, the company also aims to demo quad-core processors running on its current server platform,” Mr. Seyer is reported to have said.

It is expected that AMD’s dual-core processors with new memory controller and virtualization capabilities as well as quad-core processors will use a different socket and will sport DDR2 memory, two fundamentally different things from the current server platform by AMD.

AMD’s quad-core processors are due out in early 2007, but some industry analysts have said AMD could release them by the end of this year.
 
é mesmo o melhor que a AMD tem a fazer, é inovar, e fazer com que a intel ande atrás dela.
resultou bem agora com os 64bits e com o dual core...
sinceramente, depois da boa amostra que são os dual core da AMD, estes quad core, devem ser esperados com grande espectativa, pelo menos, da minha parte.
vão chegar muito mais cedo que o que esperava. e certamente que ainda havia (e vai haver, durante 1,2 anos) uma grande margem de prograssão nos dual core... mas o que está na moda é "dividir trabalho"..
 
Windows Vista + AMD QuadCore + 64bit, optimização ao máximo, parece-me bem. O meu próximo upgrade vai ser de Singel Core para QuadCore! :D
 
greven disse:
Windows Vista + AMD QuadCore + 64bit, optimização ao máximo, parece-me bem. O meu próximo upgrade vai ser de Singel Core para QuadCore! :D

"Steady, steady", conserva a carteira no bolso até se ver o que sai da Intel... :D

Não quero dizer que a AMD é má, pelo contrário (os meus são todos AMD), mas o Conroe aínda é um desconhecido no que toca a performance/nºs.
 
Se já ocupar os dois cores já é dificil kero ver aplicações a ocupar os 4, principalmente os jogos.

Isto lah para 2008 ja deve ter bom uso mas até lah n sei...
 
Mais um socket á vista.....

O que vale é que a versão Quad Core para desktop será para mais tarde... Este anuncio é para servidores!
 
Isto tudo é muito bonito mas ainda falta o Software/Jogos que aproveite multiple cores/dual, o que é uma pena. avança-se com a tecnologias mas de nada serve.
 
Ai não que não serve... Isto é para o mercado de servidores e não para o desktop. Se há coisa que qualquer admin sonha é uma ou várias máquinas destas à disposição. É muito facil tirar proveito disto, por exemplo, basta um SQL Server 2000/2005 bem carregadinho e com muitos acessos para se sentir desde logo os efeitos de multiprocessadores. Um exemplo ainda mais prático é a nivel de Web Servers muito acedidos, com bases de dados associadas, etc.

Mas se querem um exemplo mais agradável, é ter servidores dedicados de jogos, onde passa a ser possivel correr varias instâncias do mesmo ou mais jogos e ter lá muita gente pendurada.

Agora no desktop é claro que são mais escassos os proveitos disto, mas como já se disse, a nivel de aplicações 3D e workstations com funções muitooooo puxadas.
 
não sei se será realmente sinonimo de novo socket.
assim como os dual core actuais da amd também usam o socket 939...
a mudança de socket seria inevitavel, com a mudança para DDR3, ou o standart que for, != DDR2.

quanto à utilidade disto... eu sinceramente, acho que quem queimou a pestana a adaptar programas para dual core, teve o descernimento necessario para pensar que no futuro mais cores viriam, e que qualquer programa que use dois cores, também usa, 4 ou 8.
e sinceramente, acho que é a realidade.
portanto, acho que se pode esperar, mais uma vez, uma evolução significativa no desempenho, com a continuidade do socket.

vamos la ver é se a intel começa a preparar uma reposta ja nos proximos tempos...
 
Koncaman disse:
não sei se será realmente sinonimo de novo socket.
assim como os dual core actuais da amd também usam o socket 939...
a mudança de socket seria inevitavel, com a mudança para DDR3, ou o standart que for, != DDR2.

Não sei se leste a notícia toda, mas aqui fica um esclarecimento...:

“When AMD rolls out dual-core processors with built-in virtualization hooks midyear, the company also aims to demo quad-core processors running on its current server platform,” Mr. Seyer is reported to have said.

Isto porque, no mercado de servidores, as CPU's estão sempre a ser produzidas durante mais tempo, para manter vias de upgrade em grandes clientes que compram plataformas de uma vez e depois fazem upgrades às cpu's.
No caso dos Intel Xeon, o FSB dos socket 604 é que os limita, mas no caso da AMD, o controlador de memória integrado permite manter a mesma infraestrutura de memória, socket, etc.

Por isso, é de esperar quad-cores da AMD, não apenas com DDR2 e "socket 1207", como também quad-cores com o actual socket 940.
 
SilveRRIng disse:
Ai não que não serve... Isto é para o mercado de servidores e não para o desktop. Se há coisa que qualquer admin sonha é uma ou várias máquinas destas à disposição. É muito facil tirar proveito disto, por exemplo, basta um SQL Server 2000/2005 bem carregadinho e com muitos acessos para se sentir desde logo os efeitos de multiprocessadores. Um exemplo ainda mais prático é a nivel de Web Servers muito acedidos, com bases de dados associadas, etc.

Mas se querem um exemplo mais agradável, é ter servidores dedicados de jogos, onde passa a ser possivel correr varias instâncias do mesmo ou mais jogos e ter lá muita gente pendurada.

Agora no desktop é claro que são mais escassos os proveitos disto, mas como já se disse, a nivel de aplicações 3D e workstations com funções muitooooo puxadas.

Obviamente que isto é pra Professional/enterprise business. Concordo com o que disseste, eu inclusive trabalho em 2 mundos programação(SQL) e CG(3D). É por isso que tenho um Dual (brevemente será quad). Mas a maioria das tech developments em cpus entreprise saltam depois pra Desktop Business. Faz-me lembrar um pouco os carros, a tecnologia impregue nos topo de gama irao aparecer uns anos mais tarde ao de baixa gama.

Mas o que queria dizer é que devia haver mais suporte para programas que viessem usufruir os Mutliple cores
 
BonJouR disse:
:-D :-D :-D

Tiveste bem haha

Não gozes, que uma das provisões do DirectX 10 é mesmo o particionamento dos pipelines das gráficas compatíveis com essa API, pelo que ter mais do que uma aplicação 3D aberta ao mesmo tempo é perfeitamente plausível por alturas do lançamento destes Quad-Core + GPU's DX10...
 
blastarr disse:
Não sei se leste a notícia toda, mas aqui fica um esclarecimento...:



Isto porque, no mercado de servidores, as CPU's estão sempre a ser produzidas durante mais tempo, para manter vias de upgrade em grandes clientes que compram plataformas de uma vez e depois fazem upgrades às cpu's.
No caso dos Intel Xeon, o FSB dos socket 604 é que os limita, mas no caso da AMD, o controlador de memória integrado permite manter a mesma infraestrutura de memória, socket, etc.

Por isso, é de esperar quad-cores da AMD, não apenas com DDR2 e "socket 1207", como também quad-cores com o actual socket 940.

tinha lido a noticia ontem... mas em que é que isso invalida o que eu disse?
 
Cheira-me que o AM2 é mais um socket 754 ... tinham mtos planos e tal mas foi completamente abandonado...venha de lá o quad-core e o novo socket ... tou a ver que por este andar so em 2007 é que actualizo o pc...
 
Back
Topo