Instalar XP num disco externo (USB)

spider

Power Member
Alguem me pode dizer como se pode instalar o Windows XP num disco externo USB IOMEGA de 250 GB.

Corre tudo bem até à parte em que eu digo para ele instalar na partição do referido disco (ele reconhece bem no menu de instalação), depois dá um erro a dizer que não consegue instalar naquele disco ...

:009:
 
boas
Se será possivel instalar o windows numa drive externa não sei, mas podes testar o seguinte:
Se o disco estiver numa caixa de discos e for possivel ser retirado fora, podes instalar no pc internamente e depois instalar o windows normalmente. fica bem
 
Não penso que seja possível retirar o disco ...

Não haverá nenhum switch para instalar o Windows XP a partir mesmo do meu PC, indicando logo a drive para onde deve ser instalado ?
 
Pessoalmente nunca tentei instalar o windows numa drive externa, por isso não posso ajudar muito.
Quanto a discos externos, sei que alguns da para retirar da caixa (visto serem iguais a um disco convencional). tenta procurar alguma coisa na net, entretanto pode ser que mais alguem ajude.

boa sorte

PS: tenta ativar o arranque por usb (isto se a board der) e desactiva os outros discos de modo a forçar o windows a instalar no externo
 
Última edição:
dentro da caixa de um disco externo esta um disco completamente normal.....

ve la que isso tem 2 parafuso algures :x2: e depois de os tirares vais ver que ao abrir ta la um disco completamente normal...


cumps
 
Procura imformar-te duma cena que se chama petousb, acho que é isso que tu queres, e sim é possivel instalar o windows num disco externo.
 
Boas ...

Vascorama, o programa até parece fazer umas coisas jeitosas, mas exige uma coisa ... Que o disco/drive seja menor que 2 Gb ... Porque faz a formatação em FAT16 ...

Se alguem quiser continuar a ajudar ...
 
vascorama disse:
Procura imformar-te duma cena que se chama petousb, acho que é isso que tu queres, e sim é possivel instalar o windows num disco externo.

a microsoft diz que não é possivel:


Código:
Q: Can a USB storage device be the primary (and only) means of storage?
No. USB-based mass storage devices cannot be the primary hard disk storage solution on a regular system (Microsoft Windows Logo Program System and Device Requirements, B10.1.5.6).

Código:
Current versions of Windows should not be installed to USB hard disk drives because Windows does not support USB hard disk drives as the primary boot device.

a razão é simples: o windows reinicializa o suporte USB durante o seu arranque ---> como pode portanto ir buscar ficheiros para o arranque quando a meio perde a ligação com eles?


CONCLUSÃO: sem nenhuma modificação do windows não é possivel instalares o windowsXP num disco externo USB

a tua única solução que se aproxima mais é uma distribuição PE tipo bartPE ou WINPE.. mas pra isso mais valia ir pra uma distro live de linux


agora quando me veem dizer
" ah e tal mas a motherboard diz que dá pra arrancar por usb! vês, tá aqui a dizer!"
e eu:
"oraite, isso arranca por usb, mas não é o windows de certeza!"


mas eu nem sei nada disto.. apenas fiz uma pesquisa sobre isto há uns tempos atras pk tb me interessava.
 
Obrigado GeoGama ...

Eu ainda não perdi a esperança ... Mas começo a ficar convencido que não dá mesmo ...

Até porque pus a questão no site da Microsoft e a resposta foi semelhante ... No entanto ainda estou a tentar arranjar maneira de puder instalar cenas no disco externo servindo-me do seu sistema operativo....
 
O mais parecido que vi (embora seja diferente) foi um user do forum da mula fazer um LIVECD de WinXP...

Estava a ficar com muitissimo bom aspecto mas parece que ele terminou com o projecto por falta de ajuda!!

Podem ver aqui como estava a ficar: Video do WinXP liveCD do ZeCabra

Se fizerem uma forcinha, pode ser que ele termine isso (a mim dava-me algum jeito...e penso que a muito boa gente, especialmente quando se trata de recuperar files de um windows corrupto!!
 
desculpem o desenterranço, mas só agora voltei a esta thread(e por engano), swimmer, o que não falta por ai são live cd´s do xp, e por acaso até acho que tenho aqui qq coisa com o nome desse senhor(zecabra), agora se foi mesmo ele que fez ou não já não sei, só sei é que já me safou muitas vezes mesmo, para recuperar de erros que doutra maneira seria impossivel.
 
Não te posso dizer como arranjar mas é perfeitamente possível porque eu já vi isso a correr num desktop...

Não me poderás dizer porquê? Devido a licenças? Pirataria?

Se eu tiver (que até tenho mais que uma) cópia legal do Windows XP Home & Profissional, em que é que isso poderia ser ilegal?

A não ser que tenhas outra razão!

@vascorama, grato ;)
 
Realmente um Live do Windows dava jeito, pois não me dou lá mt bem com o do Linux :(

O Live do Ubuntu dá para ver o que temos no disco rígido???
 
Eu já experimentei http://www.ngine.de/index.jsp?pageid=4176 e consegui com exito instalar o Windws XP na 1ª partição primária de um disco externo Iomega de 500 Gigas.
No entanto tentei fazer o mesmo noutro disco e ficou com um arranque instável. Umas vezes consigo arrancar, outras vezes não. Fiquei com a convicção que se arrancar pelo MENU do UBUNTU que já tinha instalado noutra partição do mesmo disco externo tenho um pouco mais de sucesso.
Mas a instalação do Windows não deita abaixo o arranque do Linux (UBUNTU) ?! ...
É verdade que sim, mas eu preveni-me fazendo a gravação do MBR do disco, onde tenho o UBUNTU, numa pen-drive, com a ajuda do SAVEPART que tinha na pen-drive com arranque em DOS do Win 98. Depois de instalar o Windows repus o arranque do UBUNTU cm o mesmo utilitário: SAVEPART.
 
Última edição:
Back
Topo