Software CAD e Topografia

noznika01

Power Member
O que tem retardado a minha passagem definitiva p/ linux, nomeadamente Ubuntu é o facto de o meu trabalho em topografia se basear muito em programas específicos e também autocad.
É um facto que o open source na parte 'técnica' do domínio do desenho de construção civil está um pouco atrasado, pelo menos pelo que tenho lido, analisado, debatido.
Se até p/ windows já existem programas freeware p/ topografia, porquê este atraso nas plataformas livres?
Sendo programas que consumem recursos elevados quer de trabalho como financeiros seria do interesse de uma grande parte de individuos e empresas que surgisse um software que permitisse a redução de ambos.
A pergunta que se coloca é: alguem conhece ou usa software open source p/ este tipo de actividade?

Sim, já 'Googlei' :D
E não, não tenho conhecimentos de programação que me permitam criar tal.
 
Última edição:
de facto é 1 grande verdade... mesmo Autocad nos primordios (lol) julgo que era desenvolvido pra ambiente unix, agora so pra Windowz (e mac OX va la, lol)... mas a nivel de topografica, é mto complicado mesmo...
Para cad ha o QAD, que nada tem a ver com autocad :( nem seker é compativel o formato de gravaçao. mesmo emulando programas do windows no linux (wine) só se consegue, e com alguns bugs, até AutoCad 2000...

mas ja agora também gostava de ouvir + vozes :D
 
Quando iniciei este tópico esperava um feedbackzito maior :(. (obrigado AndreAPL)
Contudo não estive p/ aqui à espera de respostas. Tenho continuado a procurar e a ler bastante.
Durante estas deambulações por territórios inexplorados deparei-me c/ o Intellicad.
Mas que raio é o Intellicad?
Resumindo é um consórcio (IntelliCAD Technology Consortium (ITC)) de empresas (das quais não
tenho acções, não faço parte dos quadros e nem tenho lá familiares :D) que decidiu desenvolver uma alternativa ao Auto(xploradores)Cad. E já tem uns anitos no mercado.

Do que tenho testado c/ as Trial Versions, c/ limite de utilização de 30 dias, julgo puder afirmar que o projecto 'está lá'.
Formato nativo .dwg, utilização de LISPs, comandos idênticos ao Acad, funcionalidade semelhante, só p/ referir as mais importantes.

Foram ainda implementadas por cada uma das empresas, alterações/desenvolvimentos ao motor original do software que vieram complementar este tipo de ferramenta.
Há distribuições dedicadas à arquitectura, mecânica, engenharia, electricidade, topografia, etc..

Dos testes efectuados em ambiente M$, c/ as distribuições da Bricscad, Progesoftcad, Cadian, 4m e Cadopia as duas primeiras têm uma versão p/ Lin*x.

De salientar que o pacote básico (motor principal) na versão Pro de cada uma tem o preço de:

-Bricscad: M$ - €450 / RedHat 9, Fedora Core 1, 2 and 3 - €225

-Progesoft: M$ - €170 / Redhat, Fedora, Mandrake, Suse - s/ preço no site

-Cadian: M$ - $249.00 / Lin*x - ñ tem versão

-4M: M$ - s/ preço no site / Lin*x - ñ tem versão

-Cadopia: M$ - $449 / Lin*x - ñ tem versão

Se comparar-mos c/ os preços praticados pela Aut*desk:

Por cá...

-Autocad LT 2006 (ñ suporta 3D): €1.452,00 ??? (foi o único preço que encontrei em pt :()

Por lá...

-Autocad 2006: M$ [uk] £2,545.00 ??? (qual é o câmbio p/ a libra???) :wow: / M$ [usa] $3,750 :wow:

-Autocad LT 2006: M$ - $767 to $900 (depende do revendedor)
(repararam na diferença de preço usa/PT):nocom8le:

Um pequeno aparte p/ salientar que o preço do produto disponibilizado por esta empresa é extremamente difícil de encontar cá em PT. Será intencional? :rcarton:

Resta acrescentar que algumas empresas de renome desta área começaram a desenvolver produtos baseados no motor do Intellicad, nomeadamente e a título de exemplo a Eagle Point (http://www.eaglepoint.com/), dedicada ao Land Development c/ base no Bricscad.

Links p/ quem se interessar por esta área e queira alternativas:

http://www.progesoft.com/index.asp

http://www.bricscad.com/

http://www.cadian.com/english/index.asp
http://www.cadianusa.com/

http://www.4m.gr/portuguese.html

http://www.cadopia.com/


e já agora os outros 'senhores'

http://www.autodesk.com :puke:

Nota: os produtos 'free' ainda têm um longo caminho a percorrer até se tornarem alternativas p/ trabalho profissional, mas há soluções que puderão 'desenrascar' numa utilização mais básica. Assim que puder coloco alguns links.

uff!
 
Se até p/ windows já existem programas freeware p/ topografia, porquê este atraso nas plataformas livres?

Porque as pessoas recusam-se autilizar algo que não seja da autodesk.


Mas existe software, o QCAD, FreeCAD e outras ferramentas (como o Dia e Height Map Editor) tem algumas funcionalildades, também existem ferramentas que requerem a utilização de programação (e por isso são pouco populares fora do meio informático).


O Open Cascade não é FreeWare é sim Free Software/Software Livre (também é Open Source Software), não é a mesma coisa.
 
obrigadao pelos links! eu dado em tmpos 1 vista olhos, mas nao conhecia/encontrei alguns dos links, vou analisar :D

falco, sim, infeliz/ autodesk tem muitos fans... mas autodesk podia voltar a fabricar versoes *nix, como nos seus primordios... habituaram-se a comodismo puro. :( se vende e vende... :(
(1 das razoes pk os preços usa/pt sao diferentes, é que os vendedores inda ganham 1s boas massas p/licença)
 
falco disse:
Porque as pessoas recusam-se a utilizar algo que não seja da autodesk.

Recusam-se por comodismo ou por desconhecimento de alternativas.
Quanto ao último espero que este tópico sirva p/ esclarecer e por aí já não há desculpa.
Quanto ao comodismo, é sabido que anda para aí muita versão de Ac@d e por isso o pessoal foi-se habituando a usar somente isso.
Eu depois de testar isto tudo (é bem capaz de demorar :D) e se não houver surpresa nenhuma, acho que vou optar pela alternativa.
Quando a Aut*desk descontinua as suas versões e te encosta entre a espada e a parede p/ fazeres um upgrade ao produto...

...não sei é uma coisa que me incomoda.

Com as alternativas pelo menos não corro esse risco. Acrescente-se ainda o preço.

Obs.: a versão lin*x da Progesoft ainda está em testes. Nem sequer está p/ download.
Mas no forum a rapaziada anda atarefada.

Agora só falta uma alternativa 'levezinha' p/ a topografia que corra em linux.

OFFTOPIC: o programa free p/ esta disciplina é desenvolvido por espanhóis e pode ser encontrado aqui: http://www.topocal.com/

Instala-se e a activação do produto é efectuada no próprio site c/ o código gerado na máquina.
Cada máquina/sistema/computador 1 código. Pode-se activar s/ limites. ;)
lindo.

feedback: está melhor. obrigado.
 
olha que eu conheço algumas pessoas que deixavam o autocad num estantinho e iam para as alternativas, mas quando os cliente mandam(de mandar o ficheiro) ou exigem(para receberem) que o formato seja autocad está tudo dito, mesmo que se queira mudar não é possível. Esta não é a minha área mas conheço pessoas que gostariam de passrar a usar linux no trabalho e não podem porque tem de trabalhar com programas tipo autocad, e afins em que as versões só existem para windows.
 
Tuaregue disse:
olha que eu conheço algumas pessoas que deixavam o autocad num estantinho e iam para as alternativas, mas quando os cliente mandam(de mandar o ficheiro) ou exigem(para receberem) que o formato seja autocad está tudo dito, mesmo que se queira mudar não é possível. Esta não é a minha área mas conheço pessoas que gostariam de passrar a usar linux no trabalho e não podem porque tem de trabalhar com programas tipo autocad, e afins em que as versões só existem para windows.

noznika01 disse:
Formato nativo .dwg, utilização de LISPs, comandos idênticos ao Acad, funcionalidade semelhante

Por isto (no 1º post) é possível.
Com as alternativas, qualquer uma delas, já abri ficheiros gerados pelo Aut*cad desde a versão R14 até à 2006, sendo esta a mais recente. Hoje em dia nem mesmo no Aut*cad consegues abrir ficheiros de versões mais antigas. Era também a isto que me referia quando falei em descontinuação do produto.
Na minha área trabalho c/ dezenas de gabinetes que possuem Aut*cad e posso acrescentar que dois dos últimos levantamentos topográficos foram gerados num software alternativo e não houve problemas. Na versão 2004 e 2006 (equivalente ao Aut*cad)

Nada melhor do que eles próprios testarem.
 
noznika01 disse:
Recusam-se por comodismo ou por desconhecimento de alternativas.
Quanto ao último espero que este tópico sirva p/ esclarecer e por aí já não há desculpa.
Quanto ao comodismo, é sabido que anda para aí muita versão de Ac@d e por isso o pessoal foi-se habituando a usar somente isso.
Quando a Aut*desk descontinua as suas versões e te encosta entre a espada e a parede p/ fazeres um upgrade ao produto...
desconhecimento?? nao, nao creio... senao nao havia versoes pra MAC e nao teria sido inicial/ desenvolvido em unix...
vai dps dando feedback k eu tb vou tentar alguns :)
 
Xlente tópico nozkia01.
Veio mesmo a calhar porque vou começar a nessecitar de software CAD " ou clones" no bules, tanto que na segunda começo um curso de CAD e tudo ;) Vão aí sugerindo alternativas :D
 
BricsCad (CAD DWG) + MDT = Perfect ;) E económico...

Edit: Agora tive a ler a discussão. O formato DWG é de facto o standar dentro do CAD. Mas o AutroCad não é o único que o utiliza. Por outro lado: até é o unico que complica as cisas, lançando novas versões deste formato +- de 3 em 3 anos, de forma a obrigar as pessoas a fazerem actualizações. Existem MUITAS alternativas a este. O problema é o desconhecimento... que leva pessoas a continuarem a dar 900 contos por um software que já não trás nada de novo de versão para versão. Os melhores são, sem dúvida, o BricsCad e o ProgeCad. Já tinha deixado um tópico à uns tempos sobre o BricsCad aqui

Um abraço [[ ]]
 
Última edição:
NeoToPower disse:
Xlente tópico nozkia01.
Veio mesmo a calhar porque vou começar a nessecitar de software CAD " ou clones" no bules, tanto que na segunda começo um curso de CAD e tudo ;) Vão aí sugerindo alternativas :D

E no curso, usaram alternativas ou o próprio cad da Aut*desk. Estás-te a safar?
qualquer coisa 'apita'!

AndreAPL disse:
ninguem sabe + nada ? :D
ah, e vejam este link, com reviews d "alternativas" cad .

Boas AndreAPL.
Em resposta à tua questão:
concentrei-me no Progesoft, já que na versão (time limit) facultada, há uma opção (no Bricscad ñ) que é essencial p/ o meu trabalho. E até agora posso adiantar que ñ tive qualquer tipo de problema, mesmo c/ possuídores de Ac@d standard (como já referi algures, a alguém por aqui).
O único senão é que o [comando] 3d Orbit disponibilizado no Ac@d da @utodesk é
+ prático (por enquanto).

Dazkarieh disse:
BricsCad (CAD DWG) + MDT = Perfect ;) E económico...

Edit: Agora tive a ler a discussão. O formato DWG é de facto o standar dentro do CAD. Mas o AutroCad não é o único que o utiliza. Por outro lado: até é o unico que complica as cisas, lançando novas versões deste formato +- de 3 em 3 anos, de forma a obrigar as pessoas a fazerem actualizações.
Um abraço [[ ]]

Exactamente, tb era a isso que me referia. Desenvolvimentos na compressão DWG que posteriomente te obrigam a mudar de versão. Nem todos podem dispender essa quantia p/ uma migração + recente.
Dazkarieh disse:
BricsCad (CAD DWG) + MDT
especifica s.f.f.

Evoluções:
P/ os contribuintes que questionam p/ onde vai o pilim dos impostos pagos, posso adiantar que na Entidade da Administração Local onde trabalho, com esta 'brincadeira' e à conta de tentar arranjar alternativas p/ o meu trabalho 'extra curricular' consegui (?) incutir o controlo de custos nas licenças do Ac@d da @utodesk. Estamos em tempo de renovação de licenças e tudo leva a crer que o software usado no futuro será uma destas alternativas. Resumindo-se a uma poupança de +/- €20000. C/ a agravante :D de irem tentar instalar sistemas Linux em tudo o que é serviço de secretaria!
Estamos no bom caminho. Finalmente!

EDIT: como isto na Administração Local (e no resto) é um pouco incerto, assim que souber + qualquer coisa volto a comunicar.
 
Última edição:
noznika01, tas a usar o Progesoft mas ambiente windows ne? tb aguardo pela versao linux.
vou ver se o que sai daqui, tou com trials do arcad e briscad :)
 
nosnika01, MDT é um software de topografia espectacular a um preço muito bom! Antes apenas funcionava em AutoCad, mas a nova versão (sai dentro de 5 dias) vai também funcionar com BricsCad.

O BricsCad foi o primeiro do género a ter versão Linux. Da linha Intelicad só 2 valem verdadeiramente a pena, como já disse: o ProgeCad (da Progesoft) e o Bric[/c]scad (bolas...toda a gente diz briscad.. :D ). O Progesoft vale pelo aspecto mais moderno e é mais "bonito". O BricsCad, pela qualidade tácnica (é o que tem menos incompatibilidades e o que tem menos problemas com desenhos pesados) e pelo dinamismo (pelo menos uma vez por mês sai um update gratuito para clientes).

Já agora noznika, qual é a opção que o Progesoft tem que o BricsCad não? Segue já amanhã para a lista de feautures a colocar, se ainda lá não estiver ;)

Um abraço [[[ ]]]
 
AndreAPL disse:
olha, eu nem o demo do bricscad consigo correr :x2: nao arranca (e tenho wine) :S aquilo no fundo é a versao win emulada em wine ...

Não arranca?? Então?? :confused: Tens que distro e versão do Linux?

Sim..é emulado em wine..
 
Back
Topo