Ubuntu: Starting a Revolution

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
O Financial Times entrevistou o Mark Shuttleworth e escreveu um artigo interessante.

O que me chamou a atenção:

Ubuntu is top by some distance on a popularity chart for different flavours of Linux compiled by the website, DistroWatch. Exact numbers are hard to come by, but estimates put the number of computers running Ubuntu at up to6m and doubling everyeight months.

Few of those target users would install an operating system themselves. So a key stage in Ubuntu's growth will be persuading PC makers to sell machines with Ubuntu already installed. Some computer makers already ship PCs with Linux suites such as Linspire.

Estou fartinho de dizer que a parte mais dificil do Linux é instalar. A partir dai as pessoas usavam na boa. Sim eu sei não dá para jogos. Chatos:D

Among those changing is Google, which has developed its own version of Ubuntu, called Goobuntu. Mr Shuttleworth says he is also in talks with the city government in Munich about creating an edition of Ubuntu for them.

Pesquisando por Goobuntu no google só dá um link. Eu gostava que o google lança-se uma distro ou um terminal wathever baseado no Ubuntu:)

During his interview with the Financial Times, Mr Shuttleworth sits across his chair with both legs on the armrest, as if it were a hammock – not something you imagine Larry Ellison, Oracle's chief executive, doing.

:lol:

he has an impressive record, and you certainly cannot question his dedication. He is currently on a gruelling three-week world tour in his private jet, promoting Ubuntu and making contacts in Croatia, Pakistan, India, China, Indonesia and Kenya. After that, he plans to "unwind" by meeting other enthusiasts for free software in, of all places, the war-torn republic of Sierra Leone.

Nice. Podemos ter aqui uma revolução se tudo isto correr bem. O que acham? A palavra mágica é gratuito...

Fonte: http://www.fxcentre.co.uk/uk/news.asp?ukts+20060119_26148_267184
 
Interessa-me muito mesmo a parte do goobuntu :D
Epa e sim, a palavra mágica do open-Source será sempre "Gratuito", por isso é que cada vez mais têm aderido pessoas ao Linux e Às aplicações Open-source.

Na minha opinião quanto ao goobuntu (sim, fiquei mesmo fascinado :D), sendo o google um dos rivais da Microsoft, e tendo eles engenheiros sufucientemente bons para construir o que têm construído, se o Goobuntu for mesmo verdade, e se passar de uma Beta (:rofl:) vai ser uma grande bomba conta a Microsoft...

Ah, outra coisa... O processo de instalação das distros de Linux é complicado (principalmente para newbs), isso ninguém duvida. Mas já aqui alguém instalou o CaixaMágica 10? Acho que se a parte da estética e organização do "instalador" torna sempre tudo mais facil.
Digo-vos, a instalação do CaixaMágica é muito mais facil para os newbs do que a instalação do Ubuntu, porque é mais organizado. Era um bom ponto para eles tentarem mexer...

Cumps!
 
axas o Ubuntu dificil de instalar? o linux é coisa ke n mexo mto, mas até agora de todas as distros ke instalei (note-se que basicamente so instalava, via e apagava), esta foi a mais facil e intuitiva... e considero-me bastante noob em linux...

acabei-o de instalar agora no meu computador do trabalho, e estive agora a mexer um pouco para ver como funciona, e digo-te ke tou abismado. tal como a instalação, a propria utilização é mto intuitiva. basicamente uso este pc para gerir a rede do meu trabalho, e so pelo facto de ter o um programazeco para fazer a administração remota de servidores (em dominio win2000), ja ganhou mtos pontos na minha consideração. tb estive a ver os programas de office, e estao bastante completos e podem usar ficheiros criado pelo m$ office. experimentei a ligar a minha pen, e automaticamente detectou-a e abriu-a logo...

bem... estou maravilhado... pode ser ke tudo o ke disse sejam coisas triviais para kem ja trate por "tu" o linux, mas para mim (um noob na materia), n tava mesmo nada à espera de o Ubuntu ter assim tantas possibilades :)
 
acho que bastava o ubuntu passar para anaconda e o processo ficava imensamente mais facil para noobs (lets face it, se ainda for interface de texto, assusta o pessoal).
 
E eu que vou passar again de Ubuntu para Gentoo :rolleyes:

Vamos ver se o 6.04 e o 6.10 vêm porreiros :D

O 5.10 comia-me muita memória sinceramente não sei pk, mas arrancava e ficava com 400Mb de ram ocupados, sem fazer nada. Coisa que no 5.04 não acontecia. Algum bugzeco de coding. Mas no meu portatil nota-se mt.

Gentoo comming back :D
 
lammer.pt disse:
acho que bastava o ubuntu passar para anaconda e o processo ficava imensamente mais facil para noobs (lets face it, se ainda for interface de texto, assusta o pessoal).

Por acaso digo-te que discordo bastante. A instalação com o d-i é simples e eficaz. Não é bonita, mas faz o que é preciso e em termos de instalador, é bem melhor que o anaconda.
 
gentoo é sp a aviar! pra mim continua a ser a distro eleita.

na mha faculdade usam o ubuntu e pessoalmente gosto. é uma distro mt fácil de usar, prima pela facilidade de instalaçao. recomendo a quem se quer iniciar.

cumps.
 
Está aqui um bravo que nunca conseguiu instalar o Gentoo.
Se não conseguem instalar o Ubuntu com o tutorial por pics que fiz não conseguem nada.

Uma coisa porreira que o 6.04 vai ter é dar para testar se o CD está bom antes mesmo de começarem a instalar. Isso é que penso que fazia muita falta.
 
Já há outras distros que o fazem.

Metro, nem seguindo à risca o handbook ? Isso é muito esquezito ...

Um dia destes kdo passar por Coimbra fazemos uma Gentoo Install Party ai no teu pc :D
 
Madril disse:
Já há outras distros que o fazem.

Metro, nem seguindo à risca o handbook ? Isso é muito esquezito ...

Um dia destes kdo passar por Coimbra fazemos uma Gentoo Install Party ai no teu pc :D

Sim há e como acho bom ainda bem que chegou ao Ubuntu.

Demorá é bué. Tinha mais que ser Rave :lol:

Mas agora é mesmo só Ubuntu ou Kubuntu. Já chega de andar a fazer experiencias:)
 
[BoB]Marley disse:
axas o Ubuntu dificil de instalar? o linux é coisa ke n mexo mto, mas até agora de todas as distros ke instalei (note-se que basicamente so instalava, via e apagava), esta foi a mais facil e intuitiva... e considero-me bastante noob em linux...
Eu instalo com uma perna às costas...
mas para os n00bs em informática é dificil, sim...

Agora só pa teres uma ideia... tenho pessoas na minha turma (tou no 11º do tecnológico de informática) que nem formatar um disco sabem... Sabem no pc ir ao msn, ver 8mal) umas pagiunas da net... pouco mais... :\ Bah... E demos a instalação de linux (era caixamagica) o ano passado... Nem sei como é que conseguem ter positiva para passar no final do ano... :rolleyes:

[/offtopic]
 
shello disse:
Eu instalo com uma perna às costas...
mas para os n00bs em informática é dificil, sim...

Agora só pa teres uma ideia... tenho pessoas na minha turma (tou no 11º do tecnológico de informática) que nem formatar um disco sabem... Sabem no pc ir ao msn, ver 8mal) umas pagiunas da net... pouco mais... :\ Bah... E demos a instalação de linux (era caixamagica) o ano passado... Nem sei como é que conseguem ter positiva para passar no final do ano... :rolleyes:

[/offtopic]

atenção ke disse ke "sou" noob em linux e n em informatica :P

se bem que conheço o linux desde 99 através do belo slackware, apenas digo ke sou noob em linux, pk nunca tive paciencia nem tempo para aprofundar os conhecimentos em linux. no entanto, tenho uma porrada de isos de distros de linux no disco e de vez em quando lá ando eu a instalar uma para ver como ela é...
so ke agora achei o ubuntu extremamente intuitivo em relação às outras distros... e um promenor que gostei dele, foi ter o "terminal services" ke apesar de alguns bug's, tá mto fixe e dá-me mto jeito no trabalho.

axo ke finalmente é desta que vou começar a dedicar-me ao linux :D
 
Então nao disseste que te davas bem a instalar o ubuntu?
tava a falar das pessoas menos experientes pá... eu se quisesse dizer que eras tu, tinha logo dito :P
Desculpa lá o mau entendimento. O que queria mesmo dizer é para as pessoas como as que descrevo um pouco mais abaixo no post :|
 
shello disse:
Então nao disseste que te davas bem a instalar o ubuntu?
tava a falar das pessoas menos experientes pá... eu se quisesse dizer que eras tu, tinha logo dito :P
Desculpa lá o mau entendimento. O que queria mesmo dizer é para as pessoas como as que descrevo um pouco mais abaixo no post :|

eu entendi.... só te tava a picar ;)

se tou me a dar bem com o ubuntu??? estou a dar-me maravilhosamente bem :D
 
O Ubuntu até tem uma instalação relativamente simples, mas aquele modo de texto já é algo antiquado e é capaz de amedrontar os newbies...

Há distros com instaladores gráficos que podiam ser usadas como modelo para o Ubuntu (yes, i know, Debian/Ubuntu is text-based, but...).
 
Blastarr ... o a instalação do windows tb é text based :rolleyes: pelo menos a primeira parte.

Marley, tens que editar o Xorg.conf, mas sim, tem. O Metro já mostrou uma imagem do desktpo dele com Dual Monitor.
 
Madril disse:
Blastarr ... o a instalação do windows tb é text based :rolleyes: pelo menos a primeira parte.
Madril pelo que testei o "Longhorn" build 4074, e se ficou assim para o Vista, deixará de o ser.
Eu penso que era mais um passo para conquistar os newbs (e também PMEs) a usarem o Ubuntu. Mais simples de instalar (ja falei disso, acho, mas leia-se, mais agradável à vista[vista, olhos, não vista Windows :P]) mais users cá pra dentro.
 
Back
Topo