Operadores não cumprem largura de banda contratualizada

Status
Fechado a novas mensagens.

rml

Power Member
Um estudo realizado pela Anacom e divulgado hoje conclui que na generalidade dos casos a velocidade de download contratada aos ISPs nacionais não corresponde à velocidade efectiva dos serviços de banda larga, uma máxima que se aplica sobretudo nas larguras de banda mais elevadas.

Para os operadores com este tipo de serviço (Telepac, Clix e TV Cabo) a velocidade média contratada varia entre 944 Kbps e um Mbps. Os mesmos operadores oferecem para ISPs alvos internacionais velocidades que variam entre os 271 e os 473 Kbps, na categoria de 2 Mbps. Neste parâmetro de análise - e no que se refere ao tráfego nacional -, a TV Cabo obteve pontuação máxima com 1,688 Mbps para uma velocidade contratada de 2 Mbps. Nos 512 Kbps a situação é idêntica e a empresa que atinge um débito mais elevado não vai além dos 477 Kbps, velocidade oferecida pela Cabovisão.

O documento revela ainda que "as velocidades médias de download para ISPs alvo internacionais são significativamente mais baixas", o que leva o regulador a concluir que os "troços internacionais constituem um estrangulamento em todos os operadores".

O estudo analisa também as variações de velocidade dos vários serviços disponíveis durante a semana, ao fim de semana e ao longo do dia. Na primeira vertente não foram apuradas diferenças significativas, já no que se refere aos diferentes períodos horários o estudo revela diferenças importantes, sobretudo no que diz respeito à TV Cabo, quer para tráfego nacional, quer internacional.

Na análise ao mercado de dial up, o estudo conclui que os resultados apurados são globalmente positivos, sem que tenham sido detectadas diferenças significativas entre os serviços dos diversos operadores na generalidade dos indicadores de disponibilidade/fiabilidade. Nesta modalidade os autores do estudo não encontraram diferenças significativas nos níveis de serviço ao cliente em diferentes dias da semana, mas sublinham que é notória alguma degradação do serviço por período horário, neste caso entre as 12 e as 18 horas e que, tal como na banda larga, foram também identificados constrangimentos ao nível do tráfego internacional e da largura de banda que os operadores disponibilizam para este fim.

O estudo realizado pelo regulador foi o primeiro do género realizado em Portugal e contou com a colaboração da Convex e da Marktest, o envolvimento da FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional e a parceria da Apritel - Associação dos Operadores de Telecomunicações e do IC - Instituto do Consumidor.

O documento analisa 90 por cento das ofertas de banda larga e banda estreita do mercado através da eleição de um painel de utilizadores e da utilização de um software de análise de dados que avaliou indicadores de disponibilidade, fiabilidade dos serviços, indicadores de rendimento, entre outros.


in: http://tek.sapo.pt/4M0/634015.html
 
Este tipo de tópico tem cada vez mais aparecido no fórum.
Já todos sabemos que é uma realidade em PT.
Já todos sabemos que eles dão como desculpa que só garantem as velocidades dentro da própria rede da PT.
Já todos sabemos que o Estado mantém uma Golden-Share sobre a PT, contra as normas da Comissão Europeia.
A única solução é tentar a concorrência que tem vindo a aparecer. Nem que seja a internet das operadoras móveis, que também não me convence pelo o preço.
 
a TV Cabo obteve pontuação máxima com 1,688 Mbps para uma velocidade contratada de 2 Mbps.

Enfim este esta noticia não me diz nada, só dá é vontade de rir. A TVCabo com as melhores ligações? Não deve ser neste país. Eu aqui tenho a minha ligação da Clix de 2Mbps a funcionar a 100%. Não sei onde é que se basearam para fazer esse estudo...

E ainda por cima é uma noticia dada pelo tek.sapo.pt ...
 
Ahaha esses testes da beltrónica são para rir. A mim também me dá sempre uns testes de maravilha, e no entanto a minha ligação está sempre a 100%.
 
Pentrite disse:
@ sLINK

Em que te baseias pra dizer que a tua ligação está sempre a 100%?

Baseio-me na minha experiência, em que mais podia ser.

Que queres que te diga:
- pings a jogar on-line fantásticos
- faço uploads sempre á velocidade máxima possivel
- faço downloads sempre á velocidade máxima possivel
- nunca desde que tenho clix, fiquei sem net
- raramente, mas mesmo raramente a ligação cai sozinha. Já nem me lembro quando foi a última vez que a ligação caiu sozinha. Tirando o facto de cair a cada 17h55, que é o normal, mas a mim nem faz diferença, porque eu costumo reiniciar a ligação sozinho por causa do truque.
- e nem te digo quanto é que saco por mês, senão ainda começam para aí a dizer que ando a fazer backups da net toda...
 
Sim, realmente esses resultados são de rir ...

Azar do caraças, logo ante-ontem que saquei os drivers todos da creative (cerca de 50 e tal MB) a uma média de 955KB/s ... e por azar tambem ando com pings entre os 40 e os 50ms .. para o Reino Unido, porque na Fraglider tenho ping de 10..

Já no entanto, ontem tive em casa dum amigo meu que tem netcabo .. e surpresa das surpresas .. ping de 400 nos servers UK .. ping de 60 na fraglider ... velocidades não tive oportunidade de ver, mas não me parece que fossem assim nada por aí além.

Btw, tenho Netvisão a 8Mbps.

ANACOM, ANACOM ...... enfim.
 
eu li a noticia no "Destak ... se nao estou em erro" , também me deu vontade de rir, isto porque tive netcabo durante uns 3 anos e foi sempre um Merd@, dps passei para ADSL e tive sempre ligaçoes a 100% em operadores diferentes "ViaNW e Clix", traduçao qq ISP ADSL na minha zona nao me deu 1 unico problema, ao passo que a bela da Netrabo...meu deus, foi desde problemas tecnicos com a propria instalação, até ter desistido devido aos pings ridiculos q tinha, e velocidades estonteantes em horas de ponta "basicamente a partir das 18h até ás 04am..." .


E Agora algo ainda mais engraçado, posso estar a dizer uma Enorme Babuzeira, mas a ANACOM não é uma entidade que visa fiscalizar as comunicaçoes tipo INTERNET? e por acaso "só por mero acaso" a ANACOM não é do estado? e só de finex , por acaso o estado nao têm Share com a PT que por acaso tb gere a Netrabo?

Atenção que eu nao tenho a minima ideia se a ANACOM pertence ao estado ou se é "supostamente" Alheia ao estado, mas caso tenha nem que seja uma minima % de Governo na gerencia, é muito provavelmente uma tentativa de mover massas para a PT, de forma a combater outros ISP's que têm roubado clientes.


Teoria da conspiraçao inventada em 2 minutos. posso estar completamente errado, mas ao menos falei mal do Governo, Da ANACOM, e Da NetRabo...estou Feliz :P
 
Sapo Adsl 4mb -> 90% Satisfeito ;)
O resultado destes estudos é simplesmente...uma conclusão geral. O José pode ter a ligação a 100% e está feliz da vida, enquanto a Maria e o Manel têm um serviço muito abaixo do contratado. Obviamente os que vão reclamar são estes 2 ultimos, enquanto que o 1º continuará a elogiar a ligação que tem, até um dia ser vitima da propria ignorancia sobre este assunto.
 
Há duas formas de explicar estas conclusões:

Recorrendo a conhecimentos de física quântica.

Recorrendo à natureza da PT que já todos conhecemos e à sua relação promíscua com o Estado.

Escolham...
 
Eheh, gostava então de conhecer essa "Recorrendo a conhecimentos de física quântica." :D
:lol:

Epa eu não posso falar muito porque tenho ADSL da clix e mesmo o único problema que tive foi o do tempo que tive de esperar para que o serviço ficasse cá em casa, mas regularmente telefonava para eles e sempre percebi que o porblema residia na PT.

Nunca tive Netcabo, mas é como o WATeR diz: há uns que tem e nunca viram problemas, outros que tem e estão fartos de problemas, que neste caso da Netcabo é mesmo a grande maioria. Já ouvi de tudo.
Ontem contaram-me o truque-mágico-soluciona-problemas-da-netcabo: desligue o modem e volte a ligar :lol: O que eu não me ri!

Mas é assim a vida....
 
migueluxo disse:
eu li a noticia no "Destak ... se nao estou em erro" , também me deu vontade de rir, isto porque tive netcabo durante uns 3 anos e foi sempre um Merd@, dps passei para ADSL e tive sempre ligaçoes a 100% em operadores diferentes "ViaNW e Clix", traduçao qq ISP ADSL na minha zona nao me deu 1 unico problema, ao passo que a bela da Netrabo...meu deus, foi desde problemas tecnicos com a propria instalação, até ter desistido devido aos pings ridiculos q tinha, e velocidades estonteantes em horas de ponta "basicamente a partir das 18h até ás 04am..." .


E Agora algo ainda mais engraçado, posso estar a dizer uma Enorme Babuzeira, mas a ANACOM não é uma entidade que visa fiscalizar as comunicaçoes tipo INTERNET? e por acaso "só por mero acaso" a ANACOM não é do estado? e só de finex , por acaso o estado nao têm Share com a PT que por acaso tb gere a Netrabo?

Atenção que eu nao tenho a minima ideia se a ANACOM pertence ao estado ou se é "supostamente" Alheia ao estado, mas caso tenha nem que seja uma minima % de Governo na gerencia, é muito provavelmente uma tentativa de mover massas para a PT, de forma a combater outros ISP's que têm roubado clientes.


Teoria da conspiraçao inventada em 2 minutos. posso estar completamente errado, mas ao menos falei mal do Governo, Da ANACOM, e Da NetRabo...estou Feliz :P


Tenho netcabo 4MBits/256kbps e tmn 384kbps/??kbps

Saco a 550/600kBs e a 45KBs em ambas ... de facto a anacome rulla muito ... quando é que acabam com ela ? pode ser que comecem a aparecer ISP's de esquina a fazer "concorrencia" ás monopolistas ... sim que os 10 ou 20 ISP's que cá andam são um monopolio ... :004:

Quando é que aliciam os grandes operadores inernacionais tipo vodafone , t-online, yahoo , france telecom , e afins a virem cá meter uns micro.isp's proprios ?? aliás ... peguem mas e´an telepac(sapo) e privatizem aquilo pelas autarquias ou coisa que lhe valha ...

* Enfim ... atendendo a que a clix vende "até 16MBits" e nem 1/4 dá a metade do ppl deve ser por isso que a anacome diz que os ISP's não dão a largura de banda que prometem ao ppl ...



P.S.: * <- há que animar isto ... :evil: <- haviam de meter este icone na lista
 
Última edição:
Bem eu teoricamente tenho netcabo a 2Mbits mas saco a velocidades constantes de 400/500kb/s... Se fosse aqui há coisa de dois anos, tinha dito cobras e lagartos da netcabo... Hoje em dia não tenho queixas, quanto ao ficar sem net, desde k meti netcabo aqui o meu modem nunca se desligou... (Mas um amigo meu k n mora muito longe não passa dos 80/90kb/s com 2Mbits...)

Quanto a ADSL, tive ADSL da Sapo, 512kbps e sempre sakei a uma média de 50/55kb/s... Os uploads tal como na netcabo tb cumpriam com o contractado e até eram superiores muitas vezes... Tive 2 anos Sapo ADSL e nunca tive sequer 5minutos sem serviço no tempo todo...

Pode ser que os ISP's estejam a melhorar :) Ou então depende muito das zonas...
 
sotavento disse:
* Enfim ... atendendo a que a clix vende "até 16MBits" e nem 1/4 dá a metade do ppl deve ser por isso que a anacome diz que os ISP's não dão a largura de banda que prometem ao ppl ...

A Clix não promete os 16Mbps a ninguém... vai lá ao site e vê.

Informa-te primeiro sobre as limitações da tecnologia ADSL e depois fala.
 
Última edição:
Sim todo pessoal devia saber isso do ATÉ, agora que a publicidade deles está para enganar a maioria dos clientes isso está, pois como devem saber nem todas as pessoas sabem o que é ADSL, nem downloads/uploads, nem frequenta foruns e afins, e ao comprar claro que vai atras da palavra 16.

e quem fala do Clix fala de todos os ISP´s, o mercado de informatica incluindo comunicações deve ser aonde se vende + gato por lebre, não em termos de material mas sim um cliente comprar uma coisa que realmente está muito acima das reais necessidades.

Não se lembram do estudo da DECO em que uma grande maioria de pessoas tinham um plano de telemovel não adequando ás suas necessidades ?
 
Essa história do ATÉ é uma granda treta!! É só mais uma maneira de enganar o cliente pagador (e não interessa se percebes da tecnologia ou não, porque tu que percebes da tecnologia, se quiseres ter 16mb, tentas meter os 16 e mm tu que percebes, ficas apiado porque dificilmente a tens)!

Isso do ATÉ é FDD de existir e de pegar por isso, ou seja, as empresas descartam-se de culpas e de compromissos com uma mera palavra!! Cumulo dos cumulos é quem tinha 512 e subiu para os 2mb e não consegue ter sequer os 512 que antigamente tinha :rolleyes:
 
sLiNk disse:
A Clix não promete os 16Mbps a ninguém... vai lá ao site e vê.

Informa-te primeiro sobre as limitações da tecnologia ADSL e depois fala.

P.S.:Epá ... vê lá se te informas das limitações das regras do forum ... vai lá ao post das REGRAs e informa-te.

DEIXA CÁ CLICAR NO REPORT BAD POST.

P.S2: sLiNk ... pra bocas dessas mandas por PM ou mais vale nem mandares e já agora ... ADSL (sem nada na frente) a 16MBits da CLix ??? aonde aonde ... isso não era só com ADSL2 ou memso ADSL2+ ... informa-te primeiro sobre as limitações da tecnologia ADSL e depois fala. <- +1 flamme pro gajo ficar contente. :offtopic:

P.S.3: OU CONTEUDO UTIL DA MENSAGEM :

Agora voltando ao tema ... (isto é so pros outros 9000 membros do forum que este só vê o CLIX na frente) ... acham que a anacome quando está a fazer um estudo destes vai ver se os clientes do ADSL (tipo o CLIX <- FLAMME pro outro) tem 16 , 15,9 , 15,8 e considerar se atingem esse valor nos downloads ou se tem um acesso que o ISP lhes pediu uma licença/autorização para o venderem a X e a % desse mesmo X que depois disponibilizam ao cliente ?

P.S.4: Se me quiserem vender um produto que diga "Até X" e "não der X" sob q.q. condição vou logo reclamar ... :P
 
SE não me garantem o serviço que pago ... reclamo e aviso logo que SÓ pago quando resolverem o problema ... até agora tem funcionado ... já tive vários meses sem pagar serviço A ou B.

:lol:

SwimmerBoy disse:
Se o problema for entre a central e a tua casa, tás literalmente FDD

já fiz a PT perder 3 dias pra me trocarem a instalação de telefone da casa da minha mãe desde a BOX lá no outro lado do quarteirão até ao telefone dela ... não é por ai que dou o braço a torcer ... ;)
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo