soltek 75FRN2 ALL MODs

Skylow

Power Member
GRANDE máquina e das poucas que acompanha as NF7-s2 e DFI lanparty.
Deixamo-nos de formalidades e vamos lá tratar de mod´s

Espero que seja útil a alguém.
Mais questões acerca desta board é só perguntar

MOD´s - SOLTEK FRN2-RL

Universal 3.3 Vdimm mod ( dá para outras boards também)


Este mod para mim é o mais simples de fazer.
Já vi em fóruns pessoal a faze-lo em abit´s nf7-s, ASUS P4P800-DLX e EPOX 4PDAI.
Eu próprio já o fiz na minha Soltek FRN2-RL e numa Gigabyte “GA-7NNXP “ e está 5 estrelas.
É uma boa alternativa ao Booster, permite dar 3,3v.ás memórias ( depende da linha da fonte, se a fonte tiver pots reguláveis dá para subir a linha +3,5v. mas torna-se perigoso para os restantes componentes da board)
Bom para chips BH-?,CH-? E UTT

Consiste em ligar a linha dos 3,3v ao VDD de um slot de RAM, que irá partilhar sobre todos os restantes slots.
Debaixo da board localizem o contacto que corresponde à linha dos 3,3v da ficha ATX (normalmente é o laranja), e soldem-no ao pin VDD (ver imagem) com um bocado de fio eléctrico.
O fio deverá ser o mais curto possível.
No meu caso, utilizei um daqueles fios das fontes de alimentação. Muito mais fino que isso faz resistência, a voltagem fica mais fraca e oscila muito.


mod feito numa GA-7NNXP. dava bués de trabalho tirar a minha soltek, desculpem!



Para medir a voltagem que está a chegar às memórias utilizem um voltímetro.
Uma pinça presa à vossa caixa e outra no pin 7







Vcore MOD (apenas soltek 75FRN2)

Esta board utiliza o regulador de voltagem HIP6302 para controlo de voltagem.
Verifiquem se é mesmo este controlador que vem na board.

É preciso uma resistência variável de 25k Ohm
Fio eléctrico qb
Ferro de soldar, solda
Um alfinete (ou qualquer coisa do género)
Ter uma mão firme (se não tiverem o melhor é levar a board a uma pessoa com experiência)
A resistência tem 3 pés mas só apenas 2 são necessários, o do meio (sempre) e qualquer um das pontas.
A do meio é a que vai ao chip e um das pontas a “ground”





ANTES de ligar o PC
- Por o regulador da resistência a meio.
- Fazer RESET à bios para arrancar com a voltagem em default.


Entrar na BIOS e verificar o vcore. O vcore pode ser aumentado subindo os valores na bios, se mesmo assim o vcore for insuficiente deve-se então subi-lo no regulador da resistência, devagar…..devagarinho…,porque ainda passam dos 2,25v. sem dar por isso.



Fiz o mod porque na altura tinha um barton bloqueado a 11x, e queria subir o fsb para acompanhar as HyperX.
250 FSB é muito para as minhas CH5 mas foi só para tirar um screenShoot com watercooling claro!




VDD MOD (75FRN2 NorthBridge)

Ligar o PIN 5 (FB) a uma resistência variável de 25k Ohm e depois a “groud” ( pode ser ao buraco de aperto da board ou ao groud da ficha da fan como o vcore mod)

Permite aumentar a voltagem do VDD além de 1,8v da bios. O que permite ganhar estabilidade com fsb alto (+240) em boards com a revisão antiga do Nforce2



! Não aumentar a cima dos 2,0v sem boa refrigeração, verifiquem a temperatura em full load, se estiver mesmo quente baixem logo a voltagem.



Fiz este mod porque a minha boad teimava em não operar em DUAL CHANNEL com fsb acima de 220.
Com VDD a 1,9v consegui correr o memtest s/ erros com 230 fsb, mas o Windows ficou instável não sei porquê.
Acabei por tirar o mod porque afinal de contas em single channel esta board faz 245 com VDD 1.7v.



BONS OC´s

Mais dicas....PM me
 
Por acaso não.... mas tenta uma busca em foruns só de soltek.

há alguns foruns brasileiros, holandeses e uns que acho que são russus.

É dificil entender o que escrevem mas os esquemas são especificos.

cumps
 
Back
Topo