Disco externo via firewire

"eu"

Folding Addicted
Boas
Estou aqui com um problema com um disco externo, então é assim;
Ontem estava com o disco ligado ao pc via firewire e uma altura, quando reiniciei o pc apareceu uma mensagem sobre algo corrompido,
só tive tempo de ver que era da directoria do disco externo. A partir dai deixei de ter acesso ao disco,
já estive a mexer na gestão de computadores mas nada.
Deixo aqui uma pic com algumas informações

Esta é uma situação que já aconteceu anteriormente, não sei se é relevante mas das duas vezes aconteceu com a ligação via firewire,
na altura não estive com meias medidas e formatei logo o disco, como isto é um disco de backups não perdi nada, a não ser tempo :P ,
desta vez tenho lá para alem das backups mais ficheiros que não tenho em mais lado nenhum, embora nada de importante.

Alguma sugestão para “reverter” a situação?

ps já experimentei ligar por usb e directamente o disco no pc e aparece exactamente o mesmo.

cumps :)
 
Já tentastes montar o disco com Linux? Pode ser que resulte.

Senão, acho que te deve ter acontecido o mesmo que a mim: ao fazer um scandisk no boot do Windows XP, este "limpou-me" por completo a minha pen. Só me aconteceu uma vez, mas desde ai que nunca deixo discos externos ligados durante o boot do XP.
 
arranca com o cd do windows
quando aparecer o primeiro menu, carrega em R para fazer uma recuperação
a seguir na consola escreve FIXMBR
aceita tudo o q te pergunte
a seguir FIXBOOT C: (pressupondo q o disco bootable é o c:, senao substitui o drive letter).

reboot et talvez voilá ;)
 
Cabalo disse:
arranca com o cd do windows
quando aparecer o primeiro menu, carrega em R para fazer uma recuperação
a seguir na consola escreve FIXMBR
aceita tudo o q te pergunte
a seguir FIXBOOT C: (pressupondo q o disco bootable é o c:, senao substitui o drive letter).

reboot et talvez voilá ;)
Boas
Não percebi aí uma coisa, no “FIXBOOT C:”, esse C: é suposto ser referente ao disco com problemas,
ou é mesmo o disco do sistema operativo independente do disco com problemas, que neste caso é o Z:.
Não sei se me fiz entender.
Mais logo experimento.
Obrigado. :)
 
Cabalo disse:
arranca com o cd do windows
quando aparecer o primeiro menu, carrega em R para fazer uma recuperação
a seguir na consola escreve FIXMBR
aceita tudo o q te pergunte
a seguir FIXBOOT C: (pressupondo q o disco bootable é o c:, senao substitui o drive letter).

reboot et talvez voilá ;)

Mas assim estás a por a hipótese que o Windows é que está com problemas, não o disco.
Acho que antes disso, ele devia experimentar ligar o disco num Linux. Nem precisa de instalar o Linux, mete uma distro que corre pelo CD e já está!
 
tkm_[pt] disse:
Mas assim estás a por a hipótese que o Windows é que está com problemas, não o disco.
Acho que antes disso, ele devia experimentar ligar o disco num Linux. Nem precisa de instalar o Linux, mete uma distro que corre pelo CD e já está!
Desculpa lá a nobice, mas podes “traduzir isto “mete uma distro que corre pelo CD e já está”:o
Tenho aqui o redhat 9.0 e caixa magica 10, algum deles serve?:o :o
obrigado :)
 
eu disse:
Desculpa lá a nobice, mas podes “traduzir isto “mete uma distro que corre pelo CD e já está”:o
Tenho aqui o redhat 9.0 e caixa magica 10, algum deles serve?:o :o
obrigado :)
tipo knopix(á mais), akilo executa o linux pelo cd(sem ser preciso instalar)... e dps é so tentares aceder ao disco..

boa sorte..
 
Mas tens ai o RH e o Caixa Mágiva intalados ou para instalar? Senão sacas da net um liveCD, o tal linux que corre por CD, e tentas montar o disco.
 
tkm_[pt] disse:
Mas tens ai o RH e o Caixa Mágiva intalados ou para instalar? Senão sacas da net um liveCD, o tal linux que corre por CD, e tentas montar o disco.
Não tenho nenhum instalado.
Mas sou gajo para arranjar aqui uma partição para instalar.

Para sacar, conhecem ai algum sitio onde fazer o download directo e nacional? É que pela mula nunca mais.
cumps :)
 
Estive a experimentar com o KNOPPIX_V4.0.2CD-2005-09-23-EN.iso, quando tento aceder ao disco aparece uma mensagem destas
Error – Kdesktop

Could not mount device
The reported error was:
Mont: wrong fs type, bad option, had superblack on/dev/hdA1,
Missing codepage or other error
In some cases useful info is found in syslog – try dmesy | tail or so.
Aos outros discos consigo aceder normalmente.
 
Isso não são boas notícias :(.

Parece que o sistema e o index dos ficheiros foi corrompido. Tenta usar um software de recuperação de dados para recuperares o máximo que puderes, e depois formata a drive. Acho que da forma que está o disco, deve ser a única solução, mas se alguem tiver outra ideia que se pronuncie!
 
Poix... Ontrack Data Recovery ou coisa semelhante... Lamentavelmente, nem é a primira vez que vejo a acontecer com HDs via Firewire :( Nem espero ser a ultima vez que vejo isso :( :( E por norma, chipsets Via ou nForce, raramente Texas Instruments...
 
Boas
Acabei agora de recuperar os dados com o GetDataBack for NTFS e 5 estrelas,
recuperei tudo o que me interessava.:001: :009: :003:
Obrigado a todos pela ajuda :beerchug:
 
ShadeX disse:
Poix... Ontrack Data Recovery ou coisa semelhante... Lamentavelmente, nem é a primira vez que vejo a acontecer com HDs via Firewire :( Nem espero ser a ultima vez que vejo isso :( :( E por norma, chipsets Via ou nForce, raramente Texas Instruments...

Então é um problema conhecido? Há alguma coisa a fazer para o evitar?
 
Back
Topo