Cura nanotecnológica para o Cancro

DekkeR

Power Member
header_nano_logo.jpg


O poder da nanotecnologia no combate ao cancro está cada vez maior. A hipótese de se usarem moléculas minúsculas para combater uma doença que mata milhões de pessoas em todo o mundo, com precisão atómica, é cada vez mais uma certeza.

Citando Vicky Colvin do Centro da Universidade de Rice para a Ciência e Tecnologia Nanoescala: "É a medicina do Séc. XXI, situa-se no cruzamento de algumas das maiores realizações no campo da ciência, desde ciência material à biologia celular à física e aos avanços na imagem".

Fonte: Wired Newshttp://www.wired.com/news/medtech/0,1286,69206,00.html?tw=wn_4techheadhttp://www.wired.com/news/medtech/0,1286,69206,00.html?tw=wn_4techhead

Podem ainda visualizar o video da NCI que mostra esta tecnologia em funcionamento: Link
 
É realmente fantástico que algo como a nanotecnologia possa intervir na cura de doenças tão graves como estas! E é também um grande alivio saber que o combate a estas doenças por estes meios tem cada vez mais sucesso!

Abraços!
 
Mas se vocês já jogaram Masters of Orion isso não constitui surpresa alguma! :D Bem... esta foi meso à geek! :p

Claro que é fantástico, mas ao mesmo tempo que é fantástico é cada vez mais uma realidade. Tem piada que ainda no outro dia estive a falar sobre este assunto. :)
 
Sem duvida...grande passo... :) Sinceramente, esperava este desenvolvimento à algum tempo... pois sem ele isto não seria possível. Reparem que daqui até ser colocado em prática corrente... :confused:

Abraços a todos, neste caso em especial à equipa que "tratou" disto ;)

Offtopic: até estou admirado como é que inda não perguntaram: em que é que isto tem haver com o folding??? :P :D
 
Dazkarieh disse:
Offtopic: até estou admirado como é que inda não perguntaram: em que é que isto tem haver com o folding??? :P :D

"Tem a ver" o objectivo comum de ajudar na cura de doenças, neste caso mais específico, cancro :D

:kfold:
 
Oh DekkeR... claro que sim!!!! Disse isso apenas pq das duas vezes que coloquei noticias deste género vieram logo esse tipo de perguntas! Sinceramente..quem me dera que amanhã acabassem com o Folding por já não ser preciso para nada...

Até lá... :kfold:
 
Neste momento o vício é tanto que mesmo que já não fosse preciso, eu continuava a foldar só pelo gozo ;)

Btw, podiam meter isto na próxima Newsletter :D
 
Sem querer desvalorizar de maneira nenhuma estas progressos na medicina/ciência, há um pensamento que me surge cada vez que ouço falar em curas para doenças que matam milhares e que até agora não podiam ser combatidas.

Se hoje morre tanta gente devido a certas doenças que não têm cura (ou que mesmo tendo algum tipo de cura ou tratamento continuam a matar) e cada vez temos mais problemas de excesso de população no mundo, de que modo se pode agravar este problema à medida que cada vez são descobertas mais curas e menos pessoas morrerão?
 
Anthrax_OC disse:
Sem querer desvalorizar de maneira nenhuma estas progressos na medicina/ciência, há um pensamento que me surge cada vez que ouço falar em curas para doenças que matam milhares e que até agora não podiam ser combatidas.

Se hoje morre tanta gente devido a certas doenças que não têm cura (ou que mesmo tendo algum tipo de cura ou tratamento continuam a matar) e cada vez temos mais problemas de excesso de população no mundo, de que modo se pode agravar este problema à medida que cada vez são descobertas mais curas e menos pessoas morrerão?

A resposta é simples... vai haver sempre doenças sem cura... A Mãe Natureza encarrega-se disso (veja-se o caso da gripe das aves, ou da pneumónica de 1918, ou a peste negra), mas mesmo que n seja a Mãe Natureza, há-de haver empresas sem escrupulos a "produzir" doenças novas para depois poder vender medicamentos (basta ver o caso do filme "Missao Impossivel 2", será assim tão de ficção?).
O crescimento da população deve-se aos países de terceiro mundo, ke n têm informação para se poderem controlar. É certo que lá a mortalidade infantil é mto elevada, mas mais elevada é a taxa de nascimentos, o que se torna exponencial. Se vermos no caso dos países ditos desenvolvidos, o crescimento populacional é mto mais reduzido (inclusivé Portugal já é negativo e está a tornar-se preocupante, embora n veja nenhuma iniciativa do governo para inverter a situação).
Outra situação em relação ao crescimento da população, é que se reparar-mos, até ao inicio do século XX n houve grande crescimento, devidos às doenças sem cura e guerras. Depois houve o "boom" de descobertas e começou-se a ser possivel tratar-se de mtas das doenças até então sem cura. Mas entretanto, houve duas guerras mundiais que devastou uma boa parte da população, daí o crescimento ter estagnado. Depois da segunda guerra, é que começou novamente o crescimento e cada vez mais acelerado (exponencial) até aos dias de hoje.
 
Anthrax_OC disse:
Sem querer desvalorizar de maneira nenhuma estas progressos na medicina/ciência, há um pensamento que me surge cada vez que ouço falar em curas para doenças que matam milhares e que até agora não podiam ser combatidas.

Se hoje morre tanta gente devido a certas doenças que não têm cura (ou que mesmo tendo algum tipo de cura ou tratamento continuam a matar) e cada vez temos mais problemas de excesso de população no mundo, de que modo se pode agravar este problema à medida que cada vez são descobertas mais curas e menos pessoas morrerão?

A natalidade é menor actualmente e terá sempre tendencia a descer. Isso acontecerá tb em África.
Numa coisa concordo. Conseguimos dar mais anos às pessoas mas conseguimos dar mais anos com qualidade? Esse é o desafio.:)
 
A cura de certas doenças vai ser a parte onde esta terapia de nanomaquinas vai causar menos impacto a longo termo. A curto prazo vai ter um enorme impacto no tratamento de doenças mortais.
Ora isto porque ( e agora estou a recorrer a memória de algo que li já faz muito tempo, e de meória nunca fui grande coisa :P ) como decerto sabem, o processo de envelhecimento deve-se principalmente ao facto que cada celula só se puder dividir um numero limitado de vezes ( err..... ora deixa cá ver.... divisão celular = mitose ?!? ) isto porque os genes ao serem replicados numa nova celula vão-se degenerando progressivamente ( tipo bomba relágio :D ) por causa de factores externos tais como a a oxidação ( radicais livres anyone? ) e outros que ñ me lembro.
Como tal, e usando nanomaquinas, seria possivel reparar essas imperfeições nos genes e ñ só, regenerar celulas seria tb possivel. Aliás, já se equacinou a hipotese de usar nanomaquinas pra transportar o oxigénio na corrente sanguinea de um modo muito mais efeciente ue os globos vermelhos o que iria permitir por exemplo suster a respiração por uma 1h sem problemas de maior. As possibilidades são quase infinitas.
Acho que começamos apenas a levantar a ponta do icerberg..... com o adevento do "nano" e do "chip" foram feitas os maiores avanços na medecina. As coisas agora irão avançar uma velocidade estonteante e espero eu que o icebergue que agora começamos a levantar não nos caia em cima. ;)
 
Back
Topo